Powered By Blogger

sábado, abril 19, 2008

Aplicações das descobertas cientificas e tecnológicas

As descobertas científicas e tecnológicas e algumas das suas aplicações “representam uma clara violação da ordem da criação, capazes de contrariar o carácter sacro da vida, da pessoa humana e a família humana é destruída da sua identidade natural”.

Bento XVI na ONU

19 comentários:

  1. Há muito a discutir acerca deste conceito de "natural" feito à medida.

    ResponderEliminar
  2. Serão uma clara violação apenas porque desmistificam e contrariam o "folclore" religioso...
    Tudo que não seja "submisso" a argumentos de autoridade é "violação"...

    ResponderEliminar
  3. A ciência fez de nós Deuses antes mesmo de havermos merecido ser homens.

    Jean Rostand

    ResponderEliminar
  4. "A ciência fez de nós Deuses antes mesmo de havermos merecido ser homens."

    Quem nos deu o poder dos Deuses antes de sermos capazes de ser homens não foi a ciência, foi Deus. No Antigo Testamento ainda não se sabia o que era a ciência e já se sabia que Deus tinha criado o homem e lhe tinha dado o poder sobre a criação.

    ResponderEliminar
  5. Ahhh! Agora começo a perceber melhor o seu ponto de vista, o qual me agrada pois não se trata de nenhuma fundamentalista ateia.

    ResponderEliminar
  6. É que não aprecio fundamentalismo, nem religioso nem ateu.

    Aliás não gosto de fundamentalismo nemhum. Julgo ser o princípio para se poder crescer.

    ResponderEliminar
  7. “Quem nos deu o poder dos Deuses antes de sermos capazes de ser homens não foi a ciência, foi Deus.”
    Poderá apresentar provas reais da sua existência ou apenas meras teorias retiradas do “manual de intenções”? A genética (tão detestada pelas religiões) tem “desbravado caminho” de modo ser possível desmistificar algumas crendices.

    “No Antigo Testamento ainda não se sabia o que era a ciência e já se sabia que Deus tinha criado o homem e lhe tinha dado o poder sobre a criação.”
    Exactamente devido á ignorância – por não saberem o que era ciência –, é que acreditavam em divindades e superstições.

    ResponderEliminar
  8. “No Antigo Testamento ainda não se sabia o que era a ciência e já se sabia que Deus tinha criado o homem e lhe tinha dado o poder sobre a criação.”

    Só não nos diz onde estava Deus e a fazer o quê antes de fazer o mundo...

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo

    Se lhe disserem que amor é fogo que arde sem se ver, não acredite. Não está provado que os apaixonados estejam a arder.

    ResponderEliminar
  10. Ah, e já agora, é a física que o demosntra.

    ResponderEliminar
  11. “Se lhe disserem que amor é fogo que arde sem se ver, não acredite.”

    Ora nem mais, metáfora ou alegoria… a caracterização exacta para o conceito “divino”.

    ResponderEliminar
  12. "Ora nem mais, metáfora ou alegoria… a caracterização exacta para o conceito “divino”."

    Claro. Ou julga que Deus pode ser descrito exactamente? Não conseguimos conhecer completamente o nosso mundo físico. Menos somos capazes de nos compreender a nós próprios. Muito menos somos capazes de compreender alguém que nos transcende completamente.

    ResponderEliminar
  13. “ Muito menos somos capazes de compreender alguém que nos transcende completamente.”
    Quem? Como? Onde? Porquê?

    Pela 2ª vez vou colocar-lhe a mesma questão (que não respondeu á 1ª primeira)
    Poderá apresentar provas reais da sua existência ou apenas meras teorias retiradas do “manual de intenções”? A genética (tão detestada pelas religiões) tem “desbravado caminho” de modo ser possível desmistificar algumas crendices.

    O mesmo manual em que é garantido (ou será forjado) ter “deus” criado Adão e de uma costela ter-lhe concedido uma companheira Eva.
    Afinal parece que nossos ancestrais Adão e Eva passaram a mitologia ou quanto muito a primatas ou parentes muito chegados aos primatas.

    Isto é garantido e “obriga” a algum folclore e zig-zag a todos aqueles que fazem da ilusão e do preconceito um caminho de vida, uma religião.

    ResponderEliminar
  14. "Poderá apresentar provas reais da sua existência ou apenas meras teorias retiradas do “manual de intenções”?"

    Não tenho provas incontestáveis da existência de Deus. Como não tenho provas incontestáveis de que as pessoas que amo me amam também. Mas tenho quer o testemunho de pessoas que deram a sua vida por Deus como tenho um conjunto de sinais na minha vida que interpreto como sendo de uma presença de Deus.

