Powered By Blogger

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Homilias de 10 minutos


Vaticano quer impor um limite de 10 minutos nas homilias para que os sacerdotes se concentrem no Evangelho do dia. A ideia é que chegue aos fiéis uma mensagem "mais clara e directa".

A regra insere-se no conjunto de outras normas que pretendem melhorar a celebração da missa.

25 comentários:

  1. A missa só ficará boa quando deixar de existir, quando o Clero fôr expulso das igrejas e todo o património da padralhada fôr colocado à disposição do seu legítimo dono: o povo.

    Abaixo o Clero. Padres fora de Portugal!

    João Pedro

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. E se alguém se lembrasse de expulsar de Portugal todos os que se chamassem "João Pedro", sendo o seu património colocado à disposição do povo?

    ResponderEliminar
  4. Esta "norma do Vaticano" é mesmo a sério?

    É que é tão tola.

    Não que eu ache bem que haja homilias grandes. O que acho é que é tolo alguém querer regular do Vaticano a duração de um certo mometo da missa, ainda por cima afirmando que tem como objectivo "que os sacerdotes se concentrem no Evangelho do dia", o que nada tem a ver com a duração.

    ResponderEliminar
  5. UMA PALAVRA MUITO BREVE E MUITO SIMPLES
    O «número dois» da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, D. Albert Malcom Ranjith, manifestou ao diário La Stampa que o Vaticano está a preparar normas para melhorar a celebração da Santa Missa: homilias mais curtas, genuflexão diante das espécies eucarísticas consagradas, receber a comunhão na boca, favorecer a adoração de joelhos...

    Quanto à qualidade da pregação, o arcebispo Ranjith afirma que «a homilia não deve superar os oito ou dez minutos. É necessário que o celebrante estude profundamente o Evangelho do dia e se atenha sempre a esse texto».


    Preparar uma boa homilia pode levar duas horas, mas é tempo bem empregue. Há uma semana, o arcebispo Ranjith dizia que «uma homilia tem de ser breve e doce. Caso contrário, é como um avião que tenta aterrar mas dá voltas e voltas sem o conseguir. E isso mostra que a pessoa que fala não se preparou»

    ResponderEliminar
  6. A mim não me faz diferença que uma homilia durante 20 ou 30 minutos, quando vou à missa gosto de perceber o que Jesus me quer dizer a mim, a viver em 2008 e em Portugal e sei que sozinha é dificil de o entender, então necessito da ajuda do sacerdote, que tenta da melhor forma passar essa mensagem na homilia...

    Vou esperar para ver.

    ResponderEliminar
  7. Por um lado regular taxativamente a duração da homilia parece um erro que não acredito que seja feito. Recomendar parece-me muito bem. A maior parte da homilias que ouço sofre precisamente do problema exposto, o celebrante podia dizer aquilo que tem para dizer de forma mais simples, clara e directa.

    Quanto ao João Pedro, porque respondem a palavras loucas? Não sabem que assim o incentivam? O melhor nestes casos é fazer como Jesus fez com os que o insultaram, não dar troco.

    Camilo

    ResponderEliminar
  8. È um facto que as homilias por vezes divergem tanto da Palavra e passam a ser ou políticas ou pessoais e muito pouco de liturgica...

    ResponderEliminar
  9. Quando vou à Missa gosto de saborear as palavras quando elas são bem(ditas. É um espaço orientado de intimidade com Deus...
    Tempos... tb aqui? No mínimo estranho...

    ResponderEliminar
  10. 10, 20, 40 minutos... Já ouvi excelentes homílias com estas durações todas.

    Há boas e más homílias com todas as durações. Uma boa homília é meio caminho andado para as pessoas voltarem à Igreja...

    Gosto quando um padre leva a "cábula" consigo, quando estudou o que vai dizer, quando explica (mesmo! - com aspectos históricos e tudo), os textos bíblicos, e sobretudo quando:

    - toca os corações dos fiéis, transmitindo-lhes alegria, esperança e amor;

    - quando conta uma história...

    Éis a boa retórica...

    Às vezes, dá-me a sensação de que os padres não preparam homílias...

    Parabéns pelos "posts" actualizados. Continuarei a passar por cá mais vezes.

    P.S.
    Ainda gostava de saber quem são os padres que ousam ter um blogue como este! Os bispos "deles" sabem disto? (E serão mesmo só padres-homens?)

    Uma leitora.

    ResponderEliminar
  11. Qualquer dia o bentinho escreve as homilias lá no vaticano e vocês padres limitam-se a ler... e a papaguear a doutrininha oficial.

