Powered By Blogger

sábado, junho 30, 2007

Ser padre não é fácil


“A história dessa exigência é obscura - passaram-se quase cinco séculos até que a igreja latina tenha exigido, definitivamente, o celibato.
Até o século IV, não havia nenhuma lei que o fizesse, em nenhuma parte da cristandade. A partir daí, o celibato começa a ser considerado obrigatório em algumas áreas, mas apenas os bispos não podiam se casar - e não o clero como um todo. Ainda assim, a lei não era geral e muitos bispos não a seguiam.

No século V, cerca de 300 bispos casados participaram do Concílio de Rímini - uma cifra enorme, dados os poucos bispos que havia no mundo latino. A partir dessa época, a lei começou a proibir que os sacerdotes fossem casados, embora não fosse exigida em todas as dioceses. Foi somente com o Concílio de Latrão, em 1123, que a exigência passou a valer para todo o mundo latino. No Oriente cristão, já havia sido declarado que homens casados poderiam ser ordenados padres, e o costume continua legítimo.

Até o século XVI, no entanto, as leis das dioceses não eram nem cumpridas, nem estavam generalizadas. E, quando estavam, eram mal cumpridas ou se buscavam subterfúgios para sair pela tangente. Um das saídas comuns antes do século IX era o casamento: embora fosse pecado, o matrimonio era considerado válido. “
Prof. João Flavio Martinez.

8 comentários:

  1. Não há dúvida que esta é uma Igreja p`rá frentex...

    Então, podendo ter várias sem assumir nenhuma, para quê casar?!

    Quem as tem que as ature!!

    ResponderEliminar
  2. Ou não será antes um anónimo ( de 30 de Julho) para a doidex!

    ResponderEliminar
  3. Doidex?!?

    OLHE QUE NÂO OLHE QUE NÂO...


    Do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
    SENTENÇA PROFERIDA EM 1487 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO.

    (Autos arquivados na Torre do Tombo, armário 5.o,maço 7)

    "Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; de cinco irmãs teve dezoito filhas; de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas; de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas, da própria mãe teve dois filhos.

    Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três mulheres".
    [agora vem o melhor:]

    "El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou por em liberdade aos dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo e guardar no Real Arquivo da Torre do Tombo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo".

    - Interessante não??

    ResponderEliminar
  4. na sequência desta aparição na praia (refiro-me ao elemento masculino. devo explicar-me visto que nos dias de hoje já quase tudo é possível!)e das alterações que o Papa anda a fazer, sugiro que os padres celebrem missa de calções. não de tanga, calção mesmo! é esteticamente mais agradável. Eu cá por mim não sairia da igreja. sempre fui uma rapariga muito rezadeira e estou certa que a visão do padre da minha igreja inspirar-me-ia. uiui!

    Relativamente ao celibato penso que muitos dos padres que o defendem é porque preferem ter várias (uma aqui, outra acolá) e assim ninguém sabe e muito menos as visadas. Há sempre um funeral, umas confissões, uns casamentos e mais uns retiros e está tudo justificado!

    Depois certamente os de mais idade, digamos que já se habituaram e já dobraram o "Cabo das Tormentas" os mais novos que se amanhem que foi o que eles fizeram.

    Os bispos e arcebispos fecham os aolhos e fazem de conta que não veêm e cada um que se arranje. Até acho que os bispos têm razão, porque ainda há muita gente que defende o celibato dos padres, principalmente gente que anda pelas igrejas. ora seria difícil alterar a regra nestas condições.

    Para mim esta gente defende o celibato dos padres porque não tem vida própria. acha que o padre tem que os aturar. se arranjassem um namorado(a) já se lembrariam que o padre tem mais que fazer na vida! Depois há as que têm sonhos com o padre e imaginar o padre casado arrazaria completamente a vida destas senhoras.

    Teodora

    ResponderEliminar
  5. Se sempre achei que o pessoal das bandas de Trancoso tinha ar de ter muito pedal, agora tenho a certeza!

    D. João II foi porreiro digam lá, que não foi?! O prior não foi acusado de violação, logo depreende-se que todos viveram numa perfeita animação.

    Eu cá por mim além de o libertar tinha-lhe oferecido o Titulo de Comendador de qualquer coisa.

    Só uma pergunta, e o prior nos entretantos teve tempo para exercer o seu ofício?

    Vejam bem ... o quanto a inexistência do celibato dos padres (pelo menos dos das bandas de Trancoso) poderia tornar a taxa de natalidade do nosso país umas das mais altas da União Europeia. Certamente ultrapassaríamos as dos países nórdicos!

    Eu se fosse padre reunia um estudo bem fundamentado acerca desta matéria e entregava-o ao nosso maior, mais grande, enormíssimo, competentíssimo, rigorossíssimo e outros -íssimos primeiro ministro doutor, "inginheiro" José Sócrates!

    Meus amigos padres, só ele vos salvará!

    Teodora

    ResponderEliminar
  6. Sejamos coerentes!

    Quando se trata da reabilitação da Missa em Latim, que nem sequer é obrigatória, surge um eco de vozes contestatárias que apelida o Papa de "retrógrado" e de não sei quantas coisas mais.

    Quando vem ao de cima, recorrentemente, o problema do celibato dos Padres, surge o mesmo eco de vozes contestatárias que, igualmente, apelida o Papa de "retrógrado" e de não sei quantas coisas mais.

    Ali, porque ele quer voltar atrás; aqui, porque ele "não" quer voltar atrás.

    Em que ficamos?

    E a obediência, castidade e pobreza, que definem o Sacramento da Ordem, onde estão?
    No que respeita à obediência, já ninguém quer obedecer à hierarquia eclesiástica;
    A castidade, todos estão ansiosos por sumi-la das suas vidas;
    Da pobreza, só Deus sabe….

    Tanta desunião no seio da Igreja, só ajuda a enfraquecê-la cada vez mais e serve bem os propósitos dos seus inimigos, pelo que não nos podemos queixar: eles dão uma machadada, nós vamos e damos outra.

    Ser Padre não é fácil.
    Mas viver, seja lá que tipo de vida tenhamos escolhido, não é fácil, a menos que sejamos uns vagabundos, ao sabor das oportunidades e façamos como a cigarra.
    Além disso, ser Padre é uma missão nobre que se distingue pela sua abnegação e desprendimento mundano que, outrora lhe conferia um certo carisma e que actualmente se vai perdendo, porque os padres não querem assumir a dignidade de Ministros da Igreja que tudo deixaram com alegria e por amor a Cristo; querem ser "tão iguais" aos leigos, que se diluem neles e me interrogo qual a verdadeira essência actual de se ser Sacerdote.

    Não foi sem razão que a Igreja se viu obrigada a impôr o celibato aos seus Ministros.

    ResponderEliminar
  7. «Não foi sem razão que a Igreja se viu obrigada a impôr o celibato aos seus Ministros.»

    Pois não, foi porque os cofres do Vaticano a isso obrigaram!!!
    Qualquer Padre o sabe...

    ResponderEliminar
  8. Diz-me que não é fácil ser padre porque não pode ter uma mulher?
    Sinceramente!...
    Começo a duvidar da sua vocação.

    ResponderEliminar