Powered By Blogger

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Donde vêm os Bispos portugueses? BRAGA, LISBOA e PORTO

Nos últimos anos, quase todos os Bispos são escolhidos por Braga, Lisboa ou Porto. Só há, neste momento, quatro dioceses que têm Bispos que não foram bispos auxiliares destas dioceses.
A escolha dos bispos auxiliares é feita com e por critérios diferentes. A escolha de bispos residenciais obecede a critérios mais exigentes. Pelos menos têm-se em conta a diocese e as suas caracteristicas. Antes de escolher alguém, pensa-se no perfil mais adequado para essa diocese. Quanto aos bispos auxiliares é quase uma escolha pessoal!!! Procura-se alguém que possa colaborar mais estreitamente com o bispo residencial...

Porque será?

13 comentários:

  1. Excelente e pertinente questão, esta.
    Este género de critérios leva a que, quando chega um bispo a uma destas dioceses, se tente prescindir dos auxiliares que lá estavam.
    Uma pergunta: se um bispo não serve para trabalhar com outro bispo, servirá para orientar uma diocese?
    Deverá ser colocado por um critério negativo?
    No fundo, quem acaba por decidir o futuro de 20 dioceses são três pessoas (os bispos de Lisboa, Porto e Braga).
    Estes fazem escolhas segundo os seus critérios. Será que os critérios de três pessoas servem para milhões de católicos?
    No caso concreto, estou convencido que o grande objectivo terá sido evitar que D. Manuel Clemente fosse Patriarca de Lisboa.
    Ainda poderá vir a sê-lo, mas, assim, é mais difícil.
    Uma coisa, porém, pode ser dita: do Porto fará um excelente trabalho.
    Agora, é importante que os critérios se alterem.
    Estes estão muito fulanizados e, nessa medida, são pouco eclesiais.

    ResponderEliminar
  2. Porque não começar a Campanha na Internet a favor do Cardeal D. Manuel Clemente!!!

    Não sei se a sugestão valerá de muito...

    ResponderEliminar
  3. Em termos de eficácia não valerá muito, mas é um sinal.
    Pode acontecer que, em Roma, a opinião dessas três pessoas seja vista como representativa, o que, evidentemente, não corresponde à verdade.
    Cardeal Clemente, mesmo sendo Bispo do Porto, para já.
    Em frente!

    ResponderEliminar
  4. Se a Igreja é o Povo de Deus em comunhão, por que não tornar essa comunhão efectiva, dando a palavra ao povo de Deus na escolha do seu Bispo? Aliás, já foi assim.
    Muitas vezes, os auxiliares são escolhidos a gosto do Bispo residencial. E como depois é preciso dar-lhe uma diocese, mesmo que a pessoa não tenha os carismas necessários, pobre da Diocese que tem que o aguentar!
    Penso que há uns anos para cá, uma parte significativa dos Bispos nada tem trazido à Igreja que está em Portugal. Precisamos de Bispos que aliem uma enorme fé a uma sabedoria pastoral que dê resposta aos problemas do nosso tempo. Por outro lado, alguns Bispos lidam mal com com o poder, não o exercendo convenientemente.
    Sobretudo há uma ausência clara de profetismo no episcopado português actual. Que saudades de D. António Ferreira Gomes!

    ResponderEliminar
  5. Os bispos o que são e quem representam? Talvez esta questão explique muitas das interrogações...obviamente um bispo não pode ser eleito.

    ResponderEliminar
  6. ??!!...

    Bispos modernistas, mais próximos dos clérigos e teólogos dissidentes, e até dos protestantes em geral, que da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica?!
    Deus nos livre!

    Um Bispo católico exemplar deve ser moderadamente conservador, radicalmente em comunhão com o Papa e seu respectivo Magistério, de preferência mais santo que erudito.
    Um Bispo católico modelar não deve ser populista, mais preocupado em agradar ao povo (ao mundo) do que a Deus, mais empenhado nos bens meramente sociais e materiais do que nos valores sumamente espirituais e eternos; até porque a Igreja felizmente não é, nem jamais será, uma democracia, e muito menos um ditadura do proletariado ou dos novos ricos, um governo secular e político mais ou mesnos déspota e corrupto, mas sim o início do Reino de Deus na Terra, e por isso mesmo terá de ser, tanto quanto possível, em conformidade com as Sagradas Escrituras, e muito em particular com a Revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo, respeitando sempre a Sagrada Tradição e o Dogmas Católicos, etc., etc.

