Caro irmão Padre Inquieto: Tenho passado, tenho lido, tenho apreciado... mas por favor...haja bom senso...e não divida, com o que veio para unir. Se por acaso se desse ao trabalho de ler o "Motu Próprio" do Papa não escreveria o que escreveu. por isso deixo-lhe algumas dicas do mesmo: (diz o documento):"Notícias e juízos elaborados sem suficiente informação criaram não pouca confusão. Há reacções muito divergentes entre si que vão de uma entusiasta aceitação até uma férrea oposição a respeito de um projecto cujo conteúdo na realidade não era conhecido.(...) (…)é preciso antes de mais afirmar que o Missal publicado por Paulo VI, e reeditado em duas sucessivas edições por João Paulo II, obviamente é e permanece a Forma normal – a Forma ordinária – da Liturgia Eucarística. A última versão do Missale Romanum, anterior ao Concílio, que foi publicada sob a autoridade do Papa João XXIII em 1962 e utilizada durante o Concílio, poderá, por sua vez, ser usada como Forma extraordinária da Celebração Litúrgica.(…) Com efeito, cada Bispo é o moderador da liturgia na própria diocese (cf. Sacrosanctum Concilium, n.º 22" (Continua...se quiser ler o resto) como vê, ninguém lhe vai pedir que reze em Latim. Essa da Missa de costas nem parece vinda de um Padre. Ele não está de costas...vai á frente como guia e exemplo...enfim...de frente sempre se vê algo...em frente....
Olhe caro irmão. a comunhão com o Papa é sinal de unidade é dá-lhe sentido á sua catolicidade. Se o Papa mandasse celebrar Missa de pernas para o ar eu era o primeiro. Já diz a escritura: "sede prontos para ouvir...e lentos para falar. E também lhe digo...se Padres dizem logo que não estão disponíveis, se "cristãos" dizem que não estão disponíveis....vai lá vai....felicidades, boa sorte...mas não me parece. Desculpe o desabafo...e já agora...não diga colegas...colegas são as ditas senhoras....nós somos irmãos!
Não continue a bater no ceguinho. Ninguém é obrigado a celebrar a Missa em Latim, nem assistir a ela.
No que respeita a estar de costas para o povo ou não, estou de acordo com o seu colega, perdão, irmão. E depende do ponto de vista de cada um: estar de costas para Deus, pode ser?
Além do mais, na Missa em Latim, o Padre vira-se para o povo nos momentos necessários, como seja, na Homilia e quando diz: Dominum Vobiscum.
Veja lá se, na Procissão, se lembra de ir de "frente" para o povo…ah,ah,ah!
Enfim, resumindo, copio o que disse num Post anterior:
"Está tudo preocupado apenas com o facto de o Padre celebrar a Missa de frente ou de costas para o público.
Ninguém se preocupa se o Padre está de costas para Deus, ou seja, para o Altar e o Sacrário.
Se nos lembrarmos bem, a mesma atitude podia ser questionada, em relação a quando se reza o Terço, que quem o está a presidir, não está voltado para o público, mas sim, todos voltados para o Altar, e isso não traz problemas a ninguém.
Preocupamo-nos demasiado com questiúnculas acessórias e perdemos sempre o essencial, que é o grande Significado da Missa, o sentido que dela podemos colher para a nossa vivência espiritual.
De mais a mais, ninguém é obrigado à Missa em Latim".
O padre nunca está de costas porque o centro da Eucaristia é o Altar e não o Sacrário. Fogo. Como é que jesus celebrou a primeira missa? Foi em Latim e virado para um altar com os apostolos atrás de si? E que tal conseguir perceber a teologia da comunhão?
«...não estarei disponível para ir a uma dessas missas!»
Sandra:
Que remédio você terá, senão assistir a uma missa dessas se tal for o caso.
A você que é filha de Paulo eu esclareço:
São Paulo nas suas cartas aos Coríntios revela:
As mulheres se calem nas assembleias porque não lhes compete falar, mas viver sujeitas, como diz a lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem em casa aos seus maridos que não é conveniente à mulher falar na assembléia.
