Powered By Blogger

quarta-feira, novembro 15, 2006

Papa discute o assunto do celibato sacerdotal e a readmissão de sacerdotes casados

Para amanhã,o papa Bento XVI convocou uma reunião do mais alto nível entre seus colaboradores da Santa Sé, para analisar a questão do celibato sacerdotal.
Para além outros assuntos, a reunião refletirá também "sobre os pedidos de dispensa da obrigação do celibato e as de readmissão ao ministério sacerdotal que os sacerdotes casados durante os últimos anos apresentaram".
Fonte: Zenit
A questão do celibato é do foro disciplinar. Na Igreja Católica Oriental os sacerdotes podem ser casados; na Igreja Católica Latina optou-se pela disciplina do celibato, estabelecido em 1139 (II Concílio de Latrão). O diaconado permanente, por outro lado, pode ser conferido a homens já casados.
Pensa-se que no mundo haverá cerca 150.000 padres casados.
  • Estados Unidos 25.000.
  • Itália 10.000.
  • Espanha 6.000
  • Portugal 800

Aceitaria um padre casado na sua paróquia? E aceitava confessar-se a ele?

O que pensa sobre o assunto?

3 comentários:

  1. Embora já tenha referido, mais adiante, o que penso sobre o casamento dos padres, as pergunta que aqui coloca são pertinentes.

    Concretamente falando, claro que aceitaria um padre casado.

    Já no que respeita à confissão, não tinha pensado neste pormenor e é porisso que venho aqui.

    Lembrou bem, sr. Padre!

    Só o tempo o diria, se me confessaria a ele ou não.
    Dependeria de vários factores:
    Se fosse numa pequena paróquia, onde todos se conhecem (ou mesmo numa grande onde eu e a esposa fossesmos conhecidas)e se a dita cuja fosse daquelas, possuidoras de ciúmes mórbidos, que pensam sempre que qualquer outra que converse com o marido já se está atirar a ele, credo!, nem pensar em me confessar a esse, não fosse a senhora, num dia de indisposição figadal, entrar pela Igreja dentro e arrancar-me do confessionário à estalada.
    Depois, há aquelas que se gabam de conseguir arrancar dos maridos, em momentos de intimidade, depois de um cigarro e de um cálice de Porto, qualquer confissão.
    Foge!, digo-me eu, ainda te põe a vida toda ao sol, ficas pelas ruas da amargura e nunca mais te levantas!

    ResponderEliminar
  2. Ética profissional! Ninguém tem segredos que nem ao melhor amigo conta!

    ResponderEliminar
  3. A Igreja prega algo e os seus membros vivem outra coisa. Seria bem mais homesto se todos vivessem com suas esposas ou tivessem seus relacionamentos abertos. Alguns vivem no ministério tento relacionamentos e são bons na pregação e na pastoral. Mas vivem se escondendo para não escandalizarem.
    Cada caso é individual. Considero que a Igreja descuta mas aprofundadamente isso e falicite a vida daqueles que já fizeram optaram por largar o ministério. Que apressem logo a dispensa do celibato para estes, pois querem regularizarem a sua situação e voltarem a EUCARISTIA.
    Agora aqueles que estão MANTENHAM UM BOM TESTEMUNHO, pois ninguém é obrigado a ficar aturando escandá-lo, pois quererm escandalizar ENNTÃO LARGUEM O MINISTÉRIO.

    ResponderEliminar