As mulheres ainda não podem celebrar missa - mas já há no Vaticano algumas que ocupam lugares antes exclusivamente reservados aos homens; e nem todas são católicas nem freiras.
No Pontificado de Bento XVI há mulheres em oito cargos importantes.
- Uma delas, russa e ortodoxa, é retratista oficial do sucessor de São Pedro e ocupa o lugar já ocupado por Miguel Angelo ou Rafael.
- Também é uma mulher (a primeira nesse cargo) que dirige a filmoteca do Vaticano.
- Outra, casada e psiquiatrica, analisa pedidos de nulidade matrimonial.
- Ou ainda uma outra, que ainda foi nomeada por João Paulo II, que é subsecretária da Congregação para os Estudos da Vida consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
- E há também a "irmã internet", responsável pelo site do Vaticano.
gostei do "ainda não" :)
ResponderEliminarSe pensarmos que as mulheres antes do Vaticano II não podiam aproximar-se do altar...hoje são leitoras, ministros extraordinários da comunhão, presidem a Celebrações da Palavra, inscrevem-se nos cursos de teologia...grandes passos foram dados. Esperemos pelo que falta.
Será suficiente?! Por favor; parece-me quase aquela história de homem/mulher, quando o marido se vira para a mulher e diz-lhe: olha, ocupas um cargo importante nesta família, vais cozinhar!
ResponderEliminarDF
Numa religião que me ensinou (tenho 63 anos), que Deus é homem, o filho dele é homem, o representante deste é homem e para chegar a esse cargo tem que se ter algo pendurado entre as pernas; que esperam vocês?!
ResponderEliminarHaja paciência...
Reparem que ao longo dos anos se foram perdendo muitas referências em certos grupos. Os mesmos acabaram por cair e se reduzir a pó. conclusão... a Igreja resiste passados 2000 anos. porquê? porque o espirito inspira-nos e não nos deixa perder as referências que nos chegam ainda hoje pela tradição. é-nos mais fácil ver a sucessão dos apóstolos (todos homens) em homens do que em mulheres.... não me escandaliza haver mulheres a celebrar missa mas julgo que não é o mais coerente. Por amor de Deus... preocupem-se com o essencial
ResponderEliminar