E ainda de São Paulo a Timóteo:
A mulher ouça a instrução em silêncio com espírito de submissão. Não permito que a mulher ensine nem se arrogue autoridade sobre o marido, mas permaneça em silêncio, pois o primeiro a ser criado foi Adão e depois Eva . E não foi Adão que se deixou iludir, mas sim a mulher que, enganada, incorreu em transgressão; mas ela poderá salvar, cumprindo os deveres de mãe, contanto que permaneça com modéstia na fé, na caridade e na santidade.
Como é que durante quase 20 séculos se celebrou a Missa de costas para o povo e, nem por isso, os cristãos eram menos cristãos e dixavam de ir à Igreja?!
Agora é que eu digo: fogo! Foram precisos tantos séculos para se perceber a teologia da Comunhão!
Não haja dúvida de que vivemos numa era de Iluminados!
Uns, porque descbriram, enfim, a verdadeira história da vida de N.S.J.C.; outros, os únicos que o E.S. conseguiu iluminar, tiveram acesso à verdadeira "interpretação" das Escrituras; outros ainda, chegaram à bendita conclusão de que o ritual da Missa estava errado, pelo que urgia modificá-la para bem dos crentes e da vontade de Deus.
Em suma, 20 séculos de enganos! É isso que nos pretendem mostrar os inimigos da Igreja, com o beneplácito dos seguidores da Igreja.
20 séculos de enganos?Mas isto tá tudo doido? Foi de acordo com o rito tridentino que jesus celebrou a última ceia? E os apóstolos? E Gregório VII? Os anónimos que profusamente têm comentado saberão alguma coisa de história da Igreja? E da liturgia? e de Eclesiologia? O regresso ao Latim e ao celebrar de costas para o povo significa que o mistério eucarístico é reservada apenas a uma porção de iluminados. O povinho limita-se a assitir. Não é isto a Igreja. A igreja é comunhão. Todos celebram a eucaristia, à volta do altar eucarístico.
Caro COMISSÃO DOS 50 ANOS....por favor leia o documento do Papa....não sei porque tanta conversa á volta de algo tão claro. Ninguém vai ser obrigado a nada.....o Rito em Latim será excepção.....por favor......sinceramente......
Pois. É estranho é ainda não haver traduções oficiais do documento. E qual a razão para permitir esta excepção. Apenas o acolhimento de quem não aceita o Concílio Vaticano II? De quem diz que esse concílio foi uma reunião de hereges? Tenham dó!! E porque não a excepção de ordenar homens casados?
O meu Bispo pode dizer-me para celebrar a Missa em Latim que eu obedeço: NÃO celebro! Com o que a Igreja perde tempo, Deus!!! Para atender a meia dúzia de fundamentalistas, propicia a maior "heresia" dos tempos modernos. Toda a gente já sabe qual é: o abandono silencioso de muita e muita gente. Quando João Paulo II apelou à nova evangelização, uma parte pensou que tal queria dizer regresso ao passado, a instalação em fórmulas e métodos que tiveram o seu tempo. Que fizemos nós da pedagogia abraâmica? "Parte da tua terra, Abraão e vai para a terra que eu te indicar"? Para muitos, Deus deve ter-se "enganado" ao colocar os olhos na cara e não na nuca... Para tempos novos, respostas novas, na fidelidade à única mensagem do Evangelho. Em tempos de crise, sabemos que os tradicionalismos medram como cogumelos. Mas serão resposta para alguma coisa? Os movimentos de índole tradicionalista encharcam o correio dos sacerdotes com a sua "propaganda", que não tenho pachorrra para ler... Infelizmente os movimentos "pra frentex" estão muito apagados. Faz lembrar os tempos bíblicos em que o povo bíblico se queixava da ausência de profetas... Mas o Espírito actua, tem o seu timing e Teresas de Calcutá, Joões XXIII e Helderes Câmaras hão-de surgir e hão-de ajudar-nos a compreender a razão da apressada canonizaçãpo de Escrivá e o "esquecimento" de Óscar Romero... Confesso humildemente a minha falta de paciência para fundamentalismos, até porque tenho mais que fazer... Graças a Deus. P.e Rodrigues
Porque mão obedeceram à 40 anos o Mons.Lefevre e os seus sequazes... ou a obediência é só para alguns e estes qualquer dia ainda vão subir aos altares por 40 anos guerras e guerrinhas...
