Powered By Blogger

quinta-feira, julho 13, 2006

Votos de Casamento! Para quê?

Numa época em que em Portugal, aproximadamente, 1 em cada 3 casamentos resulta em divórcio, será relevante reflectirmos no compromisso que o casamento deve ter.
Alguém disse que: “No casamento, cada um pode apoiar o caminho espiritual do outro e ajudar a assegurar que o potencial da vida humana não seja desperdiçado.”
E, numa época em que, cada vez mais, o individualismo e o atingir do potencial individual de cada ser humano é uma prioridade, sem dúvida que, o casamento vivido nesta perspectiva de um apoiar e ajudar o outro a desenvolver o seu potencial não é um alvo fácil de atingir.
Segundo a tua opinião, quais os compromissos que os noivos hoje deverão assumir?

6 comentários:

  1. Segundo as estatísticas, um divórcio para três casamento ainda é bom. A tendência no ocidente é para se chegar a um divórcio para dois casamentos ou mesmo a dois divórcios para três casamentos.

    Um casamento feliz precisa de três coisas: pessoas maduras, saber como gerir um casamento e vontade de viver o casamento. A segunda é a mais fácil de suprir mas casa-se muita gente a quem falta pelo menos uma das três coisas. Recuperar a partir de um início deficiente não é impossível mas normalmente bastante difícil. E só pode ser feito quando as pessoas se apercebem das lacunas, o que também não é fácil.

    ResponderEliminar
  2. Os compromissos que deverão assumir?
    Sabe-se lá!
    Numa época em tudo está em constante mudança e tudo é descartável, penso que já ninguém se atreve a fazer compromissos a longo prazo, ou então ainda está muito verde e só consegue ver da vida a parte cor-de-rosa, muito própria de quando se é muito jovem e o ideal se confunde com a realidade.
    Eu própria fui grande vítima dos meus sonhos e ideais, mas graças a Deus abri os olhos - bem à custa de algumas cabeçadas e muitos dissabores - mas já ninguém mos fecha.

    MAs há alguns aspectos no casamento que são relevantes e deveriam ter-se em conta.
    1º o Namoro deveria ser uma propedêutica, um período de conhecimento mútuo para nos certificarmos se, para além do amor e da paixão, a coisa resultará seriamente, a expensas de todos os desaires que a vida vai trazendo.
    Ora, todos sabemos que o namoro é um estado de graça, onde só se encontram virtudes e a paixão é cega, pelo que até Deus perdoa as parvoíces que fazemos...
    2º Uma vez que o Namoro é o que é, os compromissos, as promessas e essa lenga-lenga que se diz na Cerimónia: "para o bem e o mal, na saúde....até que a morte....", já não tem força de lei, já não faz qualquer sentido; toda a gente se ri, mas continua-se a dizê~la, porque continua a fazer parte da bonita festa, como um adereço, a par do vestido "branco" (que é outro contra-senso), das toiletes e da boda.
    3º Assim sendo, o Casamento é realmente uma carta fechada, como dizem os antigos, só que com a diferença de que agora, abre-se a carta, lê-se, rasga-se e deita-se ao lixo.
    4º Resta o esforço e a boa-vontade daqueles casais (porque se vier só duma parte já não dá) que, apesar de tudo, preferem manter-se fieis um ao outro, ligados pelo Matrimónio, conforme os conselhos de Cristo.
    5º E quanto aos jovens, seria muito útil que os exortassem a, pelo menos, olhar friamente à sua volta, para poderem analizar as variadas experiências de vida dos outros, antes de se decidirem, porque os males não acontecem só aos outros.
    6º Concluindo, penso que o melhor é casarem-se pelo civil, pois tal como me dizia um amigo ex-padre: "se fosse agora, tinha-me casado pelo civil, pois podia-me descasar em qualquer altura e, até, se quisesse, voltar a ser padre".

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o "anónimo" anterior quando fala sobre o namoro, penso que de facto a solução para um casamento feliz tem de assentar num namoro sério, responsável e verdadeiro! Só assim é que no casamento não haverá surpresas. Se o namoro foi sincero o facto da união pouco altera. Mas parece-me que hoje nos namoros há falte de seriedade, mente-se um pouco.
    2º Fala da lenga lenga que nada diz? Discordo frontalmente. Porque um casamento de dois seres só poderá ser feliz se essa promessa que se faz for levado a sério: Prometer ser fiel e respeitar o outro na saúde e na doença , no bem e no mal. Quando tudo está bem, mil maravilhas , mas quando o cor de rosa desaparece começam as chatices?! Mas só com força de ultrapassar os obstáculos a dois é que se consegue. Ou alguém julga que consegue casar com a pessoa ideal e nunca mais terá problemas? Ideiais não existem!
    Concordo que existe demasiados casamento na Igreja que deveriam ser apenas no civil, mas isso é um problema de imagem que a nossa sociedade teima em não perder. MAs para mim a chave para um casamento de sucesso tem de ser:1º a confiança mútua (Não se pode esperar ter uma relação de confiança se se começa por desconfiar do outro, penso nos acordos pré nupciais de alguns, penso no casamento com separação de bens, etc...)2º Respeito mútuo 3º Amor, muito Amor sincero, de deicação onde o outro está acima das nossas prioridades, 3º Ponderação nos momentos difíceis, porque eles existem, nunca reagir de cabeça quente, etc...

    ResponderEliminar
  4. Eu penso que - os muito cepticos que me perdoem- mas paixão é fundamental!
    - Depois, ter a certeza que se quer viver com aquela pessoa para o resto da vida - fazendo naturalmente, algum exercício de imaginação e futurologia.
    Eu conheço aquela pessoa - mesmo?
    Mesmo, mesmo?
    - Os mesmos valores, muito mais importante que a questão da personalidade.
    - Querer ser feliz, tendo uma atitude positiva, acreditando na vida.

    Mas isto não é uma receita.
    Eu tenho SÓ a sorte de ser muito feliz.
    Claro, há dificuldades, mas não são de estrutura, são externas.

    Por último dou mesmo uma receita - que me deram antes de eu casar: partilhar TUDO. Só assim é possível que a evolução de um não se afaste muito da do outro

    ResponderEliminar
  5. Looking for information and found it at this great site... » » »

    ResponderEliminar