    ResponderEliminar
  12. Muito interessante os comentários aqui expressos. Dá-me a sensação de que o pessoal que fazer da Igreja um comércio. Onde já se viu que alguém proponha que o património vá para o povo e que os padres sejam expulsos? como pode haver igreja sem padres?
    As homilias são um momento central na Eucaristia. Faz a ligação entre duas partes fundamentais. E correr-se o risco de se passar de uma homilia "comovente" para se passar a ter um "cu-movido".
    Apoio todas as directrizes vindas do meu papa. Convido-vos a passar de vez enquando ao meu blo.
    www.jogosocial.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Claro que na Santa Missa damos importancia à Eucaristia, mas para podermos dizer que ela é 100% eficaz é preciso que na Homilia o sacerdote se atenha às leituras do dia, que ele transporte um texto antigo para nossa realidade de hoje. Precisamos ouvir o que Deus tem a nos dizer,e a reflexão da Palavra qdo bem feita nos enche de alegria e disposição para seguir-mos adiante pregando e dando nosso testemunho do Evangelho. Um padre bem preparado fala muito com poucas palavras. Um padre sem preparo poderá falar durante horas e não conseguir dizer ou transmitir nada, deixando o fiel ainda mais confuso. Assisto sempre excelentes homilias, mas já tive o dissabor de ouvir algumas péssimas que me deixaram com vontade de abandonar aquela celebração. Que Deus ilumine nossos sacerdotes.

    ResponderEliminar
  14. BOM DIA....
    NÃO ENTENDO MUITO....
    MAS QUERO DEIXAR UM DEPOIMENTO...
    CREIO QUE UMA BOA HOMILIA...DEVE DURAR O TEMPO SUFICIENTE...
    DEVE SER SIMPLES..[isso não quer dizer curta]..
    AQUI EM NOSSACIDADE TEMOS O PARÓCO..OU SEJA O MONSENHOR JAMIL...
    RESPONSAVEL PELA CATEDRAL DE SANTO ANTONIO DE PIRACICABA -SP...
    UM PESSOA MUITO INTELIGENTE...
    QUE FAZ UMA EXCELENTE HOMILIA..
    QUE DE TÃO BOA ...
    É ATÉ CURTA..
    DÁ PRAZER ESCUTA-LO...
    Dá vontade de ficar o dia todo...

    ResponderEliminar
  15. José Roberto (Ceará - Brasil)

    Creio que realmente muitas regras podem prejudicar a ação do Espírito Santo. O tempo da homilia deveria ser o tempo que o sacerdote/pastor conseguir expressar aquilo que percebe necessário para aquele momento e contexto.
    Acredito que as orientações do vaticano, nesse ponto, são apenas uma indicação de que a pedagogia cristã deve levar às pessoas à reflexão (vejam as palavras de Jesus)e de que muitas palavras, mesmo bonitas, para a maioria das pessoas, tendem a levá-las à dispersão.

    ResponderEliminar
  16. Eu penso que se o padre falar somente sobre o evangelho do domingo não só teremos uma homilia de dez minutos (porque falou o essencial) mas também de qualidade. Penso que o Vaticano não deva impor aos padre um tempo de pregação, mas incentivá-los a preparar boas homilias. Naturalmente elas serão de menor tempo e com mensagens fáceis de guardar.

    ResponderEliminar
  17. 10 minutos é Deus falando
    15 minutos ja é o homem falando
    20 ou + pode ser que o diabo também queria dar uma palavrinha!!!

    ResponderEliminar
  18. A homilia, ajuda a compreender o que Deus nos fala, e nos leva a viver a liturgia eucaristica. Quando bem preparada, nos traz de volta à Igreja, nos faz compreender o plano de Deus, e não percebemos se foi 10, 20 ou quanto tempo foi gasto.
    Uma boa homilia nos leva ao encontro com o nosso Deus.
    27/01/09

    ResponderEliminar
  19. Hoje, há cerca de 4 horas, na minha Paróquia o Sacerdote tb nos informou de que as homilias têm que ser com tempo limitado. Fiquei perplexa.
    "Não vos ardia o coraçao quando Ele vos explicava as Escrituras"?
    Ao longo da minha vida tem sido muito bom ouvir os mais diversos sacerdotes ensinarem e explicarem a Palavra de Deus.
    Só assim a Igreja (que somos todos nós) pode crescer! Os jovens pelo que me tenho apercebido não apreciam tanto os rituais e de uma "Palavra" todos estão sempre à espera.
    A palavra de Domingo é sempre para mim um bálsamo.
    Claro que a minha fé não fica abalada e continuo a acreditar que Deus encarnou através de Seu Filho Jesus, mas que não concordo com esta limitação, lá isso não conccordo!
    Que Deus me ajude a entender o porquê desta decisão.
    Um abraço fraterno.