«E porque não a excepção de ordenar homens casados?»
E as freiras, as freiras!?! Não são gente?! Não têm direitos?...Quais?! Calar e obedecer?! Nunca aqui ouvi uma única palavra de reivindicação do seu direito à maternidade, ao casamento ou ao sacerdócio!!! Baah...não há dúvida … conversa de homens...
Os "anónimos", só pelo facto de "espingardarem" dessa maneira, metem-me nervos! Um deles, o que dá uma "reprimenda" à Sandra, tenho a certeza que hoje levaria um bom par de lambadas de S. Paulo por ter deturpado tanto a sua pregação...
Um muito obrigado pela lucidez do Pe. Rodrigues! E, já agora, lembro-me de um ditado que o meu avô citava muitas vezes quando era pequeno: "QUEM FALA DO QUE NÃO SABE OBRIGA-SE A MENTIR!"
eu espero muito sinceramente que o anónimo que respondeu à Sandra, esteja a fazer humor. Porque senão é um grande palerma.
É que a ignorância aliada à palermice e à mesquinhez é uma praga.
Esta preferência do Papa Bento pelo latim, só mostra como o Papa é profundamente humano.
Se no funeral do anterior Papa, o povo acorreu em massa, quando for o do presente serão os intelectuais, filósofos etc. E está muito bem que a Igreja é lugar para todos.
Acho que eramos todos mais inteligentes, se menorizássemos este pormenorzinho (eu não me esqueço do que está em causa)e fossemos ao que veradeiramente importa: O Papa não é a Igreja Católica e muito menos a Igreja de Cristo, e a nossa missão é o Reino. Não andar a perder tempo com coisas marginais..
Eu continuarei católica, continuarei rezando em casa e na igreja fora do horário das missas, pois se houver esse retrocesso, não irei mais à missa nas igrejas. Aqui no Brasil, as missas do Pe. Marcelo, Antonio Maria e outros, não são bem aceitas pelo Papa Bento XVI, mas são são as veradeiras cerimônias, nde o povo anta, bate palmas e louva verdadeiramente a Deus, a Cristo e a Igreja. O latim e costas ao povo, afastará os fiéis. Minha família e meus maiores amigos, estarão fora.
Foi dito acima "QUEM FALA DO QUE NÃO SABE OBRIGA-SE A MENTIR!" Na declaração de muitos e especialmente do Padre Rodrigues isto fica claro...
Oh povo ignorante que não sabe ler. A missa no rito extraordinário não é obrigatória e nem pode substituir a missa ordinária que temos hoje. É uma opção para os padres que o desejarem fazer em privado. E um direito para grupos de fiéis que o desejarem. Ademais os padres que a celebrarem tem que saber latim e as rúbricas (procedimentos) do missal de 62. Coisa que 99% dos nóssos padres ignoram.
Não entendo também como os moderninhos podem desprezar uma liturgia na qual participaram e se alimentaram milhares de santos ao longo dos séculos.
Mais o que mais me deicha indignado é ver como esses padres moderninhos tem a pachorra de se deichar ordenar e fazer voto de obediência e depois se reservarem ao direito de só obedecer naquilo que acharem ao seu gosto.
Vocês são inimigos internos da Igreja, trabalhando do lado de dentro, para destruí-LA. Especialistas na autodemolição da Igreja. O Satanás está satisfeitíssimo com vocês. A conversa de vocês revela FALTA DE MANSIDÃO E HUMILDADE PARA COM A VERDADE REVELADA POR DEUS. OBEDIENTES À IGREJA, NÃO SÃO!!!
SERÃO CASTOS?!... SERÃO POBRES?!...
ORA, VÃO SE CONVERTER PARA PODEREM CONVERTER AS PESSOAS. O CÉU EXISTE E VOCÊS PODEM IR PARA LÁ DESDE QUE SE CONVERTAM, SEJAM MANSOS E HUMILDES PARA COM A VERDADE REVELADA POR DEUS, SEJAM CASTOS, E CONSEQÜENTEMENTE PREGUEM A VERDADE.
