Powered By Blogger

sábado, julho 01, 2006

Porque é que um jovem hoje se faz Padre ?!

Queiramos ou não, o mundo avança. E depende de nós que ele avance connosco ou sem nós.
O que é um padre ? O que faz ? Para que serve ?
São perguntas que podem incomodar, mas para as quais deve existir uma resposta.
A vocação dos padres está, por natureza, ligada à paternidade da fé e à constituição da vida da Igreja, Corpo de Cristo. O ministério dos padres recebe mesmo a sua razão de ser no serviço aos cristãos. Por isso a sua missão é complementar à de todos os cristãos na medida em que é sua função ajudar a que estes vivam a sua fé.
O padre é, por isso, alguém que se entrega a Deus por causa dos outros. De facto, o padre é um homem chamado para servir a fé e vivência cristãs de todos os outros homens e mulheres. A sua vida é isso: servir, ensinando, santificando e animando a fé de todos os outros homens e mulheres. Ou seja, o padre é alguém que está ao serviço da dimensão baptismal da vida de todos os crentes.
Um padre não pode ser tudo aquilo que a chamada opinião pública lhe pede que seja. Tem que ser muito mais! É bom que corresponda a essas expectativas mas partindo do fundamento pelo qual se fez padre e ministro da Igreja. A sua vida e ministério não são apenas uma correspondência directa às expectativas das pessoas de quem se está ao serviço e, no entanto, ao mesmo tempo, têm de as integrar. Então, quando Cristo chama, não há que ter medo.
É que Cristo que chama e quando chama também acompanha. E, quando somos capazes de confiar no seu chamamento e de nos oferecer com amor e gratuidade aos seus caminhos na Igreja, experimentamos uma força insuspeitada e um sentido de vida fabuloso. Ninguém aceita hoje projectos que não tenham uma identidade forte. E ser matrimónio cristão, ser padre, consagrado/a, religioso/a tem, sem dúvida uma forte identidade e um imenso projecto. Jesus Cristo é sempre uma Fonte renovadora da vida. O que somos “desafia” muito mais do que o que dizemos.

3 comentários:

  1. "Quando Cristo chama não há que ter medo", mas é precisa muita coragem, abnegação e generosidade.

    E, infelizmente, o Mundo também chama e o seu "canto de sereia" é arrebatador!

    Ai, meu Deus! Quantas vezes eu digo de mim mesmo: "de boas intenções está o Inferno cheio".

    ResponderEliminar