Powered By Blogger

sábado, fevereiro 04, 2006

Padres irão disputar campeonato de futebol na Europa

No próximo dia 6 de fevereiro começa em Zagreb, na Croácia, a segunda edição do campeonato europeu com equipas formadas apenas por sacerdotes. Na primeira edição da "Champions Clerum", que ocorreu na Áustria, no ano passado, participaram sete equipas e a selecção vitoriosa foi a da Croácia, anfitriã desta edição.
Esta é a segunda vez que se realiza este campeonato e Portugal é a primeira vez que participa.
“Uma grande vitória já passa pela participação” porque os padres futebolistas não vivem “o espírito guerreiro” do futebol. Treinados pelo Pe. David Gonçalves (da diocese de Leiria), os «tugas» padres têm como líder no campo o Pe. José Miguel (da diocese de Braga) que lidera também o jornal “Diário do Minho”.
No Dia 6 deste mês chegam ao local da competição e serão recebidos pelo Ministro do Desporto da Croácia e pelo Presidente da Câmara de Zagreb. Nesta cidade, a Igreja de Santo António será o «palco» de uma concelebração dos padres participantes no campeonato de Futsal.
A competição será nos dias 7 e 8 de Fevereiro.
O objectivo é vencer mas o árbitro também tem no bolso cartões (amarelo e vermelho) se alguém passar o limite da disciplina ou falta de respeito com os árbitros ou colegas da equipa adversária”. E acrescenta: “Vamos evitar ao máximo que suceda isso” mas “não estamos livres porque no meio da entrega alguns colegas podem envolver-se”.
Nos treinos e nos jogos particulares não têm por hábito utilizar “ofensas verbais” – reconhece o Pe. Emanuel. Aliás, no último treino o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, visitou-nos deu-nos um incentivo à participação e desejou-nos boa sorte”. A maioria dos convocados são das dioceses do Norte, com excepção de Leiria-Fátima. “Os outros, da zona Sul, não participam talvez por falta de conhecimento” mas “esperamos que entrem também colegas do Sul”. Se a vitória sorrir a Portugal “não pensamos tornar-nos vedetas do futebol”.
O futebol é apenas “paixão das horas vagas” mas não utilizarão a táctica do «tudo ao molho e fé em Deus». “Não será essa a táctica mas temos fé em Deus” – afirmou o pároco de Canedo.
Ao nível de apoios, o Pe. Emanuel Bernardo declarou que pessoas amigas contribuíram e ajudaram na logística. O equipamento terá as cores da selecção portuguesa mas a Federação Portuguesa de Futebol “não nos deu nada”.
Entre as 12 equipas estão países como Romênia, Inglaterra, Itália, França, Alemanha, Suíça, Portugal e Espanha.

- A minha principal vocação é obviamente o sacerdócio. Mas no tempo livre gosto de jogar futebol, acredito que seja uma maneira de mostrar que a Igreja faz parte do mundo - declarou Pe. Emanuel Bernardo.
O presidente da CEP, monsenhor Jorge Ortiga, encontrou os padres-jogadores para lhes desejar boa sorte e também o desejo que, no futuro, também os bispos possam participar.
Entre as formações mais temidas está a equipa espanhola, conhecida como "Os Chispas" (As faíscas).
- Ele é a luz e nós somos simples "faíscas" - explica o significado do nome, o técnico da equipe espanhola e pároco de Santiago de Caldas, Dom Luis Pérez.
Antes de começar uma partida "Os Chispas" rezam o Pai Nosso.
- Especialmente para não nos sentirmos mal, porque no dia seguinte devemos celebrar a missa - afirma um dos jogadores, padre Tomas, de 46 anos.
Da proxima vez avisem-nos a todos, porque poder haver por aí algum craque escondido....!!!

3 comentários:

  1. realmente só acho pena não ser uma selecção portuguesa de padres e sim um grupo....mas ainda assim bons pontapés e certeiros...

    ResponderEliminar
  2. Um segredo que se partilha (por parte de quem conhece alguns dos jogadores portugueses): o objectivo da participação portuguesa não é a vitória do torneio (embora tal fosse muito bemvindo...) mas sim impedir a vitória da equipa espanhola! :-)

    ResponderEliminar