Que tristeza ler o q este padre escreveu! Só obedecer o bispo no que lhe convier, que tristeza esse padre que tristeza! Ainda bem que na paróquia q faço parte o bispo dá liberdade para padres que queiram rezar na forma do rito de Pio V. O que é triste é ver padres como padre Marcelo Rossi e tantos outros que são mais protestanizados do que qulaquer coisa, foi por isso q padre Marcelo não pode contar na missa quando o Papa Bento XVI este aqui no Brasil, só cantou em uma vigília, também missa não é lugar de bagunça e adorar a Deus não é ficar cantando aquelas músicas horríveis de Padre mMarcelo e Cia.
ONTEM EU FUI A UMA MISSAS DESSAS AQUI EM POÇOS DE CALDAS. UM POVO DA PARÓQUIA DE SÃO PAULO VEIO CÁ A CONVITE NÃO SEI DE QUEM REZAR O RITO TRIDENTINO.
ACHEI QUE FOSSE ALGO A VER COM O GREGORIANO.
POIS BEM. MESMO EU SENDO UMA PESSOA QUE NÃO ESCREVE "DEICHAR" E QUE ESTUDOU LATIM E QUE GOSTA DE CANTO ERUDITO NÃO CONSEGUI VER GRAÇA, NEM BELEZA, NEM SANTIFICAÇÃO EM ALGO QUE NÃO SE PARTICIPA E NEM SE ENTENDE ALÉM DO DOMINUS VOBISCUM - QUE MEU PAI COM SEUS 72 ANOS TIRA O MAIOR SARRO E DIZER DORMES COM O BISPO.HEHEHEHE
PIADAS A PARTE. NÃO VI GRAÇA MESMO. CONTEI OS CAIBROS DO TELHADO DA IGREJA E QUANDO RESOLVI ANALISAR E PRESTAR UM POUCO MAIS DE ATENÇÃO DEU PRA PERCEBER QUE O RITO TRIDENTINO RETOMA A PRESENÇA DA IGREJA NO PADRE E TÃO SOMENTE NELE. OS FIÉIS SÃO NECESSÁRIOS... PARA ENCHER A SACOLINHA E PRA OUVIR REPETIDAMENTE O SERMÃO QUE ELE TINHA A DIZER.
AINDA TINHA O TODOS SENTADOS... TODOS DE PÉ.... TODOS DE JOELHOS... E ITE MISSA EST.... UFA! QUE NADA ELE - O PADRE - AINDA FOI PRO CANTO DO ALTAR E REZOU ALGO NUMA VELOCIDADE INCRÍVEL..PRA QUE REZAR DEVAGAR NÉ? NINGUÉM ENTENDE NADA MESMO.
FOI DIFERTIDO.. ME FEZ CRIAR UMA COMUNIDADE NO ORKUT. QUEM QUISER ENTRA LÁ.
Ainda bem,
ResponderEliminareu também não estarei disponível para ir a uma dessas missas!
Caro irmão Padre Inquieto:
ResponderEliminarTenho passado, tenho lido, tenho apreciado...
mas por favor...haja bom senso...e não divida, com o que veio para unir.
Se por acaso se desse ao trabalho de ler o "Motu Próprio" do Papa não escreveria o que escreveu. por isso deixo-lhe algumas dicas do mesmo:
(diz o documento):"Notícias e juízos elaborados sem suficiente informação criaram não pouca confusão. Há reacções muito divergentes entre si que vão de uma entusiasta aceitação até uma férrea oposição a respeito de um projecto cujo conteúdo na realidade não era conhecido.(...)
