Powered By Blogger

domingo, maio 11, 2008

A "epidemia" da mentira na sociedade actual

Na sociedade actual mente-se em demasia!
Transformou-se numa verdadeira "epidemia".
E tudo isto "provoca a desintegração da unidade e da verdade no alicerce social"."

Mente-se nas grandes instituições;
mente-se entre as pessoas responsáveis pela sua liderança;
mente-se nas nações, no Governos, nos sindicatos, nas empresas, nos partidos;
mente-se em toda a espécie de associações (e não só no futebol);
mente-se até nas instituições criadas para educar e defender as crianças".

Será que somos educados para MENTIR?

6 comentários:

  1. se não é a mentir é no mínimo a enganar!

    o facto de se valorizar tanto a importância à imagem e às firmas de comunicação tudo aponta para a farsa.

    Acho que no dia-a-dia as pessoas frequentemente tentar parecer o que não são.

    ResponderEliminar
  2. Por falar em mentiras gostaria de partilhar convosco um texto do Padre Mário da Lixa:

    1. Este é o dia que a Mentira fez. Choremos convulsivamente. Mas de modo algum desfaleçamos na luta. Pelo contrário. Armemo-nos sempre com a couraça da Verdade e resistamos com todas as forças às múltiplas investidas da Mentira. Em nome do bom senso, da inteligência e da nossa dignidade de seres humanos. São já 90 anos de Mentira muito bem orquestrada. Saibam todas, todos que as populações, enquanto não forem ilustradas e evangelizadas, viverão inevitavelmente destas coisas da religião e do obscurantismo. Sempre assim foi, desde que o mundo é mundo. E assim continuará a ser, enquanto as populações permanecerem distantes da Ilustração e do Evangelho de Jesus. Os Poderes que estão no terreno (são todos Treva e das Trevas) trabalham que se fartam para manter a religião e o obscurantismo. Eles sabem que populações ilustradas e evangelizadas não são manipuláveis, nem se deixam enganar. Por isso investem o mais que podem em Fátima.



    O que hoje está a acontecer com os três canais generalistas de tv, particularmente com a RTP 1, televisão pública de um Estado constitucionalmente laico, é uma vergonha nacional que, para cúmulo, conta com a cumplicidade e indiferença dos intelectuais do país e do Ocidente. Um crime a juntar a tantos outros que Fátima é e já soma nestes 90 anos de Mentira. Mas, ao mesmo tempo, tenhamos consciência de que não há Mentira que sempre dure. Podem ser 500 mil, ou 500 milhões de pessoas a correr para Fátima. A Mentira que tudo aquilo é não passa a ser verdade. Continuará a ser Mentira. Nestas coisas da Verdade e da Mentira, os números não pesam. E, se pesarem, é quase sempre ao contrário, quanto maior é o número de presenças, menos verdade há no evento em questão. Não fosse assim e o Evangelho de Jesus e a via que Jesus inaugurou com a sua prática e palavra não teriam o selo da Verdade que nos faz livres. Não advertiu o próprio Jesus que o seu Evangelho uma via de “porta estreita” e que são poucos os que entram por ela? E não acrescentou Jesus que “larga é a porta e espaçosa é a via que conduz à perdição (entenda-se, à desumanidade, ao aviltamento, à auto-flagelação, à alienação, à perda da liberdade e da dignidade, tudo coisas mais do que manifestas hoje em Fátima!) e são muitos os que entram por ela? Então, estejamos vigilantes e não nos deixemos impressionar nem enganar.

    ResponderEliminar
  3. Realmente a nossa maioria governativa é a prova de uma grande mentira!

    O Pinóquio maior é quem nos governa!!!

    ResponderEliminar
  4. A peregrinação das crianças a Fátima, no dia 10 de Junho, vai focar-se no tema da Verdade.


    Passa pelo meu cantinho e faz uma oração...

    beijos em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  5. Mentir � ensinar supersti�es como se fossem verdades.

    ResponderEliminar
  6. A gravidade da mentira na família é um drama na nossa sociedade, confunde-se amor e vida em comum com interesses vários e quando não entra o coração não há amor não há família só temos mentiras....
    Infelizmente muitas vezes nem os próprios 'conhecem' a verdadeira verdade pois já estão tão confusos que tudo se baralha!
    Que Deus nos ajude principalmente com as nossas crianças para construirmos um amanhão maior!
    PN, AM

    ResponderEliminar