Powered By Blogger

terça-feira, agosto 07, 2007

Igreja Anglicana publica guia sobre Harry Potter

A Igreja anglicana da Inglaterra publicou um guia para aconselhar os jovens sobre a utilização do livro de Harry Potter no ensinamento da mensagem cristã ao mundo.

O guia intitulado "Mixing it up with Harry Potter" afirma que a popularidade da saga de J.K. Rowling, a autora dos livros, pode ser utilizada para debater temas cristãos.

A Igreja da Inglaterra pensa que se pode dirigir positivamente a grande atenção gerada pelos livros e filmes de Harry Potter entre os mais jovens. O guia foi publicado três dias antes do lançamento oficial do sétimo e último livro da série, "Harry Potter and the Deadly Hollows".

Os livros de Harry Potter foram duramente criticados por alguns evangélicos pois afirmavam que induziam à bruxaria e ao ocultismo e foram objecto de muitas censuras entre os cristãos. Outros, por sua vez, vêem a saga de Harry Potter como uma oportunidade para ajudar as crianças a distinguir entre o real e o fictício e não consideram prejudicial para as crianças, desde que os pais acompanhem os seus filhos e os ajudem a perceber o conteúdo.

3 comentários:

  1. 10 Argumentos contra Harry Potter

    Por Gabriele Kuby, autora de «Harry Potter: bom ou mau?», que trocou correspondência com o Cardeal Ratzinger

    1. Harry Potter é um plano global a longo prazo para mudar a cultura. Nas novas gerações as inibições contra a magia e o ocultismo estão a ser destruídas. Assim, força-se a voltar à sociedade que o Cristianismo superou.

    2. Hogwarts, a escola de magia e bruxaria, é um mundo fechado de violência e horror, de maldições e de bruxaria, de ideologia racista, de sacrifícios sangrentos, de repugnância e obsessão. Há uma atmosfera de contínua ameaça, à qual o jovem leitor não pode fugir.

    3. Enquanto que Harry Potter aparece, no início, a combater contra o mal, de facto, a semelhança entre ele e Voldemort, o seu adversário maligno por excelência, na aventura, torna-se cada vez mais evidente. No 5º volume, Harry fica obcecado com Voldemort, o que leva a sintomas de desintegração da personalidade

    4. O mundo dos homens é desprezado, o mundo dos bruxos e feiticeiros é glorificado.

    5. Não há uma dimensão transcendente positiva. O sobrenatural é totalmente demoníaco. Os símbolos sagrados são pervertidos.

    6. Harry Potter não é um conto de fadas moderno. Nos contos de fadas, os feiticeiros e as bruxas são claramente figuras más. O herói escapa ao seu poder através da prática da virtude. No mundo de Harry Potter não há personagens que se esforçam consistentemente por praticar o bem. Para alcançar fins aparentemente bons são utilizados maus meios.

    7. A capacidade de discernimento entre o bem e o mal por parte dum (jovem!) leitor é bloqueada através da manipulação emocional e da confusão intelectual.

    8. Harry Potter é um assalto às novas gerações, seduzindo-as totalmente para um mundo de bruxas e feiticeiros, enchendo a imaginação dos jovens com imagens de um mundo no qual o mal reina e do qual não há saída, sendo pelo contrário, apresentado como altamente desejável.

    9. Aqueles que valorizam a pluralidade de opiniões deviam resistir ao poder quase esmagador desta enorme pressão, feita através dum gigantesca coligação e dum ataque multi-média, que apresenta elementos de uma lavagem ao cérebro totalitária.

    10. Como por meio dos livros de Potter a fé num Deus de amor é sistematicamente desconsiderada e até destruída em muitos jovens através de falsos “valores” e de escárnio da verdade judaico-cristã, é inadmissível a introdução destes livros nas escolas. Os pais deviam recusar-se a autorizar os seus filhos a tomar parte na doutrinação em Potter, por motivos de fé e de consciência.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, que coisa mais ridícula isso aí de cima!
    A pessoa idiota que escreveu isso (Gabriele Kuby) concerteza não tem um pingo de conhecimento no universo Harry Potter e só pode ser fanático por uma religião mesquinha onde não se pode fazer nada, falar nada ou tocar em nada!
    1º (Hogwarts, a escola de magia e bruxaria, é um mundo fechado de violência e horror, de maldições e de bruxaria, de ideologia racista, de sacrifícios sangrentos, de repugnância e obsessão. Há uma atmosfera de contínua ameaça, à qual o jovem leitor não pode fugir.) A escola não é nem um pouco parecida com o que esta descrito ali, bem pelo contrário, é lá onde os alunos passam boa parte do ano e onde muitos deles são felizes!
    2° (A capacidade de discernimento entre o bem e o mal por parte dum (jovem!) leitor é bloqueada através da manipulação emocional e da confusão intelectual.) Os leitores (e todas as pessoas do mundo) são inteligentes o bastante pra saber o que é bem e o que é mal, a confusão intelectual esta na cabeça de quem pensa assim.
    3° (Os pais deviam recusar-se a autorizar os seus filhos a tomar parte na doutrinação em Potter, por motivos de fé e de consciência.) Como assim???????
    Se fosse realmente deste jeito, acham que ia fazer o sucesso que faz? Ou quem sabe foi o demonio que habita os livros que fez a autora (que estava no fundo do poço quando se reergueu com Harry Potter) conseguir publicar e vender tantos livros?
    Respeito todas as religiões e algumas até admiro (já que não sou fiél a apenas uma). Mas isso não justifica essa crucificação sem ao menos entender e se aprofundar no assunto.
    Agora, falando de mim...
    Começei a ler os livros com 11 anos, e gosto muito, lí cada um deles no mínimo 3 vezes, faço parte até de um fã clube onde nos encontramos para nos divertir.
    A ideia de adotar os livros para temas cristãos é ótima, eles trazem um enredo maravilhoso, que sim, me ensinaram muito e me fizeram criar uma visão diferente do mundo, uma visão mágica. O tema central dos livros é O AMOR! Segue abaixo algumas frases ditas nos livros:

    "São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades."

    "Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecer de viver."

    "Cada qual acredita que o que tem a dizer é muito mais importante do que qualquer coisa que o outro tenha a contribuir."

    Essas são apenas algumas, que me inspiram desde os meus 11 anos (hoje tenho 18)

    Enfim, qual foi outro livro que fez crianças de 7 anos largarem computadores e video games para ler mais de 700 páginas?
    Pois é... É aí que me refiro...

    Bruna.

    ResponderEliminar
  3. Gabriele Kuby , não tem noção das idiotices que escreve merecia no mínimo 100 anos de solidão -Q
    Pra ver se ela se toca, então ela ganha trocadinhos com seu livro patetico a jkr está rica famosa e nem é satanista ¬¬'

    ResponderEliminar