(…)é preciso antes de mais afirmar que o Missal publicado por Paulo VI, e reeditado em duas sucessivas edições por João Paulo II, obviamente é e permanece a Forma normal – a Forma ordinária – da Liturgia Eucarística. A última versão do Missale Romanum, anterior ao Concílio, que foi publicada sob a autoridade do Papa João XXIII em 1962 e utilizada durante o Concílio, poderá, por sua vez, ser usada como Forma extraordinária da Celebração Litúrgica.(…)
Com efeito, cada Bispo é o moderador da liturgia na própria diocese (cf. Sacrosanctum Concilium, n.º 22"
(Continua...se quiser ler o resto)
como vê, ninguém lhe vai pedir que reze em Latim. Essa da Missa de costas nem parece vinda de um Padre. Ele não está de costas...vai á frente como guia e exemplo...enfim...de frente sempre se vê algo...em frente....
Olhe caro irmão. a comunhão com o Papa é sinal de unidade é dá-lhe sentido á sua catolicidade. Se o Papa mandasse celebrar Missa de pernas para o ar eu era o primeiro.
Já diz a escritura: "sede prontos para ouvir...e lentos para falar.
E também lhe digo...se Padres dizem logo que não estão disponíveis, se "cristãos" dizem que não estão disponíveis....vai lá vai....felicidades, boa sorte...mas não me parece.
Desculpe o desabafo...e já agora...não diga colegas...colegas são as ditas senhoras....nós somos irmãos!
Ó Sr. Padre Inquieto, com franqueza!
ResponderEliminarNão continue a bater no ceguinho. Ninguém é obrigado a celebrar a Missa em Latim, nem assistir a ela.
No que respeita a estar de costas para o povo ou não, estou de acordo com o seu colega, perdão, irmão. E depende do ponto de vista de cada um: estar de costas para Deus, pode ser?
Além do mais, na Missa em Latim, o Padre vira-se para o povo nos momentos necessários, como seja, na Homilia e quando diz: Dominum Vobiscum.
Veja lá se, na Procissão, se lembra de ir de "frente" para o povo…ah,ah,ah!
Enfim, resumindo, copio o que disse num Post anterior:
"Está tudo preocupado apenas com o facto de o Padre celebrar a Missa de frente ou de costas para o público.
Ninguém se preocupa se o Padre está de costas para Deus, ou seja, para o Altar e o Sacrário.
Se nos lembrarmos bem, a mesma atitude podia ser questionada, em relação a quando se reza o Terço, que quem o está a presidir, não está voltado para o público, mas sim, todos voltados para o Altar, e isso não traz problemas a ninguém.
Preocupamo-nos demasiado com questiúnculas acessórias e perdemos sempre o essencial, que é o grande Significado da Missa, o sentido que dela podemos colher para a nossa vivência espiritual.
De mais a mais, ninguém é obrigado à Missa em Latim".
O padre nunca está de costas porque o centro da Eucaristia é o Altar e não o Sacrário. Fogo. Como é que jesus celebrou a primeira missa? Foi em Latim e virado para um altar com os apostolos atrás de si?
ResponderEliminarE que tal conseguir perceber a teologia da comunhão?
Porque será que muitos bispos não estão de acordo e afirmam que não tem padres que possam satisfazer as provaveis pretensões de uns poucos?
ResponderEliminar«...não estarei disponível para ir a uma dessas missas!»
ResponderEliminarSandra:
Que remédio você terá, senão assistir a uma missa dessas se tal for o caso.
A você que é filha de Paulo eu esclareço:
São Paulo nas suas cartas aos Coríntios revela:
As mulheres se calem nas assembleias porque não lhes compete falar, mas viver sujeitas, como diz a lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem em casa aos seus maridos que não é conveniente à mulher falar na assembléia.
E ainda de São Paulo a Timóteo:
A mulher ouça a instrução em silêncio com espírito de submissão. Não permito que a mulher ensine nem se arrogue autoridade sobre o marido, mas permaneça em silêncio, pois o primeiro a ser criado foi Adão e depois Eva . E não foi Adão que se deixou iludir, mas sim a mulher que, enganada, incorreu em transgressão; mas ela poderá salvar, cumprindo os deveres de mãe, contanto que permaneça com modéstia na fé, na caridade e na santidade.
«estar de costas para Deus, pode ser?»
ResponderEliminar«Ninguém se preocupa se o Padre está de costas para Deus,»
«O padre nunca está de costas porque o...»
