Powered By Blogger

domingo, julho 09, 2006

«O avô do mundo»

A firmeza das convicções de Bento XVI, imagem de marca do pontificado, tem tido um impacto tão grande nas pessoas que o seguem como a aparente surpresa do seu carácter afável, que, nesta viagem, se manifestou em diversos gestos de agradecimento e sorrisos perante o entusiasmo da multidão.
No grande encontro festivo de sábado à noite, Bento XVI reafirmou diante de centenas de milhares de pessoas a "vigência" da família baseada no casamento entre um homem e uma mulher, a única capaz de resistir ao hedonismo.
"Deste modo se contraria um hedonismo muito difundido, que banaliza as relações humanas e as esvazia do seu valor genuíno e da sua beleza. Promover os valores do matrimónio não impede gozar plenamente a felicidade que o homem e a mulher encontram no seu amor recíproco. A Fé e a ética cristã, não podem sufocar o amor, mas sim torná-lo mais são, mais forte e realmente livre".

Bento XVI convidou os governantes e legisladores a reflectir “sobre o bem evidente que os lares em paz e em harmonia asseguram ao homem e à família, centro nevrálgico da sociedade”.
“O objectivo das leis é o bem integral do homem, a resposta às suas necessidades e aspirações. Além disso, a família é uma escola de humanização do homem, para que cresça até se tornar verdadeiramente homem", acrescentou.

  • Um dos momentos mais destacados deste encontro festivo aconteceu quando o Papa falou do papel dos avós na transmissão da fé e se assumiu como o “avô do mundo”. Então, defendeu que os idosos não sejam excluídos do âmbito familiar “sob nenhum pretexto”, lembrando que os avós “podem dar aos netos a perspectiva do tempo, a memória da família".

“Para a Igreja a família é um bem necessário para os povos, um fundamento indispensável para a sociedade e um grande tesouro dos esposos durante toda a sua vida”. Além disso, é um bem insubstituível para os filhos, "que hão de ser fruto do amor, da doação total e generosa dos pais”.

6 comentários:

  1. Caro Padre, eu chorei a ver o Papa.
    E chorei mais quando vi os ataques que circulam contra Ele por toda a net.
    Deus dá realmente grandes pessoas à sua Igreja. Afinal, o Papa distante tornou-se um Papa mais próximo. Mas à sua maneira, diferente da de João Paulo II, mas também boa. Gosto muito d'Ele, e sigo atentamente o Seu magistério espiritual. Leitura que ando para fazer é a introdução ao Cristianismo, da sua autoria.
    Um abraço em Cristo,
    Diogo

    PS - linkei o seu blog ao meu. Espero que não se importe.

    ResponderEliminar
  2. Estes congressos são para as cúpulas ouvirem as bases ou para as bases ouvirem as cúpulas?

    ResponderEliminar
  3. Foi um momento grande para todos. Valeu a pena...
    Ver a cara do Sapatero aparecer nos ecrãs e uma multidao a vaiar e a assobiar.
    O povo sabe o que quer.

    ResponderEliminar
  4. Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »

    ResponderEliminar