Powered By Blogger

sábado, dezembro 02, 2006

Porque achei interessante, o comentário à pergunta acerca das comunidades Sacerdotais, tomei a liberdade de destacar o comentário do colega: Pe. Santos Almeida:

"Reparei neste tema, já que sou um visitante assiduo deste blog. Permitam-me, por isso, que felicite quem o orienta. Acho-o diferente, nais arejado, menos "beato"...
Quanto à vida dos sacerdotes em equipa, eu tive a sorte de ter feito essa experiência durante largos anos. Foi uma equioa a três. E aconteceu no alvor da vida sacerdotal. Dessa experiência, guardo boas recordações e estou grato aos colegas com quem estive. Entre nós, não houve problemas a nível do aspecto económico e sempre nos soubemos interajudar quando algum precisava. Quanto à relação de amizade, ela foi amadurecendo à medida que nos fomos conhecendo e amadureceu também a forma de encarar comportamentos ou atitudes de cada um.
Partilhamos e construimos juntos algumas experiências pastorais que julgo interessantes, sabendo acolher a mútua complementaridade.
Há dois aspectos que reputo de úteis e que ressalto:
1ª Quando um tinha um problema nalguma paróquia, como nos domingos seguintes apareciam os outros, quando o 1ª aí voltasse a situação já havia sido ultrapassada;
2ª O impacto que pode ter o facto de serem três sacerdotes em alturas consecutivas a dizer a mesma coisa, mas cada um expondo a situação com o seu modo próprio. Ajuda a esbater resistências à mudança...
Penso que o que mais falhou entre nós foi a ausência de um espaço de oração comunitária... Se tem existido, talvez ainda hoje a equipa durasse...
De qualquer maneira, apoio a vida em equipa, desde que preparada, naturalmente aceite e com um programa de acção que todos aceitem e a todos mobilize."


Abraço

2 comentários:

  1. 'Permitam-me, por isso, que felicite quem o orienta. Acho-o diferente, nais arejado, menos "beato"...'

    Faço minhas estas palavras. Talvez por isto, me tenha mantido assídua neste Blog. Apesar de não ter muitos comentadores, o que é pena. Mas nem sempre é necessário comentar. O que mais importa é que as mensagens passem e se interiorizem, e disso estou convicta.

    Parabéns, Sr. Padre Inquieto! (Conte comigo até me mandar embora).

    Sem desprestígio para outros Blogs, nomeadamente do Confessionário, do Vítor Mácula, do Goldmund, etc., pelos quais nutro muita admiração e estima.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas palavras de incentivo. Não as mereço. Apenas procuro reflectir aqui a minha maneira de pensar a Igreja, as suas estruturas, a sua organização tem como referência a Palavra do Evangelho.Porque nem sempre coincidem!!!
    Agradeço a tua visita assidua e a visita de cerca 25.000 outros visitantes.
    Claro que não vou expulsar ninguém, mesmo que manifestem opiniões divergentes.
    Um Abraço, do vosso inquieto, mas não desiludido padre.

    ResponderEliminar