Powered By Blogger

segunda-feira, março 17, 2008

Os combustiveis estão mais baratos...

O Gasóleo vai chegar a 1,5 euros/litro. PORQUÊ? Qual a razão?

Em 2002, um barril de petróleo andava pelos 70 Dólares.

Em MARÇO 2008, anda pelos 100 Dólares mas, 1 Euro vale 1,5 Dólares, ou seja 1 Euro equivale a 0,65 Dólares.... Ora, 100 Dólares, são 65 Euros!

O QUE É QUE JUSTIFICA OS SUCESSIVOS AUMENTOS DOS COMBUSTÍVEIS???????.... É uma grande mentira e ninguém faz nada. Até a própria comunicação social contribui para que isto aconteça. Não esclarece os portugueses, não realça o facto de o dolar estar a desvalorizar, não denuncia as petroliferas com este facto!!! Porquê?

Com todo o respeito que tenho pela profissão de professor acho que este assunto merecia uma manifestação maior. E em vez de ser só em lisboa devia ser em todo o país! O combustível faz mover o país, aumenta o pão, a comida, os transportes públicos...

VALE A PENA PENSAR NISTO.

5 comentários:

  1. Em 01-03-2002 1USD=1.15Euro, portanto 70USD = 80.5Euro

    Como muito bem refere, o petróleo hoje é mais barato do que em 2002 (65Euro contra 80.5Euro). A minha suspeita é de que o Estado (a maior organização criminosa do país) ganha com o aumento dos combustíveis e permite portanto que os outros ladrões também ganhem. Chama-se a isto cumplicidade no roubo. (Luis)

    ResponderEliminar
  2. Interesses... Grandes interesses...

    ResponderEliminar
  3. O que justifica o aumento do petroleo é a maior procura (devido ao crescimento economico da india e da china) e a menor oferta, devido ao proximo esgotamento de algumas fontes de petroleo baratas.

    http://oinsurgente.files.wordpress.com/2008/03/brent_index.jpg

    http://www.iot.gov.pt/tempfiles/20080116165638moptc.pdf

    Parece-me que os seus dados estão errados. Se quiser pode estudar alguma coisa no ultimo link.

    Camilo

    ResponderEliminar
  4. Provavelmente o preço do barril do petróleo era inferior a 70USD (80.5Euro) em 2002, mas seria interessante analisar a variação (indirecta) do petróleo em relação ao Euro nos últimos anos. Posso estar enganado, mas julgo que a variação na bomba da gasolina é bastante superior à variação do barril de petróleo. Se tal for o caso, confirmar-se-á o que diz o Padre inquieto.

    ResponderEliminar
  5. O grafico que indiquei:

    http://oinsurgente.files.wordpress.com/2008/03/brent_index.jpg

    mostra essa variação. Não sei qual tenha sido a variação do preço da gasolina para saber se foi muito diferente da evolução do preço do petroleo.

    Camilo

    ResponderEliminar