Powered By Blogger

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Ñesta QUADRA NATALICIA não faltam oportunidades de ser bom...

Uma das preocupações que me acompanhou, e acompanha, ao longo dos tempos foi a de tentar encontrar receitas para os problemas/oportunidades com que a vida me e nos vai brindando a todos. (...)
Nos palcos de decisão e orientação, além da Providência temos de contar Connosco próprios.
Vai daí, há que, efectivamente, estudar cenários, e sobretudo, planos de acção.
Tem isto a ver, ou não, na minha congeminação com esta autêntica overdose de tentativas de nos sacarem dinheiro (as ditas cujas receitas) em nome de boas intenções (ou Instituições, se quiserem...). Já não basta o nosso Estado fazer o que lhe compete, diga-se, agora, e nesta época, então, nada há à Venda que não seja para ajudar em CRISTO (normalmente muito pouco) a Associação P, o Clube R, o Jantar H... (deve ser o leitmotiv de 80 a 90% das campanhas publicitárias, festas de televisão, jantares de confraternização, sorteios das mais variadas coisas, compras de tudo um pouco).
Até mete medo tanta oportunidade de sermos bons. Quase que ficamos com problemas de consciência, por não comprarmos o que não nos faz falta, porque assim não vamos ajudar quem dizem que precisa e que vão ajudar...
Um Conselho, e não levo nada: demos directamente a quem precisa... (até acho que nos fica mais barato (sim, chamem-me sovina) e, tenho a certeza, ajudamos mais, muito mais!

7 comentários:

  1. A noite de Natal ,em 25 de Dezembro ou em qualquer dia ou hora,quer dizer muito,mesmo muito mais do que podiamos esperar,ou querer.Mesmo afogada pelo consumismo e caricaturas é Ele sempre que brilha ,que incomoda,que atrai,que está Presente.

    E que melhor maneira de viver senão manifesta-LO na pessoa dos outros?

    ResponderEliminar
  2. Passo principalmente para desejar um santo e feliz Natal e muita paz, amor e tranquilidade no novo ano que se aproxima.

    Bjs

    Fa-

    ResponderEliminar
  3. Zangam-se as comadres sabem-se as verdades...
    É um provérbio muito antigo!

    Não é novidade para quem está minimamente atento, que a Igreja Católica se aproveita nesta altura em que as pessoas são mais sensíveis, para mais facilmente assaltar a carteira dos incautos.
    Na realidade atulham os armazém de bens que as pessoais oferecem para distribuir pelos mais carenciados e estes acabam a ser vendidos por organismos geridos pela Igreja.
    O descaramento é tal que a Santa Casa da Misericórdia dá-se ao luxo de vender artigos de consumo distribuídos no:
    "âmbito da ajuda CE- programa 2007- Intervenção do Ministério do trabalho e da solidariedade social Execução e controlo do IFADAP/INGA"
    Em que diz a letras garrafais de cor vermelha: -VENDA PROIBIDA-
    Pois apesar de no pacote dizer venda proibida pois estes artigos são dados pelo ministério para distribuir pela população mais carenciada, os organismos debaixo da alçada da Igreja não têm qualquer tipo de escrúpulos e vende-os!
    É verdade,... os mesmos que pedem em nome dos pobrezinhos...

    ResponderEliminar
  4. Este anónimo que diz "Zangam-se as comadres sabem-se as verdades...
    É um provérbio muito antigo!", que me desculpem, mas já nem revolta me consegue fazer nascer no coração. Ele é uma anedota pegada. Ainda hoje andei com um grupo de jovens a pedir para os carenciados. As pessoas sabiam para quem davam e souberam quanto deram. O resultado das ofertas já foi entregue a quem de direito. Fizemo-lo com alegria e em nome da nossa fé.
    Portanto, respeite quem faz algo pelo outros. Se lhe decrescesse a força da língua e lhe aumentasse a força do coração e da solidariedade era muito mais útil.
    Portanto, vá vomitar ódio contra os crentes para outro lado.

    ResponderEliminar
  5. Natal é encarnação: JC baixou à condição de homem... encarnemos também neste natal, baixando à condição dos mais pobres e elevando-os, sem nos servirmos deles...

    ResponderEliminar
  6. FELIZ NATAL (ENCARNAÇÃO) pra todos sem excepção.


    AH! o alex foi mal entendido (penso eu) e daquilo que li não tem nada contra os homens de boa vontade.

    ResponderEliminar
  7. Coitado... o anónimo precida de aprender português.
    Deturpa sempre tudo... faltam-lhe umas boas aulas de português.

    Feliz Natal a todos, mas sempre com o Menino Jesus no centro do nosso coração.

    ResponderEliminar