Estamos no mês de Maria.
São muitos os peregrinos que estão a caminho de Fátima.
Rezemos por eles.
Há, no entanto, uma questão que não deve ser esquecida. Maria dá-nos um exemplo magnífico com a sua mansidão, humildade e generosidade, mas não nos podemos esquecer que, como diz o primeiro mandamento: "Adorar apenas a Deus". A própria Maria disse nas Bodas de Canaa: "Fazei tudo o que Ele vos disser". Ela intercede por nós e dá-nos um bom exemplo de como se deve dizer "sim" a Deus Pai, mas não é Deus. Sem Ele não consegue fazer nada. Os milagres são de Deus. Maria apenas intercede. Aliás, quem diz Maria, diz também todos os santos.
Não pensem que estou a menosprezar Nossa Senhora e os santos. Não!
São muitos os peregrinos que estão a caminho de Fátima.
Rezemos por eles.
Há, no entanto, uma questão que não deve ser esquecida. Maria dá-nos um exemplo magnífico com a sua mansidão, humildade e generosidade, mas não nos podemos esquecer que, como diz o primeiro mandamento: "Adorar apenas a Deus". A própria Maria disse nas Bodas de Canaa: "Fazei tudo o que Ele vos disser". Ela intercede por nós e dá-nos um bom exemplo de como se deve dizer "sim" a Deus Pai, mas não é Deus. Sem Ele não consegue fazer nada. Os milagres são de Deus. Maria apenas intercede. Aliás, quem diz Maria, diz também todos os santos.
Não pensem que estou a menosprezar Nossa Senhora e os santos. Não!
Como disse, ela é um óptimo exemplo para seguirmos o caminho de Jesus Cristo. Só chamo a atenção para esta questão, porque vejo muitas pessoas - muitas por desconhecimento das Escrituras, outras de forma inconsciente - que louvam mais Maria do que Jesus, tratando-a como se fosse Deus Pai.
O mesmo acontece com os santos.
As pessoas agradecem a Maria e aos santos por terem alcançado determinada graça, mas esquecem-se que o agradecimento também deve ser dado a Deus Pai. Afinal, Ele é que ouviu as suas intercessões e foi quem nos deu a graça.
Por que razão há-de ser esquecido?
Olhemos para Maria e para os santos como os nossos ajudantes e os ajudantes de Deus. Eles próprios assim o diziam, por palavras e acções. Não os estamos a reduzir ou a menosprezar por o fazermos. Estamos apenas a seguir a vontade de Deus Pai: "Adorar apenas a Deus!"
Olhemos para Maria e para os santos como os nossos ajudantes e os ajudantes de Deus. Eles próprios assim o diziam, por palavras e acções. Não os estamos a reduzir ou a menosprezar por o fazermos. Estamos apenas a seguir a vontade de Deus Pai: "Adorar apenas a Deus!"
Fonte: Raízes
Maria?...Santos?...
ResponderEliminarPenso que são realidades diferentes...
Que ninguém se preocupe que o culto a Maria...ofusque o culto devido a Jesus.
Qual é o filho que não gosta que gostem de sua mãe?...
Ultimamente, não sei porquê, surgem, em todos os quadrantes...até intra-muros... medos...complexos... ou outras coisas parecidas..sem razão de ser, debaixo de qualquer caco...
Veneremos...o mais que pudermos Nossa Senhora...Mãe de Jesus...em vez de lançarmos nuvens para o ar...
Este mundo, como nunca, tem fome e sede da sua bênção e do seu manto protector!...
Ou não será verdade?...
É um facto comprovado de que Maria é adorada ou venerada (a maioria não faz distinção) acima de Deus e do Seu Filho Jesus Cristo.
ResponderEliminarVejamos o que se passa pelo mundo fora, onde não há terra que não tenha um Santuário de peregrinação a Maria. E Portugal está no topo desta realidade!
Mas, o que deve preocupar mais a Igreja é a constatação de que a maioria dos peregrinos são católicos não-praticantes que usam o culto a Maria como adoração a uma deusa de culto pagão.
A culpa é essencialmente da Igreja que, nos últimos séculos, exacerbou o culto a Nossa Senhora em detrimento de Seu Filho.
