Powered By Blogger

quarta-feira, maio 30, 2007

Endemol cria 'reality show' para a doação de rim

Lisa tem 37 anos e sofre de uma doença terminal. Lisa vai escolher, entre três pessoas com doença renal, aquela que merece receber o seu rim, para ser transplantada e, assim, sobreviver à doença. Tudo vai acontecer no novo reality show criado pela Endemol e que deverá ir para o ar na próxima sexta-feira no canal holandês BNN, contra todas as críticas que tem recebido da comunidade médica e da classe política local e além-fronteiras.

A escolha será feita com base em conversas com familiares e na análise do perfil dos doentes (cuja cara e identidade nunca é revelada). Os telespectadores também terão uma palavra a dizer, não fosse este programa de entretenimento um reality show, que terá o nome de O Grande Show do Doador. O voto do público faz-se por SMS durante os 80 minutos do programa. Mas a decisão final cabe à doadora.

O formato está a chocar a Holanda. "Isto é uma ideia de loucos", reagiu à BBC o democrata-cristão Joop Atsma, considerando "inconcebível que se vote quem é que vai receber um rim". Às críticas, o director da BNN (cujo fundador morreu de doença renal) responde que o programa servirá para chamar a atenção para a falta de órgãos para doação na Holanda.

Os argumentos não convencem os críticos. John Feehally, até há pouco presidente da Associação Renal do Reino Unido, condenou o programa: "o cenário apresentado é eticamente inaceitável", disse que "o formato do o programa não tem qualquer tipo de relação com a forma como os transplantes são feitos no mundo real".

Os críticos ingleses de televisão vieram avisar que a BNN e a Endemol estão a dar um "passo longe de mais" e sustentaram que tal formato seria "impensável" em Inglaterra.
Fonte: DN

2 comentários:

  1. "Isto é uma ideia de loucos", num Mundo governado por loucos!

    ResponderEliminar
  2. eles tem é que pagar por isso rapaz
    a endemol é um demonio em pessoa sabiam

    ResponderEliminar