terça-feira, setembro 20, 2005

INSTITUIÇÕES DE APOIO Á VIDA

Em Portugal há uma infinidade de instituições que lutam pela Vida no dia a dia, resolvendo problemas concretos: acolhimento de grávidas, de mães, de bebés, apoio psicológico, apoio médico, aconselhamento jurídico, etc etc etc. Nesta página pretendemos indicar algumas delas. Com o tempo iremos juntando mais... Nota: a maior parte destas instituições não tem nenhuma relação com os Juntos pela Vida.

Lisboa
Ponto de Apoio à Vida
Localidade: Lisboa
No período da campanha contra a despenalização do aborto, tornou-se claro que muitas grávidas em dificuldades se sentem de tal forma pressionadas a rejeitar o seu filho que, frequentemente, mesmo não sendo esse o seu desejo, deixam de o trazer à Vida pela situação de desespero, solidão e abandono em que se encontram, ou por mero desconhecimento dos seus direitos e falta de informação em relação aos apoios a que podem recorrer.
O PAV é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que nasceu exactamente para dar resposta a estas futuras Mães, no sentido de as informar, encaminhar para instituições especializadas ou, simplesmente, ouvir.
Apoiados por uma base de dados com informação sobre as instituições de defesa da vida existentes em Portugal e por uma equipa de voluntários que inclui médicos, advogados, psicólogos, temos vindo a dar apoio a mães e futuras mães. Esse apoio é efectuado através do atendimento telefónico e directo; acompanhamento social e psicológico personalizado; formação e apoio ao nível do planeamento familiar encaminhamento das crianças para creches, ATL’s,...; ; apoio, quando possível, em géneros doados ao PAV. O PAV é financiado pela SCML, pelas quotas dos seus associados e donativos de benfeitores.
Contacto: Rui Correa d'Oliveira - Presidente da Direcção do PAVR. Raul Mesnier du Ponsard nº 10 1750-243 Lisboa – Tel.: 21 758 9818 Email: pavida@sapo.pt http://www.terravista.pt/AguaAlto/5650/
Casa de Santa Isabel
Casa de acolhimento com capacidade para acolher 10 mães com os seus bebés Poço do Borratém, 41
1100-408 Lisboa
telef. e fax: 21 8821553
nº grátis - 800 20 80 90

Ajuda de Berço
Localidade: Lisboa
A Ajuda de Berço é um centro de acolhimento para bebés dos 0 aos 3 anos de idade em situação de risco ou abandono. Foi fundada em 1998 e começou a receber bebés em Janeiro de 1999. Desde essa altura recebeu cerca de 60 bebés, dos quais 40 foram já entregues novamente às suas famílias biológicas ou a famílias de adopção. A capacidade de alojamento é de 20 bebés, num espaço situado na Quinta da Cabrinha e cedido pela Câmara Municipal de Lisboa. Tem um grupo de cerca de 100 voluntários e 30 funcionários onde se inclui a equipa técnica, educadora, auxiliares de educação, cozinheira e auxiliares de limpeza. Trabalha em articulação directa com o Tribunal de Família e Menores do qual recebe orientação para o encaminhamento das crianças. A S.C.M.L. atribui um subsídio mensal para manutenção do centro e o Banco Alimentar contra a Fome apoia em géneros alimentares. O centro é ainda financiado através de donativos de particulares e das quotas dos seus sócios.
Contacto: Drª Sandra Anastácio
Av. de Ceuta, nº51, r/c, Lisboa Tel.: 21 362 82 74 / 76 Email: mailto://ajudadeberco@mail.telepac.pt - http://www.jazzcidadania.org/colo/

