Powered By Blogger

quinta-feira, junho 12, 2008

Católicos, voltai para casa!

7 comentários:

  1. Eu saí e não tenho intencão de voltar.
    A liberdade não tem preço!

    ResponderEliminar
  2. Eu já estive fora (como todos em algum momento ou fase nossa da vida acabamos por estar...). Mas desde a minha adolescência (aos 13 anos comecei a minha formação Cristã, depois de ter sido baptizado com poucos meses de vida...)que estou "cá dentro..." e não faço intenção de sair...
    Não deixei de ser Livre... porque afinal a Liberdade não é fazer o que queremos, mas sim o que devemos segundo a nossa condição de Homens e Mulheres!!
    Nesse sentido a Igreja não me coarcta na minha Liberdade... antes, me aponta caminhos para encontrar o Caminho... aquele que me conduz a Deus porque só n'Ele sou verdadeiramente Livre...

    AMO A IGREJA. SANTA E PECADORA.
    É A MINHA CASA!!!

    ResponderEliminar
  3. Por que não ter um pé dentro e outro fora?!

    ResponderEliminar
  4. Os bispos de Portugal vão ter umas jornadas de estudo na próxima semana.
    Sabem em que vão ocupar o tempo? A discutir gestão.
    Será que os gestores discutem o Evangelho? Oxalá que sim, pois os bispos estão ocupados com a gestão!

    ResponderEliminar
  5. Pois pode parecer que não, mas eu até concordo que os Bispos se dediquem a estudar os problemas de gestão da Igreja...
    E sim, o Evangelho fala de gestão... Judas era o «ecónomo» do Grupo dos Doze, isso todos sabemos... sabemos que lhe competia guardar as ofertas que recolhiam, assegurar o necessário para a sustentação do Grupo e distribuir também as esmolas pelos pobres...
    Na Igreja há um sério problema de gestão... há diferenças, dentro do País, de diocese para diocese, quanto à sustentaçãodo Clero, por exemplo... Há padres a ganharem imenso dinheiro... há padres que mal conseguem viver com o que lhes é dado... Há padres que para terem dinheiro para viver precisam de se dedicar a outras tarefas que não a do Anúncio da Palavra (dar aulas, por exemplo...).
    Há Dioceses/Paróquias onde não existe um Regulamento claro e eficiente quanto à Gestão dos Bens Patrimoniais da Igreja... o que leva a que se cometam imensas atrocidades, para não dizer 'fraudes'... tanto por parte de algum Clero que não está para servir mas para «se servir» e também dos Leigos que estão à frente da Gestão desses Bens nas respectivas Comunidades...
    Há a necessidade de clarificar todas estas questões e criar uma uniformidade nacional quanto à gestão dos recursos económicos das Comunidades locais, das Dioceses e particularmente em relação ao Clero.
    Mas, ainda assim, a mais grave crise de gestão que os nossos Bispos precisam de enfrentar e resolver é a dos Recursos Humanos... Há dioceses com padres «a mais» e dioceses com padres «a menos»... quando se passa dessa visão mesquinha, alicerçada numa visão legalista da «incardinação» do Clero e se implementa uma Gestão de Partilha e Comunhão no que toca à distribuição do Clero na Igreja em Portugal??
    Espero que os nossos Bispos estudem bem... e sejam ousados nas suas conclusões e perspectivas de acção para o futuro e não venham destas Jornadas apenas com «mais do mesmo».

    Um Padre (também) inquieto

    ResponderEliminar
  6. Mais importante que aprender gestão é reaprender o Evangelho, a justiça e a solidariedade.
    Realmente, anunciar aumento das Missas numa altura de tão grande crise que sensibilidade mostra?
    Os nossos bispos precisam de aprender muito!

    ResponderEliminar
  7. vim conferir o vídeo... e

    lembrei


    de alguns textos (de um psiquiatra que admiro muito, mas que discordo pelo menos em parte de alguns de seus posicionamentos) um deles é sobre as belas idéias e um outro sobre o erro de se educar as crianças acreditando no amor incondicional ...seu nome e seus textos guardo...talvez para outra ocasião e lugar


    a fé em Jesus
    o amor a sua Igreja

    não é apenas uma bela idéia

    somos nós que acreditamos

    e se fizermos valer nossa fé doada e querida de Deus

    faremos coisas mais grandiosas que Jesus (não foi ele que disse?)

    dai-nos a fé Senhor Jesus
    fé amorosa e fiel

    como lemos no catecismo

    Cristão reconhece a tua dignidade


    E ainda: "Quanto a mim, terei confiança nele"


    uma vez achei uma oração bem velhinha na Igreja dizia assim


    ORAÇÃO A JESUS CRUCIFICADO
    (rezada por s. Francisco de Assis)

    Ó alto e glorioso Deus,
    ilumina as trevas
    do meu coração.

    Dá-me uma fé reta,
    uma esperança certa,
    uma caridade perfeita
    e uma profunda humildade.

    Dá-me, Senhor,
    intuição e discernimento
    para realizar
    a tua verdadeira
    e santa vontade. Amém




    "Ao nome de Jesus,
    se dobre todo joelho
    no céu, na terra e sob a terra;
    e toda língua confesse
    que Jesus Cristo é o Senhor.
    Para a Glória de Deus Pai." Fl 2, 10

    ResponderEliminar