O quê?...Exacerbação do culto a Nossa Senhora...em detrimento...do Seu Filho?!...Não há aqui uma inaceitável contradição nos termos?...Um exacerbado e crasso contra-senso?!...
ResponderEliminarBico de pato,
ResponderEliminarNão há contra-senso nenhum.
Há sim opiniões diferentes, porque diferentes, serão talvez, as nossas formas de sentir e de pensar.
Eu coloco a Mãe de Cristo no mesmo patamar que os Santos - como auxiliadores e medianeiros.
Acima de tudo e de todos está Cristo! A Redenção e a Salvação veio Dele e por Ele, e só através Dele, que é a Porta, entraremos no Reino.
De resto, não encontra nos Evangelhos muito mais do que Maria a escolhida, bendita entre todas as mulheres, para trazer Deus ao Mundo - não mais do isso.
Sim, sim. Penso e sinto muito diferente.
ResponderEliminarSe Nossa Senhora fosse só isso...como o é no seu entender,...a "mulher escolhida... para trazer Deus ao mundo"...a Igreja, muito mais que exacerbar, teria andado a enganar-nos...ou a brincar.... com coisas muito sérias...
A ser assim...não me diga mais que acredita nessa Igreja...
Nossa Senhora é muito mais que Santa...meu caro. É Mãe...de Jesus e nossa Mãe( não em sentido figurado...em toda a acepção da palavra) porque Ele assim o quiz...
Adoro ler discussões acerca da mitologia:
ResponderEliminarDeuses, filhos de deuses, mães de deuses de filhos de deuses, filhos concebidos entre humanos e deuses (semideuses), anjos, arcanjos, principados, querubins, santos e beatos; céu, purgatório, limbo (desculpem, o límbo foi abatido ao efectivo recentemente!), o inferno também já não existe, (o que é uma pena pois dava um jeitão para assustar os ignorantes).
Sinceramente! vocês acreditam mesmo, ou estão só a brincar?!
Por mim prefiro a mitologia grega, além de muito mais bonita, nunca ninguém foi queimado vivo por não acreditar nela!!
Ó meu caro anónimo, de Esparta ou de Esmirna
ResponderEliminarFicaste todo contente com a caricata tirada de retórica?
- Uma caricata caricatura desconchavada, própria dum colegial...ainda sem o sentido de responsabilidade pelo que sai da boca...
Os gregos não te ensinaram que não se deve brincar com coisas sérias?
Fica-te com esta lição, podia ser de Platão, por acaso, é de Sócrates:
"Que ninguém, de bom senso, se atreva a falar do que não sabe. Muito menos de religião. Muito menos caricaturar..."
Meu caro bico de pato:
ResponderEliminarA origem do judaísmo, cristianismo e islamismo é oriunda da mesma mentira ancestral, criada pelo medo e mantida pela repressão e é difícil dizer, das religiões, qual a pior. Todas as religiões são más. Pior só o clero que as promove e vive à custa delas.
O Islão é um plágio grosseiro do cristianismo, sem contacto com a cultura helénica e o direito romano. É hoje um foco de infecção mística e o manicómio da fé. Os dignitários islâmicos, xiitas ou sunitas, são iguais aos padres da Inquisição, um bando de exaltados piores do que o Deus que injectam nas crianças e com que desvairam os crentes.
O Judaísmo é uma religião cujo declínio se esbate no sionismo agressivo e nos judeus das trancinhas que pretendem ganhar o Paraíso a destruir o Muro das lamentações à cabeçada. Sob o ponto de vista religioso deixou de ser um perigo. É, sobretudo, vítima do anti-semitismo cristão e islâmico.
O cristianismo é um barco que mete água. A ciência produziu-lhes rombos no casco e o navio ficou à deriva. Os escândalos dos seus padres fizeram descrer da boa conduta do seu Deus. O Renascimento, o Iluminismo e a Revolução Francesa debilitaram o poder do clero e deram origem às modernas democracias. No pântano da fé tem sido possível germinar a liberdade. São cada vez menos os crentes e cada vez mais moderados.