VIDA SIM
Localidade: Sintra
O grupo Vida Sim de Sintra começou por dedicar-se ao apoio à maternidade. Tem uma linha telefónica com atendimento permanente para contacto de grávidas ou mães em situação de risco. Dá apoio psicológico, legal, procura de emprego, acolhimento, etc. Promoveu a edição dum cartaz com contactos telefónicos de apoio a grávidas que distribuiu por todo o país. Recentemente começou a trabalhar na formação na área da sexualidade humana, sobretudo de jovens.
Contacto: Drª Rosário Marques
Apartado 156, 2710-999 Sintra – Tel.: 21 924 4257 (24h)Email: vidasim@mail.telepac.pt

Ajuda de Mãe
Localidade: Lisboa
Promove serviços de apoio à grávida.
Linha S.O.S. Grávida - 21 395 2143 - Serviço telefónico de âmbito nacional, que presta informação de apoio e encaminhamento. Atendimento directo e confidencial.
Duas residências para acolhimento de mulheres grávidas em crise. Escola para mães.
Morada: R. Sacramento a Alcântara, 51 R/C Esq., 1350 LisboaTel.: 21 3952144Fax.: 21 3957492 http://www.terravista.pt/portosanto/1285/

Associação de Ajuda ao Recém-Nascido
Localidade: Lisboa
A A.A.R.N. foi criada em 1998 por um grupo de voluntárias da Maternidade Alfredo da Costa, com o objectivo de ajudar as crianças mais carenciadas que aí nascem. Ligada à Maternidade e sob orientação do Serviço Social, distribuimos enxovais, alcofas, vestuário, etc.
Contactos:
Marina Arnoso 91-7211 323Luisa Lancastre 21 390 5453

Casa de Sant'Ana
Localidade: Mem Martins
A casa de Sant'Ana é um Lar de Acolhimento, estágio, triagem e encaminhamento da mulher com ou sem filhos, procurando através de um apoio psicológico, moral, económico, familiar, social, laboral, habitacional promover a sua integração social e comunitária.
Estrada dos Pexiligais, 46
2725 Algueirão Mem Martins
Tel. 21 916 4099
Directora: Irmã Lurdes Gafanhão

Casa de Protecção e Amparo de Stº António
Localidade: Lisboa
Tem como objectivos amparar religiosa e materialmente as mães solteiras que se encontrem em situação de carência económica, apoiando-as na assistência e educação dos filhos.
Estruturas de que dispõe: lar para mães solteiras e jardim de infância
Sede: Calçada das Necessidades, 2 - 1300 Lisboa
Tel. 21 396 3387 / 21 395 5541

Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família
Localidade: Lisboa
Tem em funcionamento quatro centros de acolhimento: Carnaxide, Cascais, Loures e Porto. Estes centros destinam-se a crianças privadas de meio familiar, vítimas de violência, ou ainda provenientes de famílias cuja situação de saúde ou económica exige apoio transitório.
R. Costa do Castelo, 5 R/C - 1100 Lisboa
Tel./Fax 21 88 8320

Movimento Famílias Novas do Movimento Focolares
Localidade: Oeiras
Actividades desenvolvidas:
Aconselhamento de famílias, casais e pessoas não casadas
Sustento à infância com adopções e projectos de solidariedade ….
R. da Mãe de Água, 6
2780 Oeiras
Tel./Fax 21 441 2495

Associação Novo Futuro
Localidade: Lisboa
Associação de Lares Familiares para Crianças e Jovens
Pequenos lares para acolhimento de crianças que não tenham família natural conhecida, que tenham sido por ela abandonados, ou que tenham sido retirados por decisão judicial e que, por algum motivo, não estejam em situação de serem adoptadas.
Av. 5 de Outubro, 190 - 2º esq. 1050 Lisboa
Tel. 21 796 8693
Fax 21 793 7280

Cenofa - Centro de Orientação Familiar
Localidade: Lisboa
Estuda e promove as ciências da educação e da orientação familiar.
Actividades: cursos para casais jovens, namorados, noivos, e pais com filhos adolescentes; palestras e conferências.
Travessa do Possolo, 11 - 3º - 1350 Lisboa
Tel. 21 397 9680 -- Fax 21 397 9681Email: cenofa@mail.telepac.pt
http://7mares.terravista.pt/cenofa/

Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
Fundação: 1999
Defesa dos interessas das famílias com 3 ou mais filhos.
Email: apfn@geocities.com - http://www.terravista.pt/ilhadomel/1715

AFEP - Associação de Formação de Pais
Localidade: Lisboa
"A AFEP é um presente para uma criança conseguir ter pais e uma família onde exista afectividade, segurança e tranquilidade. O objectivo da nossa Associação é possibilitar que muitas crianças recebam este presente."Projectos da AFEP: Apoio a Famílias, Escola de Pais, Conhecer a Criança, Formação de NamoradosSede: Av. Luís Bivar, 35 - 3o - 1050 LisboaTel. 21 353 3853

Obra de Santa Zita
Localidade: Lisboa
Tem em vista a promoção integral da pessoa, em especial da empregada doméstica.
Actividades: infantários e jardins de infância; lares para trabalhadores e estudantes; colónias de férias; serviço social e assistência no desemprego, doença e invalidez; acção pastoral e apostólica; acções culturais e recreativas
R. de Santo António à Estrela, 35 - 1350 Lisboa
Tel. 21 396 0300
Fax 21 396 2502

Casa da N.S. da Graça
Localidade: Lisboa
Tel. 21 887 4098
Fax 21 395 1631
Tem uma casa de acolhimento para grávidas. Horário de atendimento: 10h-20h.

Irmãs Adoradoras - Casa dos Olivais
Localidade: Lisboa
Tel. 21 851 2786
Casa de acolhimento para grávidas.

Vinha de Raquel
A Síndrome Pós-Aborto afecta uma percentagem elevada das mulheres que a ele se sujeitam. Os seus efeitos são devastadores: depressão, tentativas de suicídio, ansiedade, pânico, pesadelos... Tendo em conta que essa doença já afecta muita gente em Portugal, o Serviço de Defesa da Vida do Patriarcado de Lisboa trouxe para Portugal o retiro da “Vinha de Raquel”. O retiro, “uma jornada psicológica e espiritual para a cura do trauma pós-aborto”, foi desenvolvido pela Prof. Drª. Theresa Karminski Burke e por Barbara Cullen. A Drª Theresa Burke, doutorada em aconselhamento psicológico, é a fundadora do “Center for Post Abortion Healing” (Centro de Cura Pós-aborto) e especialista em problemas de mulheres, gestão da culpa, abuso sexual, ansiedade, desordens alimentares, e aborto. O primeiro retiro em Portugal decorreu no passado mês de Outubro. O movimento “Mulheres em Acção” é responsável por um projecto relacionado, o “Projecto Raquel”. Este visa acompanhar individualmente mulheres afectadas por essa síndrome. Tem uma equipe de psicólogos e psiquiatras que realizam essa tarefa.
Contacto: Drª Ana Barquinha
Tel.: 91 735 4602
Email: vinhaderaquel@mail.com - http://www.rachelvineyard.org
Fundação Família e Sociedade
Localidade: Lisboa
A Fundação Família e Sociedade é uma instituição sem carácter lucrativo, com fins humanitários, sociais, culturais, científicos e educacionais, no âmbito do apoio à pessoa, à família e à saúde.
Assim, esta Fundação tem vindo a desenvolver dentro do âmbito da consecução dos seus fins, actividades nos domínios da Educação Sexual, da Bioética, do aconselhamento e planeamento familiar natural e na criação e desenvolvimento de um Centro de Documentação e Biblioteca nas áreas atrás referidas para consulta de todos os interessados. Entre as actividades desenvolvidas são de destacar diversos cursos de métodos naturais de planeamento familiar para casais, umas Jornadas sobre o mesmo tema, e diversas acções de formação na área da sexualidade em escolas.
R. Viriato, 23 - 6º Dtº. -- 1050-234 Lisboa – Tel.: 21 313 8350
Email: familiasociedade@mail.telepac.pt

