Powered By Blogger

domingo, novembro 26, 2006

dezenas de milhares manifestam-se contra Bento XVI

Dezenas de milhares de pessoas concentraram-se hoje em Istambul para protestar contra a visita do papa Bento XVI à Turquia, cujo início está previsto para a próxima terça-feira.

Cerca de 50.000 participantes, segundo testemunhas locais, responderam a um apelo feito pelo conservador Partido da Felicidade, cujos dirigentes asseguraram, por seu turno, que cerca de 100.000 pessoas estiveram na concentração.


Os promotores esperavam reunir um milhão de pessoas na Praça Caglayan, sob a divisa «este papa astucioso e ignorante não deve vir» à Turquia, mas a afluência foi inferior às suas expectativas.
«O papa não deve vir», «Istambul não é Constantinopla» e «Santa Sofia tem de voltar a ser uma mesquita», gritavam os manifestantes, alguns dos quais exibiam caricaturas de Bento XVI vestido como guerreiro cruzado e onde se podia ler: «somos contra as Cruzadas».
Uma maré de bandeiras vermelhas do Partido da Felicidade invadia a praça central onde decorria a manifestação.
A Turquia foi um dos países que criticaram com mais dureza as declarações do Bispo de Roma pronunciadas em Setembro, na universidade alemã de Ratisbona, que foram consideradas uma ofensa contra o Islão e o profeta Maomé.

Fonte: Agência lusa

1 comentário:

  1. Que Deus o acompanhe!

    Não vai ser uma viagem fácil!




    beijos em Cristo

    ResponderEliminar