Powered By Blogger

quinta-feira, julho 20, 2006

Cor, alegria e música cristã contemporânea no Multifestival GauDeo

O Multifestival GauDeo, um encontro que mistura cor, alegria e música cristã, inicia-se já amanhã em Fátima, continuando até Domingo. O objectivo dos seus promotores é promover a criatividade, dando a conhecer “diversos recursos que podem ser utilizados no anúncio do Evangelho”.
A iniciativa tem como tema “Agarra a vida!” e mistura espaços onde serão apresentadas algumas técnicas e realização de materiais que poderão ser utilizados na evangelização com a formação sobre diversas áreas, nomeadamente na promoção e dignificação da vida humana. Concertos, teatro, exposições de pintura, fotografia e design gráfico dão vida ao festival, que inclui espaços de oração.
Katya Rafael explica que, ao longo dos próximos dias, estarão presentes em Fátima vários carismas, “pondo ao serviço dos outros os talentos que nós temos”. O festival, assegura, será “muito mais do que música”.
  • Durante todo o multifestival vão estar presentes duas rádios católicas, portuguesas, a Net Rádio Católica (www.netradiocatolica.com) e a XTOfm (http://xtofm.no.sapo.pt), em emissão e difusão pela Internet com debates, entrevistas, comentários e transmissão dos concertos.
Henrique Silva lembra que esta iniciativa nasceu do desejo de vários artistas de se congregarem num espaço onde fosse possível “reflectirem sobre o que estavam a fazer”. GauDeo, explica, significa “alegria” e com o multifestival pretende-se que “cada um dos participan-tes, espalhe a alegria que vive na sua relação pessoal com Deus”.
“A multiplicidade dos carismas vive-se na própria organização, não é um evento marcado por objectivos e espiritualidade próprios de um único movimento”.

Apesar de não ser exclusivamente dedicado à música, o multifestival reserva-lhe um grande espaço.
Henrique Silva é membro do o grupo “Terceira Margem” e relata que esta é uma forma de “ir rezando com as pessoas, de forma diferente”, acabando por resultar em concertos de Rock com “músicas litúrgicas”.

  • “Não são as formas de comunicação que estão erradas, o que pode ser errado é o uso que delas fazemos”. S. Maximiliano Kolbe
  • Não é o estilo musical que pode ser considerado mau, mas sim “a mensagem que é transmitida na música”.
  • Hoje, são já vários os que tocam Hip Hop, Rap, Reggae, Rock ou mesmo Heavy Metal com mensagens cristãs. Musicar desta forma passagens do Novo Testamento, por exemplo, pode gerar surpresa, mas “no final há sempre quem agradeça a experiência".
  • A diferença faz com que seja possível chegar a um público menos habitual, pessoas que não estão ligadas à Igreja.

Fonte: ECCLESIA

1 comentário:

  1. Desejo-lhes grandes sucessos para que possam espalhar a Mensagem cristã com alegria e chegar ao maior número de pessoas.
    Seria óptimo se pudessem promover as suas músicas via TV.

    ResponderEliminar