Powered By Blogger

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Ser cristão hoje é ser rebelde!

Ser cristão hoje em dia é ser rebelde. É ousar ser diferente!
À nossa volta, no mundo anestesiado que nos rodeia, tudo parece puxar-nos para onde Deus nos quer tirar...
Nós cristãos, temos a obrigação de sermos despertadores com alarido!
Para ganhar forças, às vezes, temos que nos afastar do barulho e da confusão para escutar Deus no silêncio que nos sussurra.
Mas a nossa Missão é no mundo, então voltamos com mais força para levar a Verdade a quem não a conhece ou simplesmente a quem a esqueceu, aos que adormeceram anestesiados pelas coisas do mundo...
Senhor, ajuda-nos a ser Teus instrumentos no mundo!
Fonte: Pensar Cristo

20 comentários:

  1. Mas é muito perigoso tentar despertar quem não quer ser acordado...Pedro

    ResponderEliminar
  2. Bem... também há o caso das pessoas que tentam mudar, mas que não são bem-vindas. Os olhos da acomodação e da desconfiança são demasiado pesados, até mesmo para os rebeldes.

    Mas, claro, deve-se fazer todos os possíveis para se ser cristão e ensinar-se a ser cristão.

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. De facto ser Cristão é remar contra a maré!

    ResponderEliminar
  4. De facto, é preciso remar contra a maré, e tanto mais se torna difícil quanto mais nos embrenhamos neste sistema social, cada vez mais virado para o relativismo, para o conhecimento inventado, a sobranceria perante problemas menores como ser Cristão. Mas é no desenvolvimento dos nossos conhecimentos do Evangelho, que poderemos encontrar os "meios" de que carecemos, para vencermos as barreiras que nos são impostas. Por isso, a minha procura de formas e meios para o fazer, seja incessante. O programa ECCLÉSIA à sexta feira tem a "explicação da palavra do Evangelho e da palavra das missas de Domingo, que eu tento ouvir sempre. E à quinta feira a história com D. Manuel Clemente...
    Um abraço, Ricky

    ResponderEliminar
  5. "É ousar ser diferente", mesmo que custe e se sofra... Mas pelo menos sabemos porque sofremos, e há tanta gente que não sabe porque sofre!

    ResponderEliminar
  6. Caro(s) Padre(s) Inquieto(s).

    Desejo-vos, e aos que a tal aderem (esta tem que ver com o post ;), um bom carnaval, e um voluntarioso ínicio de quaresma.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Concordo.
    Tem que se ser diferente, por que o mundo continua afastado da Lei de Cristo.
    Já Ele dizia que estamos no mundo mas não somos do mundo. Não nos podemos conformar com as ideias e práticas que vemos à nossa volta.
    O que não é nada fácil.
    Bom canaval também para os Padres inquietos!

    ResponderEliminar
  8. Ora, eu que, desde que acompanho este Blog (ultimamente raras vezes por questões várias) sentia-me um ser á parte, precisamente pelas minhas intervenções, demasiadas vezes algo polémicas.
    E isto porque, por várias vezes fui atacada de intolerante e quase me faziam crer que o bom cristão tem de ser lorpa, frouxo, calado e sem coragem para denunciar o que está errado.
    Claro que me valeu a minha determinação e força de ânimo para não me sentir envergonhada de ser cristã, já que não me revejo nesse ser enfadonho e lânguido que ainda prevalece como o verdadeiro entendimento de como se deve ser cristão.
    Sou cristã, com muitos defeitos, é certo, mas não sou parva nem tenho de andar de cara ao lado e olhos no chão. Reajo as situações da vida e com muito gosto!!
    Bem diz a minha irmã que já se arrependeu de aceitar ser Ministra da Comunhão. Toda a gente lhe diz: "Ó Isabel, agora tem de ser melhor que os outros; Ó Isabel, agora tem de dar o exemplo". Acaso uns têm de ser melhor que os outros! A mim me parece que todos, como bons cristãos, devemos assumir as nossas responsabilidades e preocuparmo-nos em aperfeiçoarmo-nos dia a dia, independentemente das tarefas que nos calhe executar nesta vida.
    O verdadeiro cristão é aquele que abraça a Fé em Cristo com coragem, simplicidade de coração, sem vergonha, de ânimo forte, tão pronto a ajudar e a socorrer como a denunciar e a corrigir.

