Powered By Blogger

quinta-feira, março 01, 2007

D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu apela a que haja "consultórios" abertos

«Há necessidade de montar “consultórios” abertos, com liberdade na agenda, no coração e no relógio».
«As pessoas têm o direito de saber os horários de atendimento e de presença do seu pároco, em lugares acessíveis e disponíveis para a marcação de serviços, para um diálogo informal, para uma direcção espiritual, para a reconciliação fora dos dias e datas previstas e para outros eventuais contactos»

3 comentários:

  1. Talvez esteja em tempo a criação de uma Entidade Reguladora da prestação dos serviços Religiosos

    ResponderEliminar
  2. Bolas!
    Se eu não sou bruxa p'ra lá caminho.

    Já tinha pensado nisto.
    De facto, era óptimo que os padres organizassem um espaço, com determinado horário e dias, onde pudessem atender (extra Confessionário) qualquer pessoa que quisesse conversar, expôr os seus problemas, angústias e receber ajuda.

    Actualmente, os consultórios de psiquiatria estão bem concorridos.
    Gasta-se imenso dinheiro em consultas e medicamentos e reparo que, em muitíssimos casos, de pouco ou nada adianta. Torna-se um círculo vicioso do qual não conseguem sair, ou se saem, não melhoraram nada na sua vida, nas suas atitudes.

    Muitas vezes penso como seria bem mais proveitoso o recurso a um sacerdote. A nossa vida também corre mal pelas nossas fraquezas e não só por que os outros nos incomodam e nos infernizam a existência.

    Saber conhecermo-nos com humildade e sinceridade é a melhor forma de nos podermos, a nós próprios, ajudar a melhorar; saber aceitar as fraquezas dos outros e ter a generosidade de perdoar, encontrar alternativas para gerir melhor os conflitos, é a melhor forma de estabelecermos relações mais duradouras, sustentadas na amizade, compreensão e inter-ajuda.

    Que melhor forma de conseguirmos tudo isto do que recorrermos ao auxílio de um padre, que está bem preparado para nos dar bons conselhos?
    E é de Graça!

    ResponderEliminar
  3. primeiro era necessátrio dotar as par´qouias de espaços convenientes para; segndo era necessário criar mais disponibilidade aos párocos, sobretudo nas horas em que as pessoas têm tempo para...

    ResponderEliminar