Powered By Blogger

sexta-feira, junho 20, 2008

Os judeus sobreviventes do holocausto agradecem a intervenção do Papa Pio XII

O Papa Bento XVI receberá na próxima quarta-feira um pequeno grupo de judeus sobreviventes do holocausto. Esses judeus, presentes em Roma por ocasião de um simpósio sobre o Papa Pio XII que a Fundação patrocina, querem agradecer pessoalmente a intervenção da Igreja Católica, que conseguiu salvar-lhes a vida durante a Segunda Guerra Mundial.

A Fundação Pave The Way, dedicada ao diálogo inter-religioso, apresentará publicamente uma série de gravações, realizadas com a colaboração da agência de televisão Rome Reports, na qual se recolhem testemunhos que mostram as actividades secretas do Papa e dos membros da casa pontifícia para salvar as vidas de judeus durante a guerra.

O objectivo é «analisar o que se sabe até hoje, antes da abertura dos arquivos vaticanos. Não se trata de fazer uma revisão erudita centrada só nos arquivos originais, mas sim de um tribunal onde os acontecimentos de então e os testemunhos actuais ajudem o grupo a chegar a uma conclusão razoável, que receberá a confirmação histórica quando os arquivos forem abertos».
Fonte: Zenit

Sem comentários:

Enviar um comentário