Powered By Blogger

quinta-feira, maio 29, 2008

Cardeal Martini reclama que se termine com as proibições da Humanae Vitae

Também reclama uma encíclica que termine com as proibiçõess da Humanae Vitae, publicada por Paulo VI, em 1968, com severas censuras em matéria de sexo.

Sem subterfúfios, o que reclama Martini às autoridades do Vaticano é que tenham coragem para se reformar e assumir mudanças concretas nas políticas do sexo, um assunto que sempre incomodou a instituição e nem a sempre quis enfrentar

Espera, também, que o perservativo seja autorizado.
São vários os periódicos europeus que fizeram eco da publicação dos Colóquios noturnos em Jerusalém, salientando a exortação do cardeal à Igreja para não se afastar do Concilio Vaticano II e a não ter medo de "confrontar-se com os jovens". Precisamente, sobre o sexo entre jovens, Martini pede que este não desperdicem a relações e as emoções, aprendendo a conservar o melhor para a união matrimonial.


E rompe os tabús de Paulo VI, de João Paulo II e do papa actual, Joseph Ratzinger.


Diz: "Infelizmente, a encíclica Humanae Vitae teve consequencias negativas. Pablo VI evitou de uma forma consciente o problema aos padres conciliares. Quis assumir a responsabilidads de decidir a propósito dos anticonceptivos. Esta solidão na decisão não foi, a largo prazo, uma premissa positiva para tratar os temas da sexualidade e da familia".O cardeal pede um "novo olhar" para o asunto, 4o anos depois del concilio. Quem dirige a Igreja hoje pode "indicar uma via melhor do que a proposta pela Humanae Vitae", afirma.
Sobre a homossexualidade, o cardeal diz com subtileza: "Entre os meus conhecidos há casais homossexuais, homens muito estimados e sociaveis. Nunca me foi pedido, nem me teria passado pela cabeça, condená-los".
Precisamos de profetas, que pensem mais além.
Precisamos de pastores que se preocupem com o seu rebanho e as suas inquietações...
Onde estão?

3 comentários:

  1. Os profetas quando vêm são sempre apelidados de loucos... Eles andam por aí, inspirados pelo Espírito. Outros nem tanto...

    ResponderEliminar
  2. Também entre os meus conhecidos, há um pouco de tudo. Porém, só Deus conhece os corações.
    A nossa verdadeira naturaza, é muitas vezes a parte mais escondida.
    Também o Monstro Austríaco era um homem muito estimado e sociável; a ninguém passou pela cabeça tal aberração humana...

    ResponderEliminar
  3. Maldito seja o cardeal "Lobo" Martini, e suas heresias demoníacas!

    "Sancte Michaele Archangeli, defende nos in praelio"

    ResponderEliminar