Powered By Blogger

terça-feira, setembro 12, 2006

Novas tecnologias na vida de um Bispo

Ainda era um jovem padre quando se iniciou num mundo da informática e, "neste momento, já não consigo dispensar o computador portátil". Um padre da comunidade dos Dehonianos deu-lhe os primeiros tópicos sobre as novas tecnologias e a sua ânsia em saber mais sobre este mundo "obrigou-o" a aprofundar os conhecimentos. "Agora quando saio alguns dias levo-o sempre comigo. Serve para consulta e para redigir documentos" - sublinhou este bispo utilizador dos novas tecnologias. E acrescenta: "o computador já faz parte da minha vida como bispo e no exercício do meu ministério".
O computador portátil do bispo do Algarve "não é o companheiro e confidente" mas "sim um instrumento que eu procuro desfrutar o mais possível". Em vez de andar carregado de papéis, D. Manuel Quintas prefere recorrer a "este instrumento evangelizador". Naquele "armazém" de conteúdos tenho "muitas informações" e "quase levamos connosco uma biblioteca". Nas pastas do computador tem artigos pessoais e também relacionados com a diocese. "Facilita muito o trabalho" - disse. Ao nível de utilização de programas, o bispo do Algarve afirmou que o Word e o PowerPoint são os seus preferidos. "Quando tenho que apresentar uma conferência utilizo o PowerPoint porque prende muito a atenção das pessoas".
Ao descobrir as vantagens do computador portátil, D. Manuel Quintas reconhece que influencia os seus colegas do episcopado. "Vão surgindo bispos que se interessam sobre estas temáticas do computador". E exemplifica: "o bispo emérito de Aveiro, D. Manuel Almeida Trindade, disse-me recentemente que descobriu uma máquina nova e escreveu um livro todo no computador".
Com a descoberta daquela "máquina", a esferográfica passou para segundo plano no quotidiano do bispo do Algarve. "Redigo logo no computador porque temos a facilidade de apagar, corrigir e copiar textos" - frisou. E acrescenta: "fico mais preocupado se me esquecer do computador do que da esferográfica".
As novas tecnologias avançam e o PDA (computador de bolso) foi a nova aquisição do prelado algarvio. "Ali tenho a minha agenda pessoal e dados relativos à diocese". E avança: "é também um instrumento muito útil". Depois da resistência inicial aos novos instrumentos "verificamos que são muito úteis".
As alguns sites da Internet também recebem visitas obrigatórias de D. Manuel Quintas. "Quando faço consultas é sempre com um objectivo determinado e com tempo limitado". E salienta as suas preferências: "sites relacionados com a vida da Igreja e da sociedade em geral, alguns artigos de opinião de jornais e pelas bibliotecas on-line". Para aqueles que não estão familiarizados com estas tecnologias, D. Manuel Quintas deixa um conselho: "isto é mais simples do que aquilo que nós imaginamos porque os computadores não metem medo a ninguém".
Fonte: Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário