Powered By Blogger

segunda-feira, novembro 06, 2006

O Evangelho à porta do Metro - ICNE, em Bruxelas

Acções de nova evangelização nas ruas de Bruxelas
A 500 metros do parlamento da cidade de Bruxelas encontra-se a Igreja Notre Dame du Sablon. Aqui se juntam vários jovens numa acção de rua. Pertencem à comunidade do Verbo Divino.
Antes de começarem a animação, juntam-se em círculo, em frente à Igreja e rezam pelo trabalho, prestes a começar. Seguem-se as pinturas, porque um palhaço precisa de um nariz vermelho e um malabarista fica mais engraçado com umas pinturas faciais.
Um grupo de 15 pessoas, cheias de vida e com um sorriso para oferecer a quem passa. Há leigos e religiosos no meio do grupo. Começam a tocar e a cantar e quem passa pára para ver. Alguns seguem em frente, outros ficam para admirar o que se passa ou apenas curiosos pela coreografia que agora teve inicio.
Dentro da Igreja estão as relíquias de Santa Teresa de Lisieux onde, à volta, as pessoas se juntam para rezar. Quem não conhece, pode ficar a par da vida desta figura da Igreja através de uma pequena exposição com fotografias evocativas da vida desta santa.
Por toda a cidade vêem-se grandes faixas roxas a dizer “Vem e Vê”, em duas línguas porque aqui tudo é a dobrar (em francês e flamengo). Também nesta igreja estão duas faixas a lembrara que por toda a cidade se vive o Congresso Internacional para a Nova Evangelização.
Os carros param nos sinais de trânsito e a eles se dirigem os jovens. Dão papeis, convidam quem passa a entrar na igreja, motivam para a participação em actividades.
Uma espanhola, de férias na cidade, foi abordada nesta missão de rua. E, pelo que parece, não é a primeira vez. Está familiarizada com o Congresso e já a convidaram para participar nas actividades. “Acho muito interessante os cristãos virem para a rua manifestar a sua fé”, diz.
A comunidade do Verbo Divino está nesta acção a convidar a pessoas e entrar e rezar junto das relíquias e oferece muita animação. Uma jovem francesa, que integra a organização, disse que já participou em Paris e está “a gostar muito de aqui estar. Tínhamos algum receio que o Congresso não chegasse às pessoas, mas agora vemos muitas pessoas a participar. Estou muito feliz por aqui estar”. Vão passando mensagens com passagens Bíblicas, falam da alegria de serem cristãos.

A maioria reage bem por ver “um católico com um sorriso”. As pessoas que não se aproximam “são uma minoria”. Muitos entram na Igreja e rezam, estando um sacerdote disponível para celebrar a reconciliação.

“Vemos dentro da igreja pessoas muito felizes por se afirmarem católicos”. É por isso que se acredita que “este congresso vai deixar marcas nos belgas”.
FONTE: Ecclesia

1 comentário:

  1. O Evangelho chegou às ruas! Que bom!
    É preciso que Ele esteja em todo o lado e em cada esquina e faça parte do pulsar da vida humana.

    Desejo que a Nova Evangelização não se repita só de ano a ano, mas seja efectiva vivência de cada dia.

    "Este Congresso vai deixar marcas nos belgas", mas é preciso que deixe marcas no mundo inteiro!

    ResponderEliminar