Fico perplexa...tanto que aqui se comenta e não sabem onde está Deus!?
Ana.
Como é que durante quase 20 séculos se celebrou a Missa de costas para o povo e, nem por isso, os cristãos eram menos cristãos e dixavam de ir à Igreja?!
ResponderEliminarAgora é que eu digo: fogo!
Foram precisos tantos séculos para se perceber a teologia da Comunhão!
Não haja dúvida de que vivemos numa era de Iluminados!
Uns, porque descbriram, enfim, a verdadeira história da vida de N.S.J.C.;
outros, os únicos que o E.S. conseguiu iluminar, tiveram acesso à verdadeira "interpretação" das Escrituras;
outros ainda, chegaram à bendita conclusão de que o ritual da Missa estava errado, pelo que urgia modificá-la para bem dos crentes e da vontade de Deus.
Em suma, 20 séculos de enganos!
É isso que nos pretendem mostrar os inimigos da Igreja, com o beneplácito dos seguidores da Igreja.
Até quando, Senhor, temos de aguentar isto?!
20 séculos de enganos?Mas isto tá tudo doido?
ResponderEliminarFoi de acordo com o rito tridentino que jesus celebrou a última ceia? E os apóstolos? E Gregório VII?
Os anónimos que profusamente têm comentado saberão alguma coisa de história da Igreja? E da liturgia? e de Eclesiologia?
O regresso ao Latim e ao celebrar de costas para o povo significa que o mistério eucarístico é reservada apenas a uma porção de iluminados. O povinho limita-se a assitir.
Não é isto a Igreja. A igreja é comunhão. Todos celebram a eucaristia, à volta do altar eucarístico.
Caro COMISSÃO DOS 50 ANOS....por favor leia o documento do Papa....não sei porque tanta conversa á volta de algo tão claro. Ninguém vai ser obrigado a nada.....o Rito em Latim será excepção.....por favor......sinceramente......
ResponderEliminarPois. É estranho é ainda não haver traduções oficiais do documento.
ResponderEliminarE qual a razão para permitir esta excepção. Apenas o acolhimento de quem não aceita o Concílio Vaticano II? De quem diz que esse concílio foi uma reunião de hereges?
Tenham dó!!
E porque não a excepção de ordenar homens casados?
quanto mais retrocessos...mas afastamentos.
ResponderEliminarmrc
O meu Bispo pode dizer-me para celebrar a Missa em Latim que eu obedeço: NÃO celebro!
ResponderEliminarCom o que a Igreja perde tempo, Deus!!! Para atender a meia dúzia de fundamentalistas, propicia a maior "heresia" dos tempos modernos. Toda a gente já sabe qual é: o abandono silencioso de muita e muita gente.
Quando João Paulo II apelou à nova evangelização, uma parte pensou que tal queria dizer regresso ao passado, a instalação em fórmulas e métodos que tiveram o seu tempo.
Que fizemos nós da pedagogia abraâmica? "Parte da tua terra, Abraão e vai para a terra que eu te indicar"? Para muitos, Deus deve ter-se "enganado" ao colocar os olhos na cara e não na nuca...
Para tempos novos, respostas novas, na fidelidade à única mensagem do Evangelho.
Em tempos de crise, sabemos que os tradicionalismos medram como cogumelos. Mas serão resposta para alguma coisa?
Os movimentos de índole tradicionalista encharcam o correio dos sacerdotes com a sua "propaganda", que não tenho pachorrra para ler...
Infelizmente os movimentos "pra frentex" estão muito apagados. Faz lembrar os tempos bíblicos em que o povo bíblico se queixava da ausência de profetas...
Mas o Espírito actua, tem o seu timing e Teresas de Calcutá, Joões XXIII e Helderes Câmaras hão-de surgir e hão-de ajudar-nos a compreender a razão da apressada canonizaçãpo de Escrivá e o "esquecimento" de Óscar Romero...
Confesso humildemente a minha falta de paciência para fundamentalismos, até porque tenho mais que fazer... Graças a Deus.
P.e Rodrigues
Sr. Pe. Rodrigues:
ResponderEliminarEmbora sendo leiga, penso que o seu Bispo nunca o irá mandar celebrar Missa em Latina, já que não é obrigatório.
