Powered By Blogger

sexta-feira, setembro 29, 2006

SONDAGEM: Segunda a tua opinião, quais as razões da crise de vocações?

Depois de dois meses, eis os resultados:
  • O celibato obrigatório - 47%
  • Uma sociedade que promove o efémero e a desistência - 15%
  • A pouca influência da família na educação dos filhos - 9%
  • O divórcio entre a doutrina e a vivência dos católicos - 9%
  • O modelo piramidal da Igreja (promove o carreirismo) - 9%
  • Pressão da sociedade (secularizada) - 4%
  • A fraca aposta na vida comunitária - 4%
  • Problemas de intregação dos jovens padres - 2%
  • A solidão dos padres (imagem pouco atraente) - 2%

QUAIS OS COMENTÁRIOS QUE TE SUGERE ESTE INQUÉRITO? Surpreendeu-te? Era aquilo que previas?

5 comentários:

  1. "Uma sociedade que promove o efémero e a desistência"; "O divórcio entre a doutrina e a vivência dos católicos"; Pressão da sociedade secularizada".
    São os três pontos que a mim me parecem ter mais revelância na crise de vocações - se repararmos bem, os três estão interligados - que são as causas e fundamentos da "cisão" que ao longo dos últimos séculos vem acontecendo, paulatinamente, entre a Igreja e a Política e, por consequência, vem abrengendo toda a vida social, cultural e moral.

    Já no que respeita ao item com mais votação, curiosamente, eu o poria em último lugar.
    Não tenho nada contra a que os padres casem ou deixem de casar, mas não me parece que seja a razão primordial que leva ao afastamento do sacerdócio.
    Se não, vejamos que desde a Idade Média até ao século XX, nunca surgiu o problema da crise de vocações e os padres também não casavam.

    As causas são bem mais fundas e preocupantes e devem ser buscadas na crise de valores morais, religiosos e espirituais, num mundo que elegeu o materialismo e o hedonismo como únicas formas de viver, etc., etc., e neste sentido, é quase inevitável que as crianças, mesmo que sejam educadas num bom ambiente cristão, cresçam e se desenvolvam influenciadas por valores adversos, constantemente propagados no TV, no ambiente escolar, nos jogos, nos filmes, etc.

    Talvez seja o começo (ou o meio) da Grande Apostasia.

    ResponderEliminar
  2. Será que se o celibato não fosse obrigatório o número de vocações aumentaria? Não me parece!

    ResponderEliminar
  3. Ohhh, eu tb lancei uma sondagem idêntica. espero que não leves a mal. As respostas poderão ser parecidas, mas colocadas de maneira diferente. A ver vamos os resultados. Ainda está online, mas parece-me um pouco idêntica tb. a ver vamos...
    Eh pá, continuo a dizer que a tua música inspira-me... dá-me força... e, às vezes na Igreja é o que precisamos.

    ResponderEliminar
  4. Se o problema fosse do celibato, a Igreja Anglicana estaria a nadar em vocações...

    ResponderEliminar
  5. O problema está mais que falado. Trata-se de um efeito consequente da "hermeneutica da roptura". A religião Católica perdeu muita identidade e diluiu-se nos "valores" que outrora proclamou como erros. Contudo essa proclamação tem actualidade e não pode nem deve ser retirada do magistério da Igreja. Tenho pena mas este ponto nao consta da lista que o blog criou. E lamento muito que o segundo ponto remeta o problema para a sociedade e não para a Igreja.

    ResponderEliminar