    ResponderEliminar
  9. Ora, eu que, desde que acompanho este Blog (ultimamente raras vezes por questões várias) sentia-me um ser á parte, precisamente pelas minhas intervenções, demasiadas vezes algo polémicas.
    E isto porque, por várias vezes fui atacada de intolerante e quase me faziam crer que o bom cristão tem de ser lorpa, frouxo, calado e sem coragem para denunciar o que está errado.
    Claro que me valeu a minha determinação e força de ânimo para não me sentir envergonhada de ser cristã, já que não me revejo nesse ser enfadonho e lânguido que ainda prevalece como o verdadeiro entendimento de como se deve ser cristão.
    Sou cristã, com muitos defeitos, é certo, mas não sou parva nem tenho de andar de cara ao lado e olhos no chão. Reajo as situações da vida e com muito gosto!!
    Bem diz a minha irmã que já se arrependeu de aceitar ser Ministra da Comunhão. Toda a gente lhe diz: "Ó Isabel, agora tem de ser melhor que os outros; Ó Isabel, agora tem de dar o exemplo". Acaso uns têm de ser melhor que os outros! A mim me parece que todos, como bons cristãos, devemos assumir as nossas responsabilidades e preocuparmo-nos em aperfeiçoarmo-nos dia a dia, independentemente das tarefas que nos calhe executar nesta vida.
    O verdadeiro cristão é aquele que abraça a Fé em Cristo com coragem, simplicidade de coração, sem vergonha, de ânimo forte, tão pronto a ajudar e a socorrer como a denunciar e a corrigir.

    ResponderEliminar
  10. Cara anonima
    Diga à sua irmã que tenha paciência com os seus conterrâneos e não lhes leve a mal os comentários.
    Tem razão ao dizer que todos são chamados a aperfeiçoarem-se a a santificarem-se. O problema está na visibilidade: quando se assume algum serviço de destaque na comunidade, mais olhos se fixam na nossa pessoa, e mais notoriedade ganham, quer as nossas qualidades, quer os nossos defeitos. Se estivermos numa posição mais discreta, já passamos mais despercebidos...
    Claro que também há aqueles hipócritas que só querem comungar das mãos duma pessoa pura e santa. Como se não fôssemos todos feitos da mesma farinha...Pedro

    ResponderEliminar
  11. Obrigada, Pedro, pelas suas palavras de encorajamento.
    Nos tempos que correm, de absoluto materialismo e progressivo ateísmo, temos mesmo de ser rebeldes pela causa de Cristo, sem medo nem vergonha de nos assumirmos verdadeiramente cristãos.
    Deus, como diz na Bíblia, abomina os "mornos" e os vomita da sua boca.

    ResponderEliminar
  12. Intentar ser buen cristiano, tener la cabeza bien amueblada, es, hoy por hoy, políticamente incorrecto. Y el políticamente incorrecto estorba.
    Un fortísimo abrazo.

    ResponderEliminar
  13. Xiiiiiiii...ó anónima já sei quem és...pq conheço a tua irmã ( a ministra) e ouvi esses desabafos...deixa lá...

    ResponderEliminar
  14. Rebeldes, sim. Mas que essa postura não nos leve para o caminho do elitismo ou do sectarismo.
    Não somos do mundo, mas estamos no mundo. Logo, somos com o mundo e somos para o mundo. Por amor ao Deus do mundo...

    ResponderEliminar
  15. Xiiiii..., ó anónimo/a o mundo é realmente pequeno!
    Mas mesmo assim, eu vou ser como S. Tomé: a menos que me dê uma prova concreta, por exemplo, as iniciais do meu nome, e só então acreditarei que nos conhece.
    E ponha as iniciais do seu nome, pois também gostaria de saber quem é.

    ResponderEliminar
  16. Achei seu blog e gostei muito do texto que li. Confesso que uma das minhas maiores dificuldades é ter contato com o mundo. Gostaria de poder ficar longe disso tudo. O pior é que geralmente cristãos são taxados de os mais conservadores quando na realidade tentar realmente seguir a Cristo significa ser extremamente rebelde, como bem diz o texto. Seria bom que muitos descobrissem isso, então talvez as coisas melhorassem muito

    ResponderEliminar
  17. Meus caros companheiros de caminhada,


    Fui católico durante 3 décadas. Desde pequeno, talvez com 5 ou 6 anos, comecei a prestar atenção ao que o padre dizia na missa: ele falava da vida eterna! De facto, quando se ouve falar de algo tão forte, tão potente, tão arrebatador, fica-se atento. Eu pelo menos fiquei, e durante muitos anos, mudando tudo na minha vida.

