Powered By Blogger

segunda-feira, outubro 17, 2005

RESPEITAR A LIBERDADE RELIGIOSA NÃO É LIMITAR A RELIGIÃO AOS TEMPLOS

Marcelo Rebelo de Sousa preveniu contra os excessos “anticlericais” e “anticatólicos” que se vivem no nosso país, que pretendem limitar o âmbito da Liberdade Religiosa à esfera do privado.
“É redutor da Liberdade Religiosa dizer que ela pode ser vivida a sós ou em comunidades fechadas”, disse ao apresentar, ontem, o Relatório 2005 sobre a Liberdade Religiosa no Mundo da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.
“Há hoje, mais do que no passado, a ideia de que nos Estados sem Religião – os Estados democráticos – os crentes tenham a sua fé e a pratiquem, mas não venham invocar a sua fé para pronunciar-se sobre questões políticas, culturais, morais ou sociais”, lamentou, em declarações aos jornalistas.
Falando sobre os fundamentalismos religiosos e anti-religiosos retratados no Relatório, Rebelo de Sousa frisou que “a Liberdade Religiosa implica que cada um possa viver a sua fé, numa comunidade onde há problemas: se essa fé passar por tomar posições de denúncia, isso é um exercício da Liberdade Religiosa, como foi, durante a ditadura, a denúncia do regime político invocando princípios religiosos, éticos e morais”.
“Respeitar a Liberdade Religiosa é não a limitar aos templos onde as comunidades crentes praticam os actos de culto, é permitir que elas se manifestem em toda a vida social”, acrescentou.
Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que o Tratado Constitucional Europeu esqueceu “o papel das Religiões na construção da Europa” e que esta “é uma comunidade de gente que tem Religiões e a Religião faz parte da vida dessa Europa”.
(Para saber como está a Liberdade Religiosa no Mundo, clique ECCLESIA)

7 comentários:

  1. De facto, em Portugal também existem Organizações (essencialmente ligadas a grupos de esquerda - os mesmos que defendem o aborto, o casamento homossexual, etc.), que pugnam, subterrâneamente, pela abolição de manifestações religiosas em lugares públicos (Crucifixos, Missas, etc.).
    Esta estratégia, sob a capa hipócrita da defesa da democracia e liberdade de expressão, visa pacientemente, cultivar na mente popular a necessidade de uma sociedade laica e neutra, cujos métodos consistem em, num futuro não muito longe, dissolver no espírito do ser humano, qualquer ideal de religião.
    É bem uma forma de "repressão encapotada" muito típica de alguns grupos que, subrepticiamente, usam de todos os truques e argumentos, como buscando incessantemente "causas" por que lutar, que de "nobres" não têm nada -é só fachada.
    É preciso estar atento!
    Veja-se, por exemplo: Associação República e Laicidade".

    ResponderEliminar
  2. Não se consegue ler nada do que é escrito a Azul em fundo Preto.

    ResponderEliminar
  3. É um dado adquirido que os grupos de pressão querem abafar a Igreja.
    Não o vão conseguir mas perturbam!

    ResponderEliminar
  4. Quem é que quer abafar a Igreja?
    Então numa altura em que o diálogo inter-religioso é um facto instituido, vamos agora pensar nos medos de que outros abafem a Igreja católica, o Estado mais poderoso do Mundo! É meus amigos, deixai-vos dessa! Quem continua aqui a mandar e a pôr e dispor é a Igreja católica! Não se armem em sofredores porque não há razão para isso e esses comentários até lhes ficam mal! Estamos no século da unidade e é preciso é ajudar a compreensão entre todos e isso não tira a individualidade a ninguém.
    Cristo ensinou: AMAIS-VOS UNS AOS OUTROS , não ensinoi AMAI SÓ OS CATÓLICOS. Até porque acho que Ele não teria imaginado as proporções que tudo isto tomou. A Igreja Católica tem que deixar de ser, e está a fazer uma tentativa, para deixar de ser arrogante e escutar e abraçar os seus irmãos das outras religiões, porque, em boa verdade, se formos sinceros, todos os caminhos vão dar a Deus.

    ResponderEliminar
  5. Marta,
    quem falou aqui das outras religiões e de que amar os outros é só amar os católicos?
    O que está em causa não é o diálogo inter-religioso, mas são os "grupos de pressão" que pretendem abafar qualquer manifestação de religião, seja ela qual for, nomeadamente a Católica, rumo a conseguirem implementar uma "Nova Ordem Mundial", um mundo laico e ateu.
    Neste sentido, é compreensível que, nós cristãos, fiquemos preocupados!

    ResponderEliminar
  6. Se acreditam em Deus, não precisam ficar preocupados! Acreditam????

    ResponderEliminar
  7. Marta

    Parabéns pela pergunta! Fé significa confiança. Compreendo que em situações extremas a confiança seja abalada. A nossa fé não é perfeita. Mas realmente não alinho com os alarmismos que em qualquer contestação vêem um perigo de morte para a Igreja. Aliás, muitos dos valores defendidos no século XIX por esses "inimigos" da Igreja hoje são dados pacíficos na nossa sociedade.

    ResponderEliminar