Powered By Blogger

quarta-feira, março 14, 2007

Comentários à Exortação Apostólica

"A recomendação de rezar em latim e entoar canto gregoriano «faz sentido». Até podia ser em aramaico (a língua de Jesus). É uma transmissãodo passado, o ritual faz parte da vida humana".
Peter Stilwell.

O documento "não traz novidades, parece uma recolha de indicações para o compêndio". A questão central é poder haver (diferentes) celebrações: a continuar a restringir a possibilidade de celebrar aos celibatários, deixará de haver quem reparta o pão eucaristico".
Frei Bento Domingos

O papa afirma que é necessário e urgente a resdestribuição do clero. Eu sugeria que se começasse pelo Vaticano...

5 comentários:

  1. Eu também sugiro que se comece a limpeza, perdão, a reestruturação pelo Vaticano, a seguir pelas outras cúpulas, e por aí fora.

    ResponderEliminar
  2. "despertar na Igreja novo impulso e fervor eucarísticos" diz o Papa, não me parece possível desta forma, a renovação é inevitável mas teima-se em afastar os leigos e os Jovens...

    ResponderEliminar
  3. Frei Bento Domingues está preocupado porque, parecendo ele mais leigo do que frade, deve celebrar poucas Missas - há que dar essa possibilidade aos casados, na falta dos que deviam fazê-lo.

    ResponderEliminar
  4. Estive a ler a Exortação. Pessoalmente, acho que o latim não se deve expandir a todas as missas. Acho bem que quem queira assistir a uma missa em latim o possa fazer, mas isso não significa que tenha de ser assim para todos. Não é uma questão de cada um fazer o que lhe apetece. Simplesmente, o latim, em certas comunidades faz com que as pessoas se sintam à parte, porque não percebem nada do que se diz. É tal e qual como a homilia: numa missa para crianças, os padres têm um discurso que se adequa mais às suas idades, sem com isso deturpar a Palavra de Deus.

    Na saudação da Paz torna-se difícil pedir numa missa de crianças que haja apenas o beijo da Paz a quem está ao seu lado. Gostam sempre de ir ter com os pais. Na minha paróquia isso acontece e depois voltam ao lugar. Gosto de ver a alegria deles. Afinal, Jesus gosta de alegria e pode haver alegria com respeito. Depois vão para o seu lugar e não há problemas, já sabem que de seguida é um momento de mais calma e concentração.

    Quanto às músicas e aos instrumentos, acho que isso depende muito das culturas. Desde que haja respeito, que os cânticos falem da Palavra de Deus e estejam relacionados com as leituras, não vejo mal nenhum.

    Gostei particularmente de o Papa chamar a atenção para a importância das homilias. Devem sempre chamar a atenção para as leituras e como estas se adequam à realidade actual. Também achei interessante a sugestão de haver um texto introdutório que explique o que se vai ler. Há muita gente que não conhece a Bíblia. Infelizmente.

    Também achei muito importante o facto de o Papa ter frisado que a missa tem um início, um meio e um fim. Há quem entre e saia quando quer. Além disso, chamou a atenção para o envio no final da missa. A Eucaristia prepara-nos para a Missão. É onde vamos buscar o alimento espiritual que nos ajuda a "ir e a ensinar a todos os povos".

    Como disse o Papa, vamos apostar mais na educação sobre a Eucaristia. As pessoas precisam de conhecer mais sobre o Principal Sacramento na vida de um cristão.

    Um abraço em Cristo


    PS: Escrevi isto também no http://apologeta.blog.com/. O tema era o mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Que não limpem muito, senão não fica lá ninguem...

    ResponderEliminar