    Bispos que têm vergonha, por exemplo , de mostrar a Cruz peitoral - ao contrário do que fazem os Ortodoxos e Católicos orientais, parabéns a estes! -, ou que apenas deixam ver, quando muito, o respectivo fio suspensório, e que, pelo contrário, exibem com vaidade, em detrimento do Crucifixo, o anel episcopal?!
    Bispos dissidentes como o antigo bispo do Porto D. António F. Gomes, ou, analogamente, como o - "bispo castrense"?! - D. Januário T. Ferreira?
    Deus nos livre!

    Padres e religiosos que trajam sempre á civil, dissimulados e cheios de respeitos humanos, nem usando sequer uma simples Cruz na lapela, utilizando palavras e atitudes levianas e dando maus exemplos...
    Padres rebeldes e heréticos, como o frei Bento Domingues, ou o frei Anselmo Borges?!
    Abrenúncio!

    Precisamos de Bispos santos e piedosos, assim como de Sacerdotes e Religiosos piedosos e santos, muitíssimo mais espirituais e cristãos do que intelectuais e progressistas, laxistas e laicistas, tíbios e socialistas!

    De gente mundana e materialista, comodista e calculista, está o mundo cheio, inclusiva e escandalosamente a nível da hierarquia da Igreja Católica, passando pela maioria da Ordens religiosas!

    Não é por acaso que, no diabólico referendo, ganhou o "sim" ao abominável crime do aborto!
    A Igreja Católica, tíbia, mundana e modernista, laxista e socialiasta, tem muitas culpas neste resultado vergonhoso e maligno, nesta praga anticristã e satânica!...

    A.M.D.G.!

    ResponderEliminar
  7. Assino por baixo este último comentário, apesar de um ou outro exagero.
    Mas vai ao essencial.

    ResponderEliminar
  8. AMDG!
    Bem dito! O irmão Adolfo não diria melhor!
    Viva Osama!

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida que "o irmão Adolfo não diria melhor!"
    Pensei que este fundamentalismo era mais para o lado dos muçulmanos, mas existe aqui!!! Que visão de Igreja! Que devoção ao Código de Direito Ca^nónico! Que obscurecer do Evangelho como Boa Nova de Deus para cada tempo! Só estrutura! Nada de carisma...

    ResponderEliminar
  10. Daria razão ao autor do post, no que diz respeito sobre a diferença de critérios, se não fosse por um simples pormenor: é que nos últimos anos, os bispos auxiliares estão a ser nomeados para tal ministério de forma temporária, quase a termo certo, como se cumprissem um estágio para a futura missão de bispos residentes.
    Pelo que é a situação a médio prazo que preside actualmente à sua escolha, e não tanto a de curto prazo, claramente secundária em vista das práticas adoptadas.
    E bem vistas as coisas, até que faço um balanço muito positivo das mais recentes nomeações. A título de exemplo, não me parece que Leiria tenha ficado mal servida; e o mesmo se diga de Aveiro. Para já não falar do Porto...

    ResponderEliminar
  11. Subscrevo totalmente o comentário do Católico Atento.

    Obrigada.

    Precisamos de cristãos corajosos, sem medos nem respeitos humanos, em mostrar as verdades, pois pode ser que alguns se deêm conta que estão a propagar ideias erradas e subversivas e arrepiem caminho.

    ResponderEliminar
  12. parabenizo o pronunciamento do bispo de belém , recem empossado ( don alberto ) vindo da cidade de palmas, estado de tocantins-- BRASIL.
    PARABENS A SUA SANTIDADE " PAPA BENTO XVI "
    SÃO OS VOTOS DO POVO BRASILEIRO.

    ResponderEliminar
  13. MARIA EDITE MATOS da COSTA13 maio, 2010

    Não me referindo a um Bispo em particular porque não conheço nenhum suficientemente bem ,faço minhas as palavras do ( CATÓLICO ATENTO)
    Os Bispos deveriam dar ordens concretas aos padres que presentemente fazem o que muito bem lhes apetece
    Quem os vê na rua não sabe se é padre...
    Dão a comunhão na mão não seguindo o exemplo dado pelo Papa que só dá a comunhão na boca ETC ,ETC, ETC

    ResponderEliminar