Powered By Blogger

terça-feira, novembro 13, 2007

Os impostos ao serviço de todos os contribuintes

Enviaram-me este email que achei bem divulgar:

Com os nossos impostos "acontece desta forma:

  • Por cada 100 euros que o patrão paga pela minha força de trabalho, oEstado, e muito bem, tira-me 20 euros para o IRS e 11 euros para a Segurança Social;
  • O meu patrão, por cada 100 euros que paga pela minha força de trabalho, está obrigado a dar ao Estado, e muito bem, mais 23,75 euros para aSegurança Social;
  • E por cada 100 euros de riqueza que eu produzo, o Estado, e muito bem,retira ao meu patrão outros 33 euros;
  • Cada vez que eu, no supermercado, gasto os 100 euros que o meu patrão pagou, o Estado, e muito bem, fica com 21 euros para si.

    Em resumo:
    − Quando ganho 100 euros, o Estado fica quase com 55;
    − Quando gasto 100 euros, o Estado, no mínimo, cobra 21;
    − Quando lucro 100 euros, o Estado enriquece 33;
    − Quando compro um carro, uma casa, herdo um quadro, registo os meus negócios ou peço uma certidão, o Estado, e muito bem, fica com quase metade das verbas envolvidas no caso.

Eu pago, e acho muito bem, portanto exijo:

  • Um sistema de ensino que garanta cultura, civismo, libedade de escolha e futuro emprego para os meus filhos;
  • Serviços de Saúde exemplares;
  • Um hospital bem equipado a menos de 20 km da minha casa;
  • Estradas largas, sem buracos e bem sinalizadas em todo o país;
  • Auto-estradas sem portagens.
  • Pontes que não caiam;
  • Tribunais com capacidade para decidir processos em menos de um ano;
  • Uma máquina fiscal que cobre igualitariamente os impostos;
  • Eu pago, e por isso quero ter, quando lá chegar, a reforma garantida e jardins públicos e espaços verdes bem tratados e seguros....
  • Polícia eficiente e equipados...
  • Monumentos bem conservados e abertos ao público...
  • ...

Na pior das hipóteses, cada 300€ em circulação em Portugal garantem ao Estado 100€ de receita.
Portanto, Srs. Governantes, governem-se com o dinheiro que lhes damos porque nós queremos e temos direito que não nos podem ser retirados ou coarctados.

Assinado: Um português contribuinte. "

Srs Governantes explique-nos o que é que tem feito com os nossos impostos?

O Correio da Manhã dizia hoje que os deputados vão gastar mais 3,4 milhões em viagens (+ 15,4%)!!! O orçamento da Assembleia sobe 5,8 %. Porquê? Ontem, soubemos também pelos jornais que um ministério vai comprar carros de luxo... e vem dizer que não há dinheiro para...

1 comentário:

  1. No estado, e não só, reina a lei de "faz o que eu digo e não o que eu faço"...

    ResponderEliminar