Powered By Blogger

sexta-feira, março 30, 2007

SURPRESA ou nem tanto: Quanto mais jovens, mais conservadores

A idade é a variável que mais determina as respostas obtidas.
Os mais jovens são mais espiritualistas e optam menos pelo compromisso com os mais necessitados", veêm o Vaticano II como "mais um concílio", acreditam que a Igreja tem direito a ser financiada pelo estado, não são partidários do celibato opcional nem do sacerdócio da mulher, leêm poucos livros de espiritualidade, situam-se politicamente no centro-direita, andam de clergyman e são os que mais sentem problemas afectivos.
Pelo contrario, os mais velhos mostram-se mais comprometidos com os pobres, acreditam que o Vaticano II é uma esperança frustrada e um acontecimento travado desde o interior da Igreja, apostam no auto-financiamento da instituição, mostram-se partidários do celibato opcional e do sacerdócio da mulher, leêm mais livros de espiritualidade, situam-se no centro-esquerda e vestem-se à civil.
Fonte: 21rs
Que surpresa?!!!
A geração de clérigos mais novos será o futuro ou o travão?

8 comentários:

  1. Quando os jovens pensavam como nós, saudávamos a sua irreverência.
    Agora que pensam diferente, preferimos acusá-los de conservadores.
    Vejamos quem é conservador.
    Os jovens continuam a ser inconformistas.
    O problema, por muito que custe dizê-lo, está nos que têm mais anos. Fomos nós que deixamos chegar as coisas a este estado.
    Eu diria, pois: «Quanto mais jovens, mais lúcidos».
    António Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Venho informar-te que surgiu uma nova comunidade na blogosfera. Trata-se do encontro de vários rostos de Cristo que vamos encontrando por aí. Este site procura juntar vários pedaços desta nossa peregrinação terrena.

    O objectivo deste blog é formarmos já hoje uma unidade que nos é pedida tantas vezes. Aceitares o desafio de entrares nesta loucura de te deixares guiar por Ele nas tuas palavras. A tua voz fará a diferença! Ele precisa de ti!

    Para participares neste desafio divino, vai-te ser enviado um convite para seres um dos membros do blog Raízes do Mundo. Basta aceitares e poderás começar de imediato a postar. Poderás também indicar para este mesmo endereço de mail, pessoas que aches que possam vir a enriquecer este nosso espaço. É importante que todos participem! Como não tenho o mail que utilizas no blogger peço que mo envies para raizesdomundo@gmail.com!

    Torna-te um radical de Deus! Ousa, já hoje, confiar neste Amor que chama por ti…

    ResponderEliminar
  3. Só vem confirmar que, de alguma maneira, se somos livres, também somos condicionados pela época em que vivemos e não podemos fugir totalmente ao determinismo.

    Os padres mais velhos, mesmo que para a maioria tenha sido contra-a-corrente, acabaram por sofrer as influências dos ideais comunistas que tiveram o seu apogeu e actualmente vive um período de declínio e de rejeição pelos mais novos, que já não se sentem enquadrados nesses parâmetros.

    Os mais jovens, como é obvio, seguem a tendência actual de viragem ao capitalismo (tão mau como o comunismo), pelo que, combinado com a sua insipiente experiência de vida, ainda não estão tão motivados para as questões sociais, pelo compromisso com os mais necessitados.
    Mas há aqui uma incongruência: se estão mais do lado centro-direita, não podem, por outro, quererem uma Igreja financiada pelo Estado. Não se pode ser capitalista para umas coisas e socialista para outras. Contentem-se com a boa-vontade dos fiéis.

    E não acho que a lucidez seja sinónimo de juventude, antes pelo contrário. Os jovens são mais optimistas, mais idealistas, abertos a qualquer mudança, sempre prontos a cortar as amarras com o passado. Mas à medida que os anos passam, vamos adquirindo mais experiência (que é uma boa mestra), tanto própria como alheia, e aprendemos a abrimo-nos mais para a compreensão dos problemas e a ajuda ao próximo, a sermos mais tolerantes e a vermos mais-além, com seriedade (logo, com mais lucidez), porque sem a fogosidade e a rédea-solta que nos causa mas é cegueira - motivo por que estamos sempre a dar cabeçadas.
    Sem a sabedoria e a ajuda dos mais velhos, que ensinam a juventude a usar freios e travões, passavamos a vida em constantes derrapagens.

    Se fosse dada a possibilidade, à juventude, de cortar radicalmente com o passado, nunca passavamos da cepa-torta: a humanidade estava constantemente a ir ao ponto de partida. A vida e o progresso, na sua incessante caminhada para o futuro, é uma constante reintegração sintética de teses e antíteses; de novos elementos que se aliam e trazem ao presente, muito do que foi passado.

    Assim é que precisamos dos opostos para nos equilibrarmos: os mais velhos, mais avessos à mudança e conformados, mas também mais sábios e experientes; os mais novos dão à vida mais fulgor e vitalidade, mas calma aí, porque não é possível, de uma assentada só, chegar, ver e vencer.

    Como qualquer outra geração, a dos clérigos mais novos será o futuro, assim como será o travão para os seus vindouros.

    ResponderEliminar
  4. Olá Padre.
    a paz!

    Gostaria de saber uma coisa..tenho um blog catolico..e como faço para colocar musica nele..como tem no seu?

    Abraços...gostei muito do site

    ResponderEliminar
  5. Olá Padre.
    a paz!

    Gostaria de saber uma coisa..tenho um blog catolico..e como faço para colocar musica nele..como tem no seu?

    Abraços...gostei muito do site

    ResponderEliminar
  6. Quero desejar a todos - Padres Inquietos, assim como comentadores e visitantes deste Blog - uma Páscoa Feliz, e vos deixo esta Mensagem para meditação:

    "Senhor amanhã certamente será bem melhor que hoje, porque me proponho, a cada dia, renovar
    a minha Fé, cada vez mais, em Vós Senhor, e a cada amanhã, dentro do meu coração, a Vossa Luz será o Sol que iluminará o meu Espírito e me guiará, pelo Vosso Caminho de Verdade e Vida, até à Vossa Eterna Paz!

    ResponderEliminar
  7. Os jovens agarram-se com unhas e dentes àquilo que lhes dão... no seminário certamente andam-lhes a fazer um pouco a cabeça nesse sentido mais conservador.

    Temos de ter em conta também que os jovens de hoje são filhos dos jovens de ontem. E os jovens de ontem com ideais mais de esquerda afastaram-se mais da Igreja, ao contrário dos de direita, que desde sempre mantêm uma relação muito próxima com as estruturas eclesiais.

    ResponderEliminar
  8. ora aqui está prque será seminario sinal de submissão ao pensamento e quando as pessoas que estão á frente destas instituições tem idade já pouco podem dar ou até podem dar muito mas para quê lutar contra a maré. Já não é para mim.
    tendes de pensar como eu e mais nada pois a igreja diz e tu não pensas.

    ResponderEliminar