Powered By Blogger

quarta-feira, outubro 17, 2007

Bento XVI anuncia 23 Novos Cardeais

Bento XVI anunciou hoje no Vaticano a realização do segundo consistório do seu pontificado, no qual serão criados 23 novos Cardeais, 18 dos quais com direito a voto. A cerimónia terá lugar a 24 de Novembro, véspera da Solenidade de Cristo-Rei.

O Papa ultrapassa, assim, o limite estabelecido por Paulo VI e respeitado desde então, dado que os 18 novos Cardeais eleitores se irão somar a outros 103, totalizando 121 Cardeais num eventual conclave. Ao longo de 2007, são oito os Cardeais a atingir os 80 anos de idade, o último dos quais o Decano do Colégio Cardinalício e antigo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, precisamente a 23 de Novembro.

Paulo VI fixara como número máximo de Cardeais eleitores o número de 120, prática que foi mantida por João Paulo II e Bento XVI. O Colégio Cardinalício tem, neste momento, 180 Cardeais (104 eleitores), após a morte do venezuelano Castillo Lara, que aconteceu ontem.
Veja a lista aqui

7 comentários:

  1. Aqueles chapéuzinhos fazem-me lembrar as formas de gelatina que vêm junto com as embalagens Royal!

    Teodra

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente espero nunca ver o meu padre com a cabeça ornada!!!

    Teodora

    ResponderEliminar
  3. E voce um padre em Portugal? Busco a meus parentes em Coimbra, e tem muitos anos enfadados com meu pai. Eu quero superar o enfado e abrir as comunicacoes de novo. Eles escutam a missa na Igreja Santa Cruz em Coimbra. Me pode ajudar comunicar com eles ou a padre da igreja?

    Muito obrigado,
    Peter Laurence
    San Diego, Calif.

    ResponderEliminar
  4. Peter Laurence

    Eu não sou a gestora deste espaço.

    Gostaria de lhe dizer que talvez valha a pena contactar o canal de televisão português SIC e tentar que a produção do programa "Fátima Lopes" o ajude.

    Também pode tenta outro canal TVI, talvez o programa do Manuel Goucha o possa ajudar!

    Boa sorte

    Teodora

    ResponderEliminar
  5. Para o filho nos E.U.A. que procura o pai em Portugal

    Pode tentar escrever para os serviços de identificação portugueses-Praça Francisco Sá Carneiro 13,apartado 9926-1000-160 Lisboa-identificando-se bem como ao seu pai e solicitando informações.

    Fazendo votos pelo reecontro

    ResponderEliminar
  6. Veja no site www.ecclesia.pt
    Dioceses, Coimbra e aí encontra os dados.
    Blogger

    ResponderEliminar
  7. confraria da castanha, do vinho,templários,ordem do tosão de ouro,jarreteiros, mações,opus? o papa está para morrer? o papa prepara a sua sucessão? vem aí não um novo conclave mas um novo concílio? e onde? Nova York? o Novo Mundo

    maquiavel revisitado...

    ResponderEliminar