Powered By Blogger

quarta-feira, maio 07, 2008

Igreja alerta contra a fome

A Igreja Católica está preocupada com impacto que a escalada de preços dos combustiveis e dos alimentos a ter nas familias portuguesas, sobretudo nas mais pobres.
"Ninguém ignora que há em várias regiões do nosso país um número cada vez maior de famílias com grande carência de alimentos de primeira intensidade". E D. Jorge Ortiga acrescenta que "cabe à Igreja alertar para este problema, de modo que se possa combater com eficácia e celeridade". E D. Jorge exprime os sentimentos: "dói a alma quando se tem conhecimentos de crianças que vão para a escola sem pequeno almoço, porque os pais não têm o que lhes dar de comer".
A Igreja está no terreno, conhece os problemas e neste ponto concreto há muito tempo que o combate. As paróquias tem se empenhado. As associações ligadas à Igreja realizam um trabalho notável e de grande eficácia, mas insuficiente.
Este alerta serve para susistar a reflexão sobre as medidas que devem ser tomadas para atenuar os efeitos da crise.
Fonte: Correio da manhã.
Vale a pena apostar num novo Aeroporto, numa nova ponte sobre o Tejo, no TGV quando a pobreza extrema está a crescer em Portugal?

2 comentários:

  1. Em Bragança a Santa Casa da Misericordia, tem o desplante de vender pacotes de sobremesas que têm escrito a letras bem grandes em cor vermelha: - VENDA PROIBIDA - aos reformados que pagam das suas magras reformas os serviços dessa instituição.

    Esses pacotes são fornecidos pelos serviços sociais do estado para que a Igreja distribua pelos mais necessitados.

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao caso de Bragança referido pelo anónimo, penso que deve haver uma entidade oficial a quem se poderá fazer a denúncia para que haja investigação e respectivas consequências.

    Mas isso não nos deve desviar do essencial: estamos a viver uma situção extremamente grave no mundo inteiro. Há que atacar já os sintomas da crise alimentar e começar a reflectir sobre o sistema onde esta crise surge.

    ResponderEliminar