Mas essa de "não obedecer", também já não deve admirar ninguém, sendo o sr. um Padre "pra frentex" (a avaliar pelo que defende)......
Por respeito e consideração, não digo mais.
Porque mão obedeceram à 40 anos o Mons.Lefevre e os seus sequazes... ou a obediência é só para alguns e estes qualquer dia ainda vão subir aos altares por 40 anos guerras e guerrinhas...
ResponderEliminar«E porque não a excepção de ordenar homens casados?»
ResponderEliminarE as freiras, as freiras!?!
Não são gente?!
Não têm direitos?...Quais?!
Calar e obedecer?!
Nunca aqui ouvi uma única palavra de reivindicação do seu direito à maternidade, ao casamento ou ao sacerdócio!!!
Baah...não há dúvida … conversa de homens...
Não resisto a comentar também...
ResponderEliminarOs "anónimos", só pelo facto de "espingardarem" dessa maneira, metem-me nervos! Um deles, o que dá uma "reprimenda" à Sandra, tenho a certeza que hoje levaria um bom par de lambadas de S. Paulo por ter deturpado tanto a sua pregação...
Um muito obrigado pela lucidez do Pe. Rodrigues! E, já agora, lembro-me de um ditado que o meu avô citava muitas vezes quando era pequeno: "QUEM FALA DO QUE NÃO SABE OBRIGA-SE A MENTIR!"
SHALOM, a quem for capaz dele!
eu espero muito sinceramente que o anónimo que respondeu à Sandra, esteja a fazer humor. Porque senão é um grande palerma.
ResponderEliminarÉ que a ignorância aliada à palermice e à mesquinhez é uma praga.
Esta preferência do Papa Bento pelo latim, só mostra como o Papa é profundamente humano.
Se no funeral do anterior Papa, o povo acorreu em massa, quando for o do presente serão os intelectuais, filósofos etc. E está muito bem que a Igreja é lugar para todos.
Acho que eramos todos mais inteligentes, se menorizássemos este pormenorzinho (eu não me esqueço do que está em causa)e fossemos ao que veradeiramente importa: O Papa não é a Igreja Católica e muito menos a Igreja de Cristo, e a nossa missão é o Reino. Não andar a perder tempo com coisas marginais..
Curiosamente ninguém respondeu ao comentário sobre as freiras porque será?
ResponderEliminarporque a mulher na Igreja é uma força tornada invísivel...
ResponderEliminarfruto da sua condição patriarcal.
ResponderEliminarEu continuarei católica, continuarei rezando em casa e na igreja fora do horário das missas, pois se houver esse retrocesso, não irei mais à missa nas igrejas.
ResponderEliminarAqui no Brasil, as missas do Pe. Marcelo, Antonio Maria e outros, não são bem aceitas pelo Papa Bento XVI, mas são são as veradeiras cerimônias, nde o povo anta, bate palmas e louva verdadeiramente a Deus, a Cristo e a Igreja. O latim e costas ao povo, afastará os fiéis. Minha família e meus maiores amigos, estarão fora.
Prezados
ResponderEliminarEstudem o verdadeiro significado da Missa, assim entenderão o porque da Missa tridentina. É lamentável ler o que certos "padres" escrevem.
Em Jesus e Maria, um abraço.
Foi dito acima "QUEM FALA DO QUE NÃO SABE OBRIGA-SE A MENTIR!"
ResponderEliminarNa declaração de muitos e especialmente do Padre Rodrigues isto fica claro...
Oh povo ignorante que não sabe ler. A missa no rito extraordinário não é obrigatória e nem pode substituir a missa ordinária que temos hoje. É uma opção para os padres que o desejarem fazer em privado. E um direito para grupos de fiéis que o desejarem. Ademais os padres que a celebrarem tem que saber latim e as rúbricas (procedimentos) do missal de 62. Coisa que 99% dos nóssos padres ignoram.
Não entendo também como os moderninhos podem desprezar uma liturgia na qual participaram e se alimentaram milhares de santos ao longo dos séculos.