Claro que o calvinismo é intolerante; o protestantismo evangélico, agressivo; a Igreja Ortodoxa, retrógrada e o catolicismo, fraudulento. Não há religiões boas, mas há cada vez mais crentes que acreditam cada vez menos e que têm vergonha do que dizem os seus padres. Os milagres da Igreja católica romana envergonham os mais sensatos e conduzem ao abandono dos mais pudicos. Os números de circo para os meios rurais são motivo de vergonha e escárnio para os meios urbanos e alfabetizados.
A Igreja católica está em coma. Os bispos são o adereço gracioso das inaugurações a manejar o hissope nos países onde a tradição e o défice de vergonha dos governantes os convidam.
Há seminários vazios, igrejas às moscas e padres a mudar de ramo. As hormonas e a fé tornaram-se incompatíveis. Enquanto o Papa persiste numa moral anacrónica, os padres esquecem-se dos espinhos do seu deus, procuram a macieza dos lençóis e esquecem a castidade.
Deus está desacreditado. Um destes dias o Diabo faz uma OPA amigável e os homens libertam-se de um e de outro, duas criaturas que fizeram a infelicidade da humanidade durante séculos.
Completamente delirante!... Para onde te leva a mente...já inconsciente...incapaz de se rever a si mesma...?
ResponderEliminarO Mundo andou completamente tresloucado...até àquele dia em que um iluminado português ( escreve em português...) já maduro...atingiu a idade da razão ( a sua) e , subindo ao monte...viu que tudo está errado...assim como ele acaba de enunciar...
Então, pôs-se a gritar aos quatro cantos da Terra:
" Vinde ...ó perdidos...luzinhas apagadas da cabeça...ouvir o que tenho para vos dizer...
-----essa lenga-lenga...atrás exposta..sempre a mesma...
E não é que , no fundo, evidencia em tudo, que quer fazer na mesma...palmilhar os mesmos erros...criar uma religião:
- a do nada...a do escuro...a da barafunda derrotista... e, se for possível, viver à custa dela...como seu exclusivo sacerdote...sem altar ou freguesia?...
«-----essa lenga-lenga...atrás exposta..sempre a mesma...»
ResponderEliminarBico de pato:
Assumo a minha ignorância no que diz respeito à Lei de Deus.
Eu tenho aprendido muito com o seu blog, e tento compartilhar esse conhecimento com tantas pessoas quantas posso, por exemplo:
Quando alguém tenta defender a homossexualidade, eu lembro simplesmente que Levíticos 18:22 afirma claramente que isso é uma abominação. Fim do debate.
Mas eu preciso, entretanto, da sua ajuda no que diz respeito a algumas outras leis específicas e como seguí-las:
a) Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9).
O problema são os meus vizinhos.
Eles reclamam afirmando que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?
b) Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7.
Na época actual, qual acha que seria um preço justo?
c) Eu sei que não é permitido ter contacto com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24).
O problema é:
Como é que eu digo isso a ela?
Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.
d) Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados em nações vizinhas.
Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadianos.
Você pode esclarecer isso? Por que será que eu não posso possuir canadianos?
e) Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados.
Êxodo 35:2 afirma claramente que ele deve ser morto.
Sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo?
f) Um amigo meu acha que, mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10),
é uma abominação menor que a homossexualidade.
Eu não concordo.
Você pode esclarecer esse ponto?
g) Levíticos 21:20 afirma que eu não posso aproximar-me do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão.
Eu admito que uso óculos para ler.
A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?
h) A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusivamente o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27.
Como devem eles morrer?
i) Eu sei que tocar em pele de porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8),
mas eu posso, por exemplo, jogar futebol americano se usar luvas?
É que as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco.
j) O meu tio tem uma fazenda.
Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo.
A sua esposa também viola Levíticos 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliester).
Ele também tem tendência para praguejar e blasfemar muito.
É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)?
Nós não poderíamos simplesmente queimá-los numa cerimónia privada, tal como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com os seus sogros (Levíticos 20:14)?
Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, por isso confio em que me possa ajudar.
Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável.
«Os milagres são de Deus. Maria apenas intercede»
ResponderEliminaró bico de pato, como é que você sabe que são de deus e não de maria, foi ele ou ela que lhe disseram?
Até o ridículo tem limites sabia?
ó meu caro anónimo
ResponderEliminarEu tenho mais que fazer...
a ociosidade é propícia a dizer asneiras...
A outros porém, dá-lhe para delírios místicos...
ResponderEliminar