Powered By Blogger

quarta-feira, janeiro 16, 2008

O SANTO PADRE CELEBROU «DE COSTAS» PARA O POVO

O Santo Padre celebrou, no dia 13, a Santa Missa, segundo o rito de Paulo VI, de costas para o povo. Terá sido a primeira vez que um Papa um fez desde a reforma litúrgica.

5 comentários:

  1. Às vezes pergunto-me se não andaremos a virar algumas coisas ao contrário...
    "Sede santos, como o Pai do Céu é Santo" Mt 5,48
    é que até me parece que andamos a "pregar" muitas vezes para Deus, dizendo-Lhe: "Deus Pai, Sê Santo, como nós somos santos."

    Alguns de nós já não estarão muito longe de O adorar e venerar, na posição típica de um muçulmano, na orientação correcta... haveria alguma diferença aqui?

    Custar-me-ia a acreditar num Jesus de Nazaré, que estando à mesa da refeição com os mais próximos, ou que ao exultar de alegria, falasse com o Pai, tantas vezes no meio do povo, tantas vezes com uma criança nos braços, de costas voltadas para todos... que bom! Jesus não gostava de rituais, que bom...! Que bom!...

    De facto, reconheço que é muito mais fácil tentar aparentar uma "fidelidade" imitando um gesto e repetir uma palavra, do que viver o que tudo isso significa profundamente...!

    ResponderEliminar
  2. o princípio do fim?

    «[…] A visita do Papa à Universidade de La Sapienza, em Roma, foi cancelada pelo Vaticano devido a protestos de professores e alunos que acusaram Ratzinger de “reaccionário” e “obscurantista”. […]

    Esta é a primeira vez que o Papa cancela uma visita devido a protestos, desde que iniciou o seu mandato em 2005. A agitação começou quando sessenta e sete mestres da Universidade La Sapienza argumentaram, em texto divulgado, que o Pontífice é “reacionário” e “obscurantista” em assuntos científicos, referindo-se a um discurso de 1990 no qual o então cardeal Joseph Ratzinger citou o filósofo Feyerabend para dizer que “o veredicto contra Galileu foi racional e justo”.

    Os estudantes também se associaram ao protesto, reclamando a laicidade da ciência, recusando preconceitos como a homofobia e acusando o vaticano de “querer invadir todo o espaço político e social”. […]»

    ResponderEliminar
  3. De costas voltadas não se vê o futuro

    Pedro Abrunhosa

    Maria

    ResponderEliminar
  4. Quem disse? Há fotos? Vídeos?
    mesmo que houvesse... já diz a sabedoria popular que não tem mal um santo estar de costas quando atrás tem anjos....

    ResponderEliminar
  5. AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA!

    essa do santo e dos anjos é gira!!! Quem disse? Há fotos? Videos?

    ResponderEliminar