Norte
Maternidade e Vida
Localidade: Paredes (Porto) Fundação: 1999
A Associação Portuguesa de Maternidade e Vida dá apoio a grávidas em situação de risco. Está neste momento a preparar um centro de atendimento em Paredes. Tem atendido sobretudo grávidas adolescentes com necessidade de apoio económico e/ou psicológico.
Contacto: Dr. Francisco Rocha
Apartado 127, 4584-909 Paredes Tel.: 255 782005-9 Fax: 255 782011
Email: geral@maternidade-e-vida.org - http://www.maternidade-e-vida.org/

ATPV Tudo pela Vida
Localidade: Famalicão, Barcelos, Braga Fundação: 1999 Email: tudo.pela.vida@clix.pt
R. Ernesto Carvalho, Edifício Roma - Loja 5, 4760 Vila Nova de Famalicão
Linha de apoio: 96 793 500
Actividade principal: formação e apoio à grávida em risco

Lar de S. José
Localidade: Braga
O Lar de S. José é uma residência temporária de mães grávidas e de jovens mães; é um apoio à mãe que se depara com dificuldades familiares, sociais e materiais para acolher o seu filho.
R. T. Coronel Dias Pereira, 31
4700 Braga
Tel. 253 61 16 13

Centro
ADAV-Coimbra e J-ADAV - Associação de Defesa e Apoio da Vida
Localidade: Coimbra
A ADAV-Coimbra nasceu em 1999 e obteve o reconhecimento como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) no ano seguinte. Propõe-se colaborar com a família, através do apoio solidário à vida humana, desde a concepção até à morte natural. A ADAV tem âmbito nacional e a sua actividade desenvolve-se em várias direcções, a que tem chamado “Projectos”. O primeiro - o “Projecto Mãe” - gira em torno da grávida, proporcionando-lhe, num trabalho em rede, ajuda eficaz para superar qualquer obstáculo que ameace comprometer o seu direito à maternidade. O “Projecto Mãe” conta já com um centro de atendimento em Coimbra e outro em Leiria. Os centros estão protocolarmente ligados a pessoas ou instituições das áreas da Medicina, Psicologia, Direito, Segurança Social, Emprego, etc. que prestam, a título gratuito, os serviços profissionais em cada caso indispensáveis para o bom êxito do “Projecto”. O “Projecto Avô” - de apoio à terceira idade desamparada - começa agora a desenhar-se. Na escola, o “Projecto Crescer” dirige-se a pais, professores e alunos, num espectro variado de iniciativas: formação contínua de professores, grupos de solidariedade juvenil, sessões de debate construtivo, gabinetes de apoio ao aluno, etc. O “Projecto Opinião” mais não pretende do que contribuir para a formação da opinião pública, numa sociedade livre e plural.
ADAV – Coimbra Praça 8 de Maio, nº 42, 2º, sala B, 3000-300 CoimbraTel.: 239 820 000

ADAV – Leiria
Clínica Médica da Misericórdia, sala 2; R. N. Senhora da EncarnaçãoTel.: 244 80 2040

ADAV – Aveiro
Tel.: 234 42 40 40 (atendimento de grávidas em risco 24h)Apartado 420, 3811-901 AVEIRO Email: adavaveiro@hotmail.com

Fundação Bissaya Barreto
Localidade: Coimbra
É uma instituição que desde sempre dedicou uma especial atenção à Família priveligiando o apoio à mulher e à criança.
Tem uma casa de acolhimento temporário para mulheres e um centro de acolhimento temporário para crianças e jovens.
Tel. 239 243000
Apartado 596, 3001 Coimbra Codex

Lar Divino Salvador
Localidade: Aveiro
Tel. 234 327 134
Fax 234 328 188
Casa de acolhimento para grávidas e bebés. Horário de atendimento: 9h-18h.

Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra
Localidade : Vale de Cambra
Telef: 256 462 220Apoio a crianças abandonadas

Irmãs Adoradoras - Casa de Coimbra
Localidade: Coimbra
Telef: 239 404 728Duas casas de acolhimento para mulheres.

Gabinete de Apoio à Grávida
Localidade: Guarda
Na Guarda está a funcionar o “Gabinete de Apoio à Grávida” por iniciativa conjunta da delegação regional da Associação Católica dos Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS) e do Centro de Saúde local. O gabinete tem por objectivo apoiar as grávidas em risco, nos campos da saúde, social e psicológico. A enfermeira responsável tem formação na área da obstetrícia e mediante os casos que vão aparecendo faz uma avaliação e depois encaminha-os para os sectores onde se enquadram e onde será prestado o apoio necessário.
Contacto: Enfermeira Emília Ramos
Tel.: 271 200800

Oeste
Associação Sabor a Vida
Localidade: Malveira
Associação cristã de defesa da vida humana. Tem casa de acolhimento para grávidas em risco.
Tel.: 21 966 8090

Sul
Lar de Sta Helena
Localidade: Évora
Tel. 266 702 895
Fax 266 709 352
Casa de acolhimento para grávidas e bebés. Horário de atendimento: 10h-13h, 15h-21h.

Irmãs Adoradoras - Lar Nª Senhora da Conceição
Localidade: Évora Telef: 266 22895
Casa de acolhimento para mulheres maltratadas. Podem estar grávidas e ter um filho

Irmãs Adoradoras - Casa de Vendas Novas
Localidade: Vendas Novas
Telef: 265 83777
Comunidade terapêutica para mulheres toxicodependentes. Podem estar grávidas e ter um filho.

A Vida Nasce
Localidade: Portalegre
A Quinta da Lage, nos arredores de Portalegre, está a ser preparada para receber um centro de acolhimento a mães adolescentes e solteiras em risco. O projecto chama-se A Vida Nasce, é promovido por D. Augusto César, Bispo de Portalegre-Castelo Branco, e tem vindo a ganhar forma a partir do referendo do aborto de 1998.
Contacto: Irmã Rosário Nunes
Rua Filipe Correia de Araújo, 9, 6030-012 FratelTel.: 272 566 146

S.O.S. Apoio à Grávida
Localidade: Algarve
O S.O.S. Vida é uma instituição de apoio a grávidas em situação de risco localizada no Algarve mas que trabalha com grávidas de todo o país. Tem atendimento telefónico 24h e uma casa de acolhimento em construção. Dá todo o apoio necessário às grávidas, incluindo acolhimento, alimentação, seguimento médico, ajuda à procura de emprego depois do nascimento do bebé, etc. Surgiu depois do referendo de 1998 e até Julho de 2002 já deu apoio a mais de 180 grávidas que puderam assim ter os seus filhos com as condições necessárias.
Morada: Rua da Saúde, 4 – 8000 Faro Fundação: Junho da 1998 Telef: 289 812 812 (24 horas/dia)

Sta. Casa da Misericórdia de Albufeira
Localidade: Albufeira
Lar de Idosos; Casa dos Pirilampos (lar/abrigo de crianças e jovens); Casa Mãe para acolhimento de mães solteiras, Lar de São Vicente (lar para deficientes profundos), Centro de Apoio Pedagógico para crianças com dificuldades de aprendizagem; Colónias de Férias; existe um projecto de creche e infantário

Madeira
Centro de Mãe e Movimento de Apoio à Grávida
Localidade: Funchal Fundação: 2000
O “Centro de Mãe” e o “Movimento de Apoio à Grávida” surgiram após o referendo no Funchal. O primeiro está mais vocacionado para acompanhar mães em situações difíceis, enquanto o segundo está orientado para o trabalho com grávidas em risco. Têm um centro de atendimento, uma casa de acolhimento e um “telefone S.O.S.”
Tel.: 291 22 0274

Sem comentários:

Enviar um comentário