Powered By Blogger

segunda-feira, maio 07, 2007

Igreja mais atenta ao desporto

O desporto "está em casa" na Igreja. Este é o tema que motiva os trabalho do seminário de estudo promovido, em Roma, pelo Centro Desportivo Italiano (CSI), responsável pela realização da já célebre Clericus Cup.

Este torneio de futebol de 11 com padres e seminaristas das Universidades, Colégios, Conventos e Seminários Pontifícios reúne 311 participantes, de 50 países dos cinco continentes.

O mesmo Cardeal que deu o pontapé de saída da Clericus Cup, D. Pio Laghi, disse hoje que "o desporto educa e permite manter o equilíbrio da pessoa".

Para o prefeito emérito da Congregação para a Educação Católica, foi muito importante a criação, em 2004, da secção "Igreja e desporto", dentro do Conselho Pontifício para os Leigos.

O Cardeal Laghi sublinhou ainda que "a Clericus Cup, que está a decorrer em Roma, permitiu mostrar um novo rosto do mundo clerical, dos 14 mil seminaristas e estudantes de Teologia, Sagrada Escritura e Direito Canónico presentes na capital" italiana.

Já o Pe. Kevin Lixey, director da secção "Igreja e desporto", lembrou o momento em que foi apresentado a João Paulo II, para quem o desporto "era uma fronteira da nova evangelização".
Fonte: ecclesia

2 comentários:

  1. E depois: mente sã em corpo são...

    ResponderEliminar
  2. Segundo dizia o nosso grande filósofo Platão, o género humano deve ser exercitado e instruído, desde criança, na música e na ginástica, para que possa desenvolver, respectivamente, uma boa formação espiritual e física, através de método e disciplina.

    Tenho dúvidas de que se ele vivesse no nosso tempo, mantivesse essa opinião: com futebol e música rock, o efeito parece bem contrário àquele, preconizado.

    Mas, no entanto, não existem apenas estas duas modalidades. A ginástica, propriamente dita, é salutar quando não é exercida com excesso (como parece ser moda).

    Quanto à música (não falando do rock), como forma de exercitar e disciplinar o espírito e a mente, os srs. Padres cultivam o gosto por ela?

    Seria mais relevante e apropriada à vocação sacerdotal do que o desporto.

    ResponderEliminar