Segundo o anúncio, publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Bento XVI nomeou como presidentes da Conferência estes três cardeais:
- Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para América Latina;
- Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo de Santiago do Chile e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM);
- Geraldo Majella Agnelo, arcebispo de São Salvador da Bahia e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O Santo Padre também nomeou como secretário-geral da Conferência Geral Dom Andrés Stanovnik, O.F.M. Cap., bispo de Reconquista e secretário-geral do CELAM; e como secretário adjunto Dom Odilo Scherer, bispo auxiliar de São Paulo e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O comunicado vaticano recorda que a Conferência foi convocada pelo Papa para que se realize nos dias 13 a 31 de maio de 2001, e que será inaugurada pelo próprio Papa em sua primeira visita à América Latina.
PORQUE SERÁ?
PORQUE É TÃO ESPECIAL ESTA CONFERÊNCIA EPISCOPAL?
Esclarecendo:
ResponderEliminar- há o CELAM: Conselho Episcopal Latino-Americano, que coordena 22 Conferências Episcopais de países da América Latina e Caribe; tem como presidente o cardeal Francisco Ossa;
- há a CELAM: Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, convocada por quinta vez e que vai decorrer em Maio do próximo ano, na Aparecida - Brasil. Presidirão aos trabalhos Re (representante papal), Ossa (do CELAM) e Agnelo (da anfitriã CNBB).
será que o avanço galopante dos evangélicos terá alguma coisa a ver?
ResponderEliminar