Powered By Blogger

terça-feira, setembro 05, 2006

Pensamento ridículo

"A religião é um insulto à dignidade humana. Com ou sem ela teríamos pessoas boas fazendo o bem e pessoas más fazendo o mal. Mas para pessoas boas fazerem coisas más é necessário a religião". Steven Weinberg, prémio Nobel de Física.

O que acham deste frase proferida por um homem inteligente?
Vá lá, não tenham medo - digam de vossa justiça.
Já agora, em jeito de informação complementar:Steven Weinberg (3 de Maio de 1933 - ) é um físico dos Estados Unidos da América. Recebeu em 1979 o Prêmio Nobel de Física pelo seu trabalho de unificação de duas forças fundamentais da natureza (o electromagnetismo e a força fraca, através da formulação da teoria da força electrofraca), em conjunto com os seus colegas Abdus Salam e Sheldon Glashow. Em 1991 foi agraciado com a National Medal of Science. Seu livro "Os três primeiros minutos" é um relato clássico do big-bang. É membro da Royal Society of London, da U.S. National Academy of Science, e recebeu numerosos títulos honorários, mais recentemente nas universidades de Columbia, Salamanca e Pádua.
Enfim, coisas da vida ...

1 comentário:

  1. Acho que o Sr. Weinberg sabe muito de Física. Mas compreender a natureza humana vai para além da Física e um físico não tem aí nenhuma competência especial.

    Não creio que as pessoas se dividam em boas e más. Todos fazemos coisas boas e más e parece-me uma patetice dizer que é necessária a religião para as pessoas boas fazerem coisas más.

    ResponderEliminar