    "O mesmo manual em que é garantido (ou será forjado) ter “deus” criado Adão e de uma costela ter-lhe concedido uma companheira Eva.
    Afinal parece que nossos ancestrais Adão e Eva passaram a mitologia ou quanto muito a primatas ou parentes muito chegados aos primatas.

    Isto é garantido e “obriga” a algum folclore e zig-zag a todos aqueles que fazem da ilusão e do preconceito um caminho de vida, uma religião."

    Até um ateu deve actualizar-se de vez em quando e prestar atenção ao contexto em que vive. Há muito tempo que a maioria dos cristão concilia sem qualquer problema a ciência moderna com a sua fé. Há muito que a catequese católia aceita perfeitamente a evolução. apenas diz que no fundo essa evolução resulta da vontade de Deus.

    Contudo parece que os ateus portugueses se dedicam hoje em dia a combater o criacionismo americano. Seria óptimo, se não fosse um sinal de distracção. Mas cada um dedica-se ao que prefere.

    ResponderEliminar
  15. “Não tenho provas incontestáveis da existência de Deus. Como não tenho provas incontestáveis de que as pessoas que amo me amam também.”

    Quanto ao segundo parágrafo, ou enfrenta um grave problema (ninguém se interessa pela sua existência) ou, ao não estar a dizer a verdade está a cometer uma tremenda injustiça para com aqueles, que de qualquer forma (gestos ou palavras), lhe tenham demonstrado o seu respeito, admiração ou amor.
    Quanto ao primeiro parágrafo será honesto afirmar que sabemos tratar-se de uma hipótese acerca da qual não existem dados fiáveis além de levantar muitas dúvidas.

    “Há muito que a catequese católica aceita perfeitamente a evolução. Apenas diz que no fundo essa evolução resulta da vontade de Deus.”

    Renegar a evolução (face ao conhecimento disponível) é a negação da evidência, é promover a irracionalidade, é privilegiar a ignorância.

    Se não tem provas incontestáveis da existência de “deus”, logo não pode garantir que “ele” efectivamente existe. Assim, como pode atribuir a vontade a “alguém” cuja existência por não conseguir garantir é apenas mera hipótese?

    Argumentação falaciosa ou apenas contradição?

    ResponderEliminar
  16. Caro anónimo

    Que garantias tem da exitência seja do que for para além da sua pessoa? Que garantias tem de que não vive apenas um sonho, como a gruta de Platão? Ou o pensamento racional só é usado na questão religiosa?

    ResponderEliminar
  17. Caro CA

    Realmente assim é. A questão da existência de “deus” não é susceptível de discussão racional: é uma questão de fé. Ou como diria Anselmo Borges: “Não é pela razão que se chega a Deus, mas pelo coração.”

    A fé até nem é um problema (aceitar a autoridade do testemunho alheio sem questionar, será credível para quem o quiser), o que incomoda é a religião pretender ser a dona da verdade justificando a “crença” com demagogia e irracionalidades que possam promover a intolerância.

    Num dos seus comentários escreveu:
    “Mas tenho, quer o testemunho de pessoas que deram a sua vida por Deus… (…)”
    Os fundamentalistas suicidas também alegam o martírio em nome de “deus”, o que revela que o respeito pelos outros não é uma atitude defendida por “deus”.

    Demo

    ResponderEliminar
  18. "Realmente assim é. A questão da existência de “deus” não é susceptível de discussão racional: é uma questão de fé. Ou como diria Anselmo Borges: “Não é pela razão que se chega a Deus, mas pelo coração.”"

    É susceptível de discussão racional. O que não é é susceptível de demonstração racional. Mas como lhe disse e não objectou, não temos garantias da existência de nada além de algo a que chamamos eu. Tudo o resto aceitamos que exista por uma questão prática. Devia ver o filme Matrix.

    "A fé até nem é um problema (aceitar a autoridade do testemunho alheio sem questionar, será credível para quem o quiser)"

    A fé não é aceitar a autoridade do testemunho alheio sem questionar.

    "o que incomoda é a religião pretender ser a dona da verdade justificando a “crença” com demagogia e irracionalidades que possam promover a intolerância."

    A fé do ateísmo é igualmente arrogante, demagógica, irracional e intolerante.

    "Num dos seus comentários escreveu: “Mas tenho, quer o testemunho de pessoas que deram a sua vida por Deus… (…)”
    Os fundamentalistas suicidas também alegam o martírio em nome de “deus”, o que revela que o respeito pelos outros não é uma atitude defendida por “deus”."

    Eu não lhe disse que confiava no testemunho de qualquer pessoa que diga que dá a sua vida por Deus.

    ResponderEliminar