Powered By Blogger

sexta-feira, julho 06, 2007

António Couto

Noticias como esta enchem-me de esperança. Há uma nova vaga de bispos na Igreja em Portugal que, parece-me, dão algum espaço e horizonte ao sopro sempre novo do Espírito.
Pelo que conheço de António Couto, hoje nomeado por Bento XVI Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, creio firmemente que possa ser um deles.
Agora rezo para que o poder eclesial não o corrompa (assim de claro!), não lhe faça desaparecer a informalidade, não o afaste da teologia que melhor sabe fazer e que mais o caracteriza: a teologia paulina, a cristologia, a missiologia... E que, como missionário da Boa Nova, ajude a fazer da Igreja em Portugal uma Igreja mais evangelizadora e mais missionária. E sei que para isso tem grande sensibilidade e preparação por ser, entre outras coisas, director da revista Mundo e Missão, que gosto de ler. Sobra-lhe curriculum. Que não lhe falte agora, dedicação à causa do Reino na Arquidiocese de Braga e, por osmose, da Igreja em Portugal e no mundo.

11 comentários:

  1. Cuco
    ...mais um bispo estagiário!

    ResponderEliminar
  2. Também há estágios para ser bispo?!!!
    Essa é nova. Não sabia...
    Já agora sabe em que consiste o estágio?

    ResponderEliminar
  3. Cuco

    Certamente que o senhor "Anónimo" sabe que o estágio é um tempo de tirocínio, de aprendizagem...António Couto "aprende em Braga" e sai de lá para outra diocese (não tardará muito)! FELIZ APOSTOLADO!

    ResponderEliminar
  4. «Agora rezo para que o poder eclesial não o corrompa (assim de claro!),...»


    Deveria cuidar a linguagem.
    Fica o conselho.

    ResponderEliminar
  5. Cuco

    Obrigado, amigo "anónimo"! Penso que não tratei mal ninguém, nem disse nenhuma asneira! Foi apenas um pensamento escrito daquilo que tenho observado de todos os bispos que passam por Braga... são nomeados, vão para Braga e, mais tarde, saem! Estarei enganado?

    ResponderEliminar
  6. Eh Pah! Vai por aqui tanta gente Anónima!...
    É sintomático dalguma coisa...

    Penso que é negativo.
    Seria mais bonito...elegante...falar com a cara à mostra.

    Parabéns ao novo Bispo e o resto é com Deus.

    Um abraço fraterno a toda a gente.

    ResponderEliminar
  7. ó bico de pato.....realmente....criticas a gente anónima....queres que deam a cara....e tu apareces com um nome destes.....haja paciência!

    ResponderEliminar
  8. O meu caro Anónimo assumido!

    "Bico de Pato" é um blogue, registado, perfeitamente acessível...se tiveres um pouco de curiosidade. Não é precisa a paciência...
    Assim, esclarece mais do que se, simplesmente, eu pusesse um nome próprio.
    Fica Bem, Sr.Anónimo.

    ResponderEliminar
  9. Sr. Bico e Pato,

    Eu ando por aqui há muito tempo. Já tive um nome, melhor dizendo, um apelido. Entretanto entendi que não era ninguém, apenas uma simples comum mortal e preferi reduzir-me à minha insignificância.

    Em todo o caso, (a não ser que se tenha um Blog) tanto faz: com nome ou sem nome, ficamos na mesma reduzidos ao anonimato, a menos que ponhamos a fotografia e os elemento de identificaticação do B.I., morada e currículum vitae.

    Contudo, não deixa de ter a sua razão: tantos anónimos, acaba por gerar alguma confusão e já não se sabe quem diz o quê.

    Um dia destes, arranjo outro cognome.

    ResponderEliminar
  10. D. António Marto não vai ser corrumpido não. Quem aprendeu com ele algumas das cadeiras de SAgrada Escritura. Humildade, sabedoria, proximidade são algumas caracteristicas de marca deste novo bispo...
    e tal como ele se despedia no final de cda aula "entretanto divirtam-se"

    ResponderEliminar
  11. Continue a dizer: "entretanto divirtam-se".
    Não se esqueça de continuar próximo de nós... porque ser bispo não é um cargo mas uma missão...

    ENTRETANTO DIVIRTAM-SE

    ResponderEliminar