Powered By Blogger

sábado, outubro 22, 2005

Sínodo preocupado com as paróquias sem padres

A renovação da pastoral de vocações e a melhor distribuição de padres no mundo são as principais sugestões do Sínodo dos Bispos para fazer face à falta de sacerdotes nas comunidades católicas.
O texto das propostas (propositiones) apresentado pelos grupos de trabalho manifesta uma clara preocupação pela situação das paróquias sem padres, impedidas de celebrar a Eucaristia, mas rejeita claramente a ideia de ordenar "viri probati" (homens casados de comprovada virtude), reafirmando o valor do celibato sacerdotal na Igreja latina.
O conteúdo das “propositiones” não será tornado público – ao contrário da Mensagem final do Sínodo -, para preservar a liberdade de Bento XVI, na hora de redigir a exortação apostólica pós-sinodal que recolhe essas propostas. Hoje e amanhã não tem lugar nenhuma Congregação Geral, estando os trabalhos centrados no estudo das Emendas colectivas às Propostas. As “propositiones” emendadas serão votadas na manhã de 22 de Outubro, antes de serem entregues ao Papa.
A agência de notícias da Conferência Episcopal dos EUA, “Catholic News Service” (CNS), adiantou, contudo, a lista das 50 propostas apresentadas ontem aos padres sinodais (que são agora objecto das referidas emendas), assegurando que nas mesmas se faz uma ampla referência à importância das vocações sacerdotais, mas não se propõem mudanças nas três questões mais “mediáticas” do Sínodo: a ordenação de homens casados, a situação dos divorciados que voltaram a casar e a chamada inter-comunhão.
Segundo a CNS, as propostas indicam que, para fazer face à falta de padres, são necessárias “iniciativas pastorais eficazes”.
  • Quanto às celebrações nas comunidades que esperam um sacerdote, é pedido à Santa Sé que prepare um documento que fixe regras universais para as mesmas.
  • Sobre as situações matrimoniais irregulares, é lembrado que os fiéis que nelas vivem não podem aceder a Comunhão, por estarem “em nítida oposição com o ensinamento da Igreja sobre o casamento”. O Sínodo lembra ainda a necessidade de todos os que entram na Igreja interromperem uniões polígamas.
  • As propostas não abrem portas a celebrações ecuménicas da Eucaristia nem à possibilidade de fiéis de outras Igrejas cristãs comungarem em celebrações católicas.
  • A renovação litúrgica surgida do Concílio Vaticano II, a dignidade da Missa, a necessidade de formar bons pregadores e a importância da celebração dominical são outros aspectos presentes.
  • As propostas sublinham, por outro lado, a ligação da Eucaristia com aspectos da vida social, económica e política.

2 comentários:

  1. Caros Amigos
    O Sínodo dos Bispos, convocado e presidido pelo Santo Padre, é essencialmente destinado, na minha modesta opinião, a acertos e convergências a nível de um melhor funcionamento e aperfeiçoamento da Igreja Católica, tanto quanto possível em sintonia com o máximo denominador comum dos Cristãos em particular e da Humanidade em geral, visando sobretudo as Verdades espirituais e eternas, e não tanto as terrenas e efémeras.
    Infelizmente, porém, ainda há muito boa gente, inclusivamente entre "católicos liberais e modernistas" ou "católicos não-praticantes", que acredita dever haver mudanças de fundo, inclusivamente a nível das Verdades de Fé e segundo interesses mais ou menos egoístas e hedonistas, mesmo que em contradição com a Moral e a Palavra de Deus. Pura ilusão!
    A Igreja Católica é e será sempre a Guardiã, através do seu máximo Representante na terra, das Sagradas Escrituras, assim como da respectiva interpretação ou actualização viável, por mandato especial do próprio Senhor Jesus, segundo a inspiração do Divino Espírito Santo, e nada mais que isso.
    Saudações cristãs.
    JM

    ResponderEliminar
  2. Mariano,
    Apoiado 100% na exposição que fez. Estou totalmente de Acordo consigo e reitero tudo o que disse.
    As suas palavras são as minhas palavra.
    Obrigada

    ResponderEliminar