Powered By Blogger

sábado, outubro 27, 2007

No futuro a Igreja terá de vender imóveis, incluindo Igrejas

A reorganização administrativa da Igreja tem também em conta questões económicas e financeiras, já que a manutenção dos edifícios, como residências paroquiais e igrejas, tem custos muito elevados.

Falando de uma igreja de dimensão média, numa paróquia com menos de mil pessoas, a manutenção – que inclui despesas de água, luz, limpeza e pequenas reparações – ronda os 3.000 euros por ano.

No entanto, em cada dez anos, em média, são necessárias obras, por vezes de grande dimensão, que facilmente atingem os 100. 000 euros, montantes que as paróquias têm muitas dificuldades em angariar.

D. Carlos Azevedo diz que pode vir a acontecer em Portugal aquilo que já se verifica em países como a França e a Bélgica, que é a venda de imóveis, incluindo igrejas.

Já D. Jorge Ortiga diz que “a venda de igrejas é um cenário que não se coloca”. Quanto ao restante património, diz que “a venda nunca é a primeira opção”.
Veja aqui a noticia

4 comentários:

  1. Venho por este meio dar a conhecer o meu direito de preferência na compra da habitação do meu padre!

    Primeiro sou vizinha e em conformidade com a lei tenho direito de preferência, depois porque sou mesmo uma paroquiana devota.

    Podem pedir a quantia que quiserem que eu estou por tudo! No entanto, imponho as minhas condições: o meu padre terávinculo vitalício à paróquia e com plenos poderes.

    Julgo tratar-se de uma proposta honrosa, apesar de eu considerar que o meu padre não tem preço. Contudo atrevo-me a dizer que o meu padre é um Activo (simultanemanete um imobilizado corpóreo e incorpóreo) constituindo uma mais valia para qualquer paróquia e assim sendo que fique na minha que fica muito bem!

    Que Deus o conserve como está, embora ele diga que agora está mais velho. Coitado não sabe o que diz! Ai! Ai!

    Teodora

    ResponderEliminar
  2. olhe e quando é são cotados em bolsa? avisem que é para eu comprar.

    ResponderEliminar
  3. é inquitante ver como se trabalha para chegar até Deus!

    ResponderEliminar
  4. igreja fora!!!!

    ResponderEliminar