    ResponderEliminar
  20. em primeiro lugar,queria apenas dizer que acho muito fora de tempo esta especie de imposicao por parte do vaticano,sendo que, como ja aqui foi dito,deveriam estar preocupados com os VERDADEIROS PROBLEMAS que nos assolam diariamente e deixarem os ministros da igreja cumprir o seu papel de educadores. É muito facil estar em ROMA a mandar pitafos porque há cama,mesa e roupa lavada.sabemos que como em qualquer profissao ha profissionais que sao mais competentes que outros,mas isso nao invalida o facto de poder mos aprender sempre alguma coisa ,mesmo com aqueles que consideramos piores. facamos uma reflecão seria da nossa vontade e disponibilidade em aprender e talvez fiqemos surpreendidos com o resultado da conclusão. para terminar, uma palavra de conforto a esse senhor de nome JOÃO PEDRO, dizendo que um dia essa revolta passarã e que verã as coisas com mis clareza,,, A não ser que seja realmente idiota e nesse caso rezaremos por si para que se desvanessa essa pobreza de espirito, ..bem haja a todos

    ResponderEliminar
  21. Jesus não tinha relógio e suas palavras ensinavam a verdade, que não mede tempo para se manifestar.O que importa é o que aprendemos com o Senhor, o que nos tranforma seja de dia ou à noite, pouco se importando com o tempo.Quem está elevado à outra dimensão, junto com Jesus, o tempo não é NADA.
    João Bernardo

    ResponderEliminar
  22. Salmos 132,9 Teus sacerdotes se revistam de justiça e teus fiéis exultem de alegria.

    Salmos 132,16 Revestirei de salvação seus sacerdotes e exultarão de alegria os seus fiéis.

    Eclesiástico 7,31 Com toda a tua alma teme a Deus e respeita seus sacerdotes.

    ResponderEliminar
  23. TAMBÉM GOSTARIA DI DIZER QUE PARA ANUNCIAR A BOA NOVA DE JESUS N~PRECISA SE ESTIPULAR TEMPO, CREIO QUE O ESPIRITO SANTO É QUEM DÁ EXPIRAÇÃO, AGORA QUE CONCORDO QUE ALGUNS DOS NOSSOS SACERDOTES PRECISAM MAIS SE APROFUNDAR E SE DEDICAR MAIS NO ANUNCIO....PORQUE VALE A APENA OUVIR COM CERTEZA UMA HOMILIA BEM FEITA, CLARA QUE NOS ENCHA DE ALEGRIA E AMOR PELO ANUNCIO DE JESUS CRISTO.

    ResponderEliminar
  24. A Igreja, representada pelo Vaticano, deva urgentemente haver uma reforma, pois o mundo caminha para o materialismo, o consumismo, e os valores humanos são trocados pelo "TER" e o "SER" é usado como coisa. Precisa de uma catequese em massa, para que cada cristão tenha em si a vida de Jesus. Acreditar em Jesus é uma coisa, mas viver como Jesus é outra. Que a homilia de cada padre seja uma catequese nos dias atuais, não afastando do essensial: a cristologia. Haga Ribeiro. Bahia.

    ResponderEliminar
  25. NA MINHA PAROQUIA O PADRE CONCENTRA-SE MUITO EM CONTAR HISTORIAS PARA DESCULPEM-ME O TERMO (ENCHER CHOURICOS)E FALANDO MUITO POUCO NA EXPLICACAO DAS LEITURAS DO DIA POR VEZES LEVANDO DEMASIADO TEMPO,QUANDO PARA EXPLICAR AS LEITURAS 10 A 15 MINUTOS SERA O SUFECIENTE PARA FICAR-MOS EXCLARECIDOS.SERIA MUITO MAIS AGRADAVEL FAZER COMO OS JEOVAS,LER TRECHOS DA BIBLIA PARA ELEM DOS EVANGELHOS E DAS LEITURAS,MESMO QUE FOSSE UM POUCO MAIS DEMORADOS,NAO PARA CONTAR HISTORIAS,POIS LEVAM AS PESSOAS A PERDER A PACIENCIA COM COISAS DESNESSESSARIAS E ALHEIAS A SANTA MISSA.OS PASTORES TEM QUE SE EVOLUIR,PARA QUE O REBANHO NAO SE DISPERSE,POIS TENHO ASSISTIDO UM POUCO POR TODO O LADO,AO ESVASIAMENTO DAS NOSSAS IGREJAS E ISSO E MAU.

    ResponderEliminar