Powered By Blogger

terça-feira, março 20, 2007

Crise de vocações preocupa bispos espanhóis

Os Bispos espanhóis manifestaram a sua preocupação com o "alarmante défice de seminaristas" no país, que atribui à quebra da natalidade e a uma sociedade "cada vez mais secularizada".
Hoje, a Igreja no país vizinho celebra o "Dia do Seminário", num momento em que o número de candidatos ao sacerdócio desceu 30,55%. Os números da Comissão Episcopal dos Seminários e Universidades refere-se apenas à última década.
Perante este "inverno" ou "seca" vocacional, vários bispos recordam o sentido do sacerdócio, pedindo aos responsáveis pelas comunidades que apresentem uma proposta "clara e directa" aos jovens.

1 comentário:

  1. Antigamente, o Mundo e a vida eram revestidos e perpassados de Sacralidade, em todos os seus domínios.
    Por outro lado, muitos, por uma questão de sobrevivência para fugir à miséria, se recolhiam à sombra dos Mosteiros e das Paróquias.
    Havia muitas vocações.

    Hoje, num Mundo secularizado (dessacralizado), materialista e hedonista, repleto de conforto, onde em cada esquina, em cada ecran, em cada revista nos acenam com ilusões e prazeres, nos apelam e interpelam sempre com novos gozos, as vocações sumiram-se.
    Mas, talvez, sejam mais reais e verdadeiras, as vocações de agora.

    Muitos são chamados, mas poucos os escolhidos.

    Pouco ou nada há a fazer para inverter esta tendência.
    Ou seja, o que há a fazer, é o que a Igreja sempre tem feito, que se consubstancia na sua Missão: Evangelizar, Evangelizar.
    O resto, deixemos nas mãos de Deus.

    ResponderEliminar