Powered By Blogger

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

O Porto teve muita sorte!!!

D. Manuel Clemente foi hoje nomeado por Bento XVI como novo Bispo do Porto, sucedendo a D. Armindo Lopes Coelho, que renuncia por ter ultrapassado o limite dos 75 anos de idade previsto no Código de Direito Canónico.
Até agora Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Manuel Clemente faz questão de sublinhar a sua ligação ao Porto, até porque a sua mãe é portuense e alguns familiares próximos vivem mesmo na Cidade.
"O meu único programa é, neste momento, conhecer, amar e servir a Diocese do Porto".
No seu ministério episcopal, D. Manuel Clemente promete estar atento "a tudo aquilo que o Espírito vai suscitando nesta grande Diocese", como "sinal e serviço à sociedade".
A sua intenção, assegura, é "estar perto das pessoas e das instituições, dos padres, dos consagrados e consagradas, das famílias", um trabalho ao qual se dedicará "com todo o gosto".
A sua nova missão será feita a partir da convicção de que esta é uma tarefa de amor, que parte "do amor de Cristo pela Igreja".
Fonte: ecclesia

6 comentários:

  1. De facto, o Porto teve muita sorte.
    Lisboa é que nem tanto. Porque, muito provavelmente, perde um excelente Patriarca.
    D. Manuel Clemente é, neste momento, o bispo mais santo e mais sábio de Portugal. É afável, culto, piedoso.
    Só lhe vejo qualidades. Compreendo que o Porto fique feliz. Percebo que a Igreja toda fique contente. Só não entendo como é que Lisboa o deixou sair!

    ResponderEliminar
  2. Lisboa não tem que ter mais prerrogativas que as outras cidades.

    Também já nos levaram D. Januário Torgal.

    Bem-Vindo ao Porto, D. Manuel Clemente!

    ResponderEliminar
  3. Ele é que merecia ser o nosso futuro Cardeal!!! Porque será que não querem que seja?!!!
    Acho que ele escolheu um bom lema: ""estar perto das pessoas e das instituições, dos padres, dos consagrados e consagradas, das famílias". Revela a sua inteligência.
    Apesar de não ser o futuro Cardeal. Parabens!

    ResponderEliminar
  4. Que sorte, Igreja do Porto! Parabéns pelo vosso novo Bispo! A melhor não poderíeis aspirar.
    D. Clemente é aquele Bispo de que todos os cristãos gostam. Santo, sábio, humilde, presente, afável... Certamente um bom continuador do Grande D. Ferreira Gomes, Glória da Igreja que está em Portugal.
    Do ministério profético de D. Clemente toda a Igreja do Porto e toda a Igreja Portuguesa beneficiará. Penso que o Porto o merece. Ele é o grande Bispo da presente geração. Afinal, suponho, que a Igreja do Porto, em termos reais, é a 1ª de Portugal.
    Na comunhão da Igreja, estou feliz por esta nomeação e auguro que D. Clemente será cardeal, mesmo que não Patriarca de Lisboa.
    Por fim, penso que nenhum outro Bispo mereceria tão largo consenso para Bispo do Porto como D. Clemente.
    Torço por um ministério profundo e profícuo ao serviço do Povo de Deus.

    ResponderEliminar
  5. Se foi nomeado pelo chefe do Estado do Vaticano, nunca passará de representante de uma potencia estrangeira, servindo um deus que não conhece nem nunca viu, dogmas de duvidosa sanidade, uma maquina de fabricar misterios, indulgencias e santos. Volta Marquez, a corja anda cá outra vez!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Senhor D. Manuel Clemente! Parabéns Porto! Fico com muita pena que saia de Lisboa -sou humana e, por isso, o egoísmo às vezes fala forte! Foi D. Manuel Clemente quem me crismou já entradota. Guardo para mim esses momentos tão especiais. Assisti também a muitas celebrações por ele presididas. É uma pessoa que consegue emanar aquela Paz que supomos vir Deus. Rezo por si, nesta nova etapa da sua vida Senhor D. Manuel

    ResponderEliminar