Powered By Blogger

quarta-feira, agosto 29, 2007

É necessário informar.

Existem milhares de blogs, sítios e portais com bastante qualidade na formação e informação teológica catequética e pastoral. Revistas, jornais, folhas paroquiais é coisa que não falta… quem sabe se até em demasia!!! A rádio está em força e a televisão já foi uma tentativa… o programa ecclesia é razoável.

Então porque é que a formação, a informação, a mensagem, não chegam onde deve supostamente chegar?

"Pelo segundo ano consecutivo, o Santuário de Fátima oferece uma semana de férias às mães que estão a tomar conta dos seus filhos deficientes em suas casas, para que ambos possam usufruir de um momento diferente de descanso."

A quem chegou esta informação?

Falamos de dentro para o interior…

"A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa está a promover um curso de ensino à distância (curso pela Internet) de Síntese Catequética Avançada."

A quem chegou esta informação?

"Na próxima segunda-feira hà reunião de noivos!!!...."

Os interessados estão lá para ouvir?

Vem aí um novo ano pastoral.

Nas nossas comunidades as informações são para quem quase não tem necessidade delas (experiência da minha comunidade)…

Que canais estão a falhar? Que outros meios de comunicação? Como fazer? Sinceramente não sei. Gostaria de ouvir experiências positivas.
Fonte: Hoc Opus

3 comentários:

  1. sou bastante sensível à questao da informação, e do acesso a essa.

    na minha humilde opiniao, a ecclesia conseguiu criar status e uma muito boa exposição na sociedade em geral. só que nao tem conseguido evoluir ao mesmo ritmo na organização, estruturaçao e na forma de apresentaçao dos seus conteudos.

    e penso que o mesmo se tem passado com outros meios, quer nacionais, quer locais.

    há que pensar também que o problema é de todos os meios de comunicação, e ir buscar alguns bons exemplos (até mesmo internacionais) para adaptar à realidade portuguesa não é vergonha nenhuma.

    ResponderEliminar
  2. OLá, eu sou o Pe. Elias do Brasil. Em 2004 concluí minha especialização em Comunicação num estudo sobre as práticas de comunicação católica aqui em meu país. Quero partilhar aqui que é preciso rever as políticas e práticas de comunicação, tanto no campo das relações interpessoais, grupais, quanto ao uso dos instrumentos de comunicação na tarefa evangelizadora. Estamos diante de um cenário amplo que permite avanços e apresenta desafios. O futuro dependerá da coragem que tivermos agora, em avaliar sem rancor e garantir avanços numa construção coletiva.
    Conheci o blog de vocês numa pesquisa na intenet. Sensacional!
    Caso queiram saber mais de minha pesquisa é só acessar:
    http://www.senhorbomjesus.org.br/comunicacao.htm

    Um forte abraço em todos!
    Pe. Elias/Brasil.
    padre@senhorbomjesus.org.br

    ResponderEliminar
  3. Boas perguntas!!!
    Informação há, e até demais - dizes. E estou de acordo.
    Por que não chega onde devia chegar?
    Aponto só uma razão mas que acho importante: Julgo que grande parte das pessoas não está interessada. E sem interesse nada feito.
    Não há fome do espiritual ou a comida que fornecemos não agrada.

    ResponderEliminar