Powered By Blogger

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

São Valentim: 50 propostas católicas em Paris para festejar o amor

A Igreja Católica em Paris aproveitou a preparação da festa de São Valentim, o dia dos Namorados, para transmitir sua mensagem sobre o amor, mediante diversas celebrações organizadas pelas paróquias, neste fim de semana, de 10 a 11 de fevereiro. Os organizadores da celebração católica afirmam que «a Igreja tem coisas a dizer aos namorados sobre o amor. Ela propõe um amor que constrói, que dura, que é fiel. Não tem somente um discurso moralizante e de proibições. Ela é, mais que nenhuma outra uma instituição, fundada para falar do amor».
«Não podemos contentar-nos em propor um modelo de família, como se fôssemos os depositários de seu êxito, sem comprometer-nos, em todos os níveis, em um trabalho de muito esforço para ajudar o desenvolvimento de melhores condições para a vida familiar», declarou Dom André Vingt-Trois, arcebispo de Paris, neste contexto. «Fizemos muito, e fazemos ainda muito, para a preparação para o matrimônio e o apoio a um compromisso sério dos esposos -- acrescenta. Sabemos que isso não é suficiente. É necessário também acompanhar as famílias em sua aventura e em suas provações
E partindo destas orientações de seu pastor, as paróquias de Paris trabalharam desde o mês de setembro na realização do projeto que concluiu neste final de semana. No sábado 10 de fevereiro, as paróquias organizaram uma vigília festiva e missionária na qual propuseram aos casais fazer uma pausa para festejar o amor. Desde a vigília testemunho-dança sobre uma barca, até um jantar à luz de velas, cada proposta teve a intenção clara de convidar e acolher o maior número de casais. Foram também objectivos destas propostas receber a quem se casou recentemente, quem baptizou um filho, e também convidar os casais que não estão regularmente em contacto com a Igreja.
Estes são alguns exemplos de propostas que se realizaram neste final de semana:
  • um jantar à luz de velas nas criptas da igreja de São Sulpício, um jantar para «Quinze-Vinte anos», um jantar de bairro, um jantar-testemunho organizado pela igreja Saint-Christophe de Javel.
  • No domingo 11 de fevereiro, em algumas paróquias, os casais renovaram as promessas de seu matrimônio durante a celebração da missa.
  • Nas primeiras horas da tarde, aconteceu uma peregrinação-cruzeiro em barco pelo Rio Sena, aberta a todas as famílias. Esta peregrinação foi a ocasião para escutar as vidas de santos parisienses e descobrir Paris desde o rio. Participaram entre duas e três mil pessoas. Esta peregrinação levou os participantes à catedral de Notre-Dame de Paris, onde a jornada foi encerrada com uma celebração presidida por Dom Vingt-Trois

1 comentário:

  1. Viva o Amor, a União, a Concórdia e a Paz!

    Depois de sairmos de um tema tão tétrico, é bom que se dê lugar à Luz, pela alegria e esperança nos corações!

    ResponderEliminar