Mais o que mais me deicha indignado é ver como esses padres moderninhos tem a pachorra de se deichar ordenar e fazer voto de obediência e depois se reservarem ao direito de só obedecer naquilo que acharem ao seu gosto.
Que Deus tenha pena de todos nós!
Vocês são inimigos internos da Igreja, trabalhando do lado de dentro, para destruí-LA. Especialistas na autodemolição da Igreja. O Satanás está satisfeitíssimo com vocês. A conversa de vocês revela FALTA DE MANSIDÃO E HUMILDADE PARA COM A VERDADE REVELADA POR DEUS. OBEDIENTES À IGREJA, NÃO SÃO!!!
ResponderEliminarSERÃO CASTOS?!... SERÃO POBRES?!...
ORA, VÃO SE CONVERTER PARA PODEREM CONVERTER AS PESSOAS. O CÉU EXISTE E VOCÊS PODEM IR PARA LÁ DESDE QUE SE CONVERTAM, SEJAM MANSOS E HUMILDES PARA COM A VERDADE REVELADA POR DEUS, SEJAM CASTOS, E CONSEQÜENTEMENTE PREGUEM A VERDADE.
Que tristeza ler o q este padre escreveu! Só obedecer o bispo no que lhe convier, que tristeza esse padre que tristeza!
ResponderEliminarAinda bem que na paróquia q faço parte o bispo dá liberdade para padres que queiram rezar na forma do rito de Pio V.
O que é triste é ver padres como padre Marcelo Rossi e tantos outros que são mais protestanizados do que qulaquer coisa, foi por isso q padre Marcelo não pode contar na missa quando o Papa Bento XVI este aqui no Brasil, só cantou em uma vigília, também missa não é lugar de bagunça e adorar a Deus não é ficar cantando aquelas músicas horríveis de Padre mMarcelo e Cia.
OLÁ.
ResponderEliminarONTEM EU FUI A UMA MISSAS DESSAS AQUI EM POÇOS DE CALDAS. UM POVO DA PARÓQUIA DE SÃO PAULO VEIO CÁ A CONVITE NÃO SEI DE QUEM REZAR O RITO TRIDENTINO.
ACHEI QUE FOSSE ALGO A VER COM O GREGORIANO.
POIS BEM. MESMO EU SENDO UMA PESSOA QUE NÃO ESCREVE "DEICHAR" E QUE ESTUDOU LATIM E QUE GOSTA DE CANTO ERUDITO NÃO CONSEGUI VER GRAÇA, NEM BELEZA, NEM SANTIFICAÇÃO EM ALGO QUE NÃO SE PARTICIPA E NEM SE ENTENDE ALÉM DO DOMINUS VOBISCUM - QUE MEU PAI COM SEUS 72 ANOS TIRA O MAIOR SARRO E DIZER DORMES COM O BISPO.HEHEHEHE
PIADAS A PARTE. NÃO VI GRAÇA MESMO. CONTEI OS CAIBROS DO TELHADO DA IGREJA E QUANDO RESOLVI ANALISAR E PRESTAR UM POUCO MAIS DE ATENÇÃO DEU PRA PERCEBER QUE O RITO TRIDENTINO RETOMA A PRESENÇA DA IGREJA NO PADRE E TÃO SOMENTE NELE.
OS FIÉIS SÃO NECESSÁRIOS... PARA ENCHER A SACOLINHA E PRA OUVIR REPETIDAMENTE O SERMÃO QUE ELE TINHA A DIZER.
AINDA TINHA O TODOS SENTADOS... TODOS DE PÉ....
TODOS DE JOELHOS... E
ITE MISSA EST.... UFA!
QUE NADA ELE - O PADRE - AINDA FOI PRO CANTO DO ALTAR E REZOU ALGO NUMA VELOCIDADE INCRÍVEL..PRA QUE REZAR DEVAGAR NÉ? NINGUÉM ENTENDE NADA MESMO.
FOI DIFERTIDO.. ME FEZ CRIAR UMA COMUNIDADE NO ORKUT.
QUEM QUISER ENTRA LÁ.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45306266
ABRAÇO A TODOS
DANIEL