Powered By Blogger

terça-feira, maio 15, 2007

Evangelizar exige recorrer aos meios de comunicação, assegura Bento XVI

Ao apresentar uma «nova etapa» missionária à Igreja na América Latina, Bento XVI assegurou que «não se pode limitar-se só às homilias, conferências, cursos de Bíblicos ou teológicos, mas deve-se recorrer também aos meios de comunicação».

Em concreto, mencionou «imprensa, rádio e televisão, sites da internet, foros e tantos outros sistemas para comunicar eficazmente a mensagem de Cristo a um grande número de pessoas».

Letícia Soberón, considera que «o Santo Padre pôs o acento em um tema crucial de nossos dias: as novas linguagens e os espaços inevitáveis para a missão».

«É providencial que a Igreja da América Latina conte agora com mais meios que nunca para dialogar com o mundo, oferecer sua mensagem e criar espaços de encontro e comunhão: edita inumeráveis jornais e revistas, está presente no âmbito popular com uma rede de rádios católicas e educativas muito articulada e capilar, são criadas cada vez mais emissoras de televisão e uma crescente quantidade de sites católicos», acrescenta Letícia Soberón.

Segundo Soberón, «o Papa Bento XVI assinala que ‘não se deve limitar-se às homilias’, pois sabe que as crianças e jovens já pensam e elaboram as suas decisões não com base em um discurso oral, mas sobretudo em outras linguagens, que incluem música e imagem».

«Estão influenciados por um clima mediático muito denso, no qual a voz de Cristo deve ser ouvida de forma clara e diáfana, nos espaços onde eles participam e nas categorias que eles entendem», sublinha.

«Este é um grande desafio para a Igreja de nosso tempo, mas como disse, há anos que se vem preparando e abrindo esses espaços. O Papa foi muito claro e corresponde a todos ser dóceis à sua indicação», conclui.


Fonte: Zenit

1 comentário:

  1. Pois também perfilho desta visão, aliás, penso que até já me referi a isso, por aqui.

    Os meios de comunicação, em especial a TV e rádio generalistas (não tanto canais temáticos, só vistos por quem tem acesso a eles) seria um excelente veículo de divulgação e evangelização.

    Agora fala-se muito das crianças e jovens, há uma preocupação enorme em tentar chegar ao seu mundo com apetrechos e linguagens semelhantes, mas esquece-se, de todo, aquela faixa da população - os adultos - a maioria dos quais vivem arredados da Igreja e de Deus porque, inevitavelmente, são absorvidos pelo emprego, pelos afazeres diários onde não sobra tempo para mais nada.

    Esses, precisam de formas também específicas de evangelização: que a Igreja se preocupe em chegar até eles, através de programas (não no Canal 2, que não vêem), de canções, etc., que os acorde do seu torpor.

    Enfim, que seja colocado um cartaz, em letras garrafais, à entrada de cada Igreja, com uma passagem do Evangelho. Muitos que passam, lerão e meditarão.

    ResponderEliminar