Powered By Blogger

sexta-feira, outubro 14, 2005

ABBÉ PIERRE: "O que mais me custou foi a renúncia voluntária à ternura"

"O que mais me custou, sem sombra de dúvida, ao longo de toda a minha vida, foi a renúncia voluntária à ternura. Se a renúncia não fosse voluntária, o celibato não teria sentido; não passaria de uma negação da mulher em si, e de tantos valores preciosos: valor do casal, desenvolvimento pleno da pessoa......
Este voto, imperfeitamente vivido, é certo, nunca foi, no entanto, posto em causa. Ainda que eu tenha sofrido com essa privação, ainda que tenha, em certos momentos, sonhado a alegria vivida pelos esposos como um prodígio humano superior a todos os outros......
A ternura de uma mulher, a ternura de cada dia, essa, nunca a vivi. Padeci por isso um sofrimento constante, quotidiano, toda a minha vida. Pois não imagino que para um homem, a ternura possa existir sem a presença de uma mulher. Ou então, será mesmo preciso que Deus dê uma grande ajuda!"
Abbé Pierre - Testamento

Senhores Bispos em Roma:
Olhem que o matrimónio é um óptimo meio de santificação!

5 comentários:

  1. Mas estes não são os recados da MC, anteontem no Jardim de Luz?

    ResponderEliminar
  2. "o seu a seu dono". Apesar de ser uma citação eu concordo plenamente. O testamento de Abbé Pierre faz-nos reflectir...

    ResponderEliminar
  3. Obrigada aos dois:)
    Ressalto, sobretudo, a coragem do Abbé Pierre, de partilhar assim as suas dificuldades.
    Estou num blog de um padre, não quero ser injusta, mas sei que alguns "contornam" estas dificuldades de forma menos própria, magoando-se e magoando. Gostava de ver mais verdade neste aspecto.

    ResponderEliminar