Powered By Blogger

sábado, maio 17, 2008

Instituições da Igreja ajudam quase 2 milhões de pessoas na Espanha

O jornal espanhol "La Razón" revela que a Igreja Católica dirige na Espanha 4492 centros sociais e de caridade, nos quais atende quase um milhão e 900 mil pessoas por ano.
Segundo o quotidiano católica, a Igreja no país conta 84 hospitais, 69 ambulatórios e dispensários; quase 900 instituições para idosos, doentes crónicos e deficientes; 259 orfanatos, onde se encontram mais de 26 mil crianças, e 151 consultórios familiares.
"Trata-se de uma gigantesca obra, na qual estão envolvidos milhares de sacerdotes, religiosas e leigos voluntários", destaca o artigo. Os dados correspondem a um estudo que mostra que a cada quatro estruturas sanitárias na Espanha, uma é coordenada pela Igreja Católica.
A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) procura sensibilizar os contribuintes a destinarem 0,7% do seu IRS a favor da Igreja, superando assim as dificuldades criadas pelo fim do financiamento directo por parte do Orçamento de Estado, situação acordada em Dezembro de 2006. A Igreja deixou ainda de ter isenção no pagamento do IVA.
Fonte: Ecclesia
Também em Portugal, deviamos dizer claramente àqueles que estão sempre contra a Igreja que não se esqueçam que a Igreja tem feito aquilo que eles se esqueceram de fazer. Ajudar... normalmente aqueles que a sociedade desprezou e abandonou... Essa é a missão da Igreja, mas é bom dizer que a Igreja a têm cumprido ao longo destes séculos. Podia e pode fazer melhor... claro.
Quanto dinheiro a Igreja tem poupado ao Estado?
Quantas coisas tem feito quando devia ser o Estado a proporcioná-las gratuitamente?
Quantas escolas, quantos lares, quantos orfanatos, quantas misericórdias ... quantos centros sociais e de caridade?

8 comentários:

  1. E com a ajuda imprescindível da ASAE, claro!

    ResponderEliminar
  2. Para algumas pessoas tudo o que a Igreja faz é sempre mal... paciência.

    ResponderEliminar
  3. O meu comentário acerca do chefe Nunes é irónico!

    ResponderEliminar
  4. Assim está mais giro, padre!

    ResponderEliminar
  5. Assim está mais giro, padre!

    ResponderEliminar
  6. Cada dia mais os ditos cristãos engavetaram os dons do Espírito Santo, tudo tem preço e é possível de negócio...
    O tempo voa e nós preocupados com o sexo dos anjos.
    Se cada um na sua Paroquia, no seu bairro, na sua escola, no seu trabalho, olha-se o "outro" com os olhos de Jesus, tudo seria mais fácil...
    Se cada um desse SÓ, um pouco do que lhe sobra, tudo seria diferente.
    Como podemos criticar, se somos os 1ºs a pecar?

    ResponderEliminar
  7. sou Brasileira,Já trabalhei muito voluntariamente, com todo o meu coraçao com todaa minha alma. 10 anos fazendo o bem sem olhara quem. Agora, sou eu quem precisa de ajuda. A Igreja pode me ajudar? é serio! é verdade! meu e-mail.janeyane@hotmail.com Urgente! se possivel vou agradecer pelo resto da minha vida.PRECISO DE AJUDA... sou uma estudante desempregada e desanimada com a vida.

    ResponderEliminar
  8. Tenho um sonho...sempre quis ir a Taizé na França, participar das oraçoes,está em silencio e medidaçao naquela igreja de Monges. ñ tenho condicoes. a igreja pode me ajudar? e-mail:med.neves@ig.com.br.Agradeço desde já

    ResponderEliminar