    Durante a infância, adolescência e juventude esforcei-me de forma continuada em aprofundar a minha fé. Lia a bíblia - principalmente o Novo Testamento - livros sobre fé, sobre missionários em locais longínquos, participava na igreja paroquial e universal. Tentava ser um cristão que ouvia e reflectia sobre as palavras e os exemplos de Jesus e tentava ser como ele. Claro que muitas vezes estava longe de o conseguir, mas outras tantas vezes arrependia-me.

    Fui catequista, acólito, cantava nas missas, coordenei grupos de jovens, enfim, tive uma vida religiosa intensa. De facto, Jesus sempre foi central na minha vida.

    Às vezes sentia que tinha uma fé inabalável. Outras vezes entrava em crise. Cada vez mais, à medida que ia crescendo em maturidade, fui pondo em causa o que ouvia, o que lia, e mesmo as minhas reflexões adolescentes. E não me considerava um cristão "fechado"... Já tinha visitado mesquitas, seitas, "discutia" cordialmente com pessoas que não tinham fé, sempre com um intuito construtivo, pedagógico e auto-pedagógico.

    Quis sempre ser missionário. Pensei em ser padre, mas os erros que via na Igreja e a vocação para constituir falaram mais alto. Felizmente!

    Ora, o que vos queria dizer é que perdi a fé por via da divulgação científica e reflexão sobre os resultados científicos. Hoje, pela Astronomia, Biologia, Neurologia, etc. consegue-se perceber que não existe um Deus tal como o entendemos em termos religiosos. Consegue-se relativizar a doutrina cristã. Consegue-se derrubar os dogmas da Igreja: Imaculada Conceição, infalibilidade do Papa, Santíssima Trindade, Ressurreição da carne, etc. Tudo isto é uma ilusão meus caros companheiros.

    Atenção, continuo a achar que a vida cristã é cheia de virtudes. Admiro todos quantos vivem com amor ao próximo e todos quantos tenatm ser coerentes com a doutrina cristã. Simplesmente apercebi-me que não existe vida eterna, que a vida acaba quando morremos.

    Uma sugestão que quero deixar para todos, crentes e não crentes, é que, pensando sempre pela própria cabeça, aprofundem os vossos conhecimentos científicos, leiam obras de autores com qualidade cristãos e não cristãos, ponham em causa o que está estabelecido sempre que tiverem dúvidas.

    Um abraço e bem-haja a todos!

    ResponderEliminar
  18. Meus irmãos, a vida com Deus é dificil, pois a porta é estreita, mas lembrem-se que a vida sem Deus é ainda mais penosa e vazia, porque Deus é que nos dá as forças para a batalha da vida, punha-mos o nosso coração em Deus, e ele na oração dar-nos-a a Paz e a alegria de viver com Ele, e de ajudar os nossos irmãos.

    Deus vos Abençoe em toda a vossa vida

    A nossa recompensa é o Ceu!!

    ResponderEliminar
  19. Caro companheiro de caminhada Celso Nunes;Estou perplexa!!
    Gostaria de te dizer que infelismente meu irmão, você acabou caindo na laçada do adversário ao perder sua fé por meio de meras explicaçõezinhas ciêntíficas.A ciência que o homem tenta explicar pro mundo, nunca foi de encontro com a VERDADE que nos explica a Palavra VIVA de Deus e suas manifestações a nós seus filhos muito amados.Dele recebemos a missão de fazer vida de sua Palavra no mundo de hoje com nosso testemunho de vida sincero, autêntico, testemunhando sobretudo nossa FÉ...
    A você paz e bem!

    ResponderEliminar
  20. Celso Nunes; Eu continuo muito perplexa com o que você escreve aqui, por isso te mandei este recado anterior e gostaria de me identificar. Desejo que repense sua atitude, sem que você é livre para expressar suas ideologias e sentimentos,mas penso que poderia aproveitar melhor espaços como este para propagar a paz, o bem, o amor e não somente verdades sem fundamentos que você quer acreditar. Desculpe-me pela sinceridade!
    Sou religiosa consagrada. Ir. Elza TC

    ResponderEliminar