Powered By Blogger

terça-feira, março 13, 2007

A QUIEN PUEDO AMAR - Don José um padre rokero

O Arcebispo de Toledo D. António Cañizares Llovera criou pela primeira vez em Espanha um secretariado de música para evangelizar, nomeando como responsável a D. José Ruiz Osuna (DonJose), sacerdote e paroco espanhol.

"Prego o Evangelho ao ritmo do rock"
"Utilizo a música para levar a luz de Cristo".
"As suas canções tem muito êxito entre os jovens".



Conheça este padre rokero.
Alguns excertos de jornais:
Acha legitimo utilizar todos os meios que estão ao nosso alcance para Evangelizar?

2 comentários:

  1. Ouvi dizer que ele vai estar em portugal (em princípio) entre os dias 20, 21 e 22 de Julho, no chamado festival Jota. Era fixe!

    ResponderEliminar
  2. Quando se perde o sentido profundo das coisas, qualquer inovação é passível de ser aceite e integrada.
    Há muito que se perdeu a chave de interpretação do significado de muitos Ritos, Símbolos e Mensagens.
    E vai-se perdendo cada vez mais.
    E até há padres actualmente que nem eles sabem, ficando nós também sem saber.
    Sendo assim, com facilidade, mas erradamente, se diz que isto ou aquilo já não faz (ou faz) sentido.

    No caso da Música, ela é uma arte que tem o poder de falar a todos seres humanos através da imaginação e do sentimento: ela pode aumentar as nossas alegrias e confortar das nosssas profundas tristezas; acalmar a paixão da nossa natureza rebelde; despertar a bravura no maior covarde; acordar os nossos instintos mais perversos; seduzir os corações empedernidos; como consegue, enfim, arrebatar-nos às alturas do sublime e do êxtase divino.

    Todos nós, de certeza, que já experienciamos, muitas vezes, estas emocões, deixando-nos enlevar momentaneamente ao compasso do som.

    Assim, entre uma música rockeira, mais "satânica" do que profana, porque desperta em nós os instintos mais crueis e agressivos; e entre a música "Sacra", que nos envolve numa atmosfera de paz, de amor, de compaixão e de piedade, nos arrebata o coração e nos transporta do exílio ao nosso lar Celestial - não existem dúvidas de qual é a música própria da Igreja e sobretudo da Missa.

    Portanto, os belos e doces cantos gregorianos - que podemos ouvir, quando a voz dos que cantam uma Liturgia sobe às abóbadas e seduzem como Vozes do Céu - não estão longe da Música das Esferas!

    Mas fora do espaço sagrado, parece-me que se pode evangelizar na alegria das músicas populares e ligeiras, mas nunca com rock, pois não é legítimo utilizar todos os meios.
    Se os padres se dessem ao trabalho de aprofundar mais e melhor o sentido da música rock, por certo que a rejeitavam